Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Trabalho Remoto: um sistema viável a longo prazo?

Um sistema híbrido de trabalho remoto divide o tempo entre trabalhar em casa e no local de trabalho. À medida que os empregadores reabrem os locais de trabalho em meio à pandemia, há uma preocupação crescente com a segurança dos trabalhadores quando eles retomam o trabalho em escritórios públicos. 

Muitos funcionários agora preferem trabalhar por algum tempo no local de trabalho e em casa pelo tempo restante.

De acordo com um relatório, 74% dos funcionários preferem trabalhar em casa e em locais de trabalho convencionais, mesmo que as coisas voltem ao normal. Afinal, o trabalho remoto traz inúmeros benefícios, tornando o modelo de trabalho híbrido mais viável para atender aos interesses dos empregadores e dos trabalhadores.

O trabalho remoto híbrido é o futuro do emprego. Veja como os empresários e funcionários se sentem sobre esse acordo. 

Benefícios do trabalho remoto

Muitos funcionários querem trabalhar em casa devido aos inúmeros benefícios do trabalho remoto. Afinal, os trabalhadores em casa não têm deslocamento e tendem a desfrutar de mais flexibilidade. Muitos também relatam sentir-se mais produtivos. É claro, para esse tipo de trabalho é preciso analisar o nicho da sua empresa, um profissional de caça vazamento, por exemplo, não iria poder trabalhar de casa, já que seu trabalho é de forma externa.

Todos os itens acima podem aumentar o moral da equipe, o que contribui para uma alta retenção de funcionários para o negócio, além de reduzir os custos do escritório, já que o escritório não está constantemente ocupado. As empresas que experimentaram esses benefícios provavelmente continuarão com a tendência quando a economia reabrir totalmente.

Desvantagens de trabalhar em casa

Uma das maiores desvantagens de trabalhar em home office é o isolamento dos colegas. Limita a interação entre os trabalhadores, reduzindo potencialmente o trabalho em equipe em uma organização. Trabalhar em casa também pode ser uma desvantagem se uma empresa não tiver sistemas eficazes para a transição repentina. 

Nesse caso, a cultura de trabalho desalinhada, a falta de ferramentas essenciais e o gerenciamento errado podem resultar em experiências negativas de trabalho remoto. Embora ferramentas de comunicação eficazes possam impulsionar o trabalho em equipe, não existe uma abordagem única para todos. Cada empresa lida com diferentes desvantagens do trabalho remoto.

Equilibrando as necessidades da empresa e as preferências dos funcionários

Nem todas as empresas estão prontas para apoiar o trabalho remoto em tempo integral, especialmente aquelas que não possuem ferramentas essenciais para o trabalho remoto. Ao mesmo tempo, muitos funcionários preferem trabalhar em casa a ir para o local de trabalho todas as manhãs. 

As empresas que desfrutam dos prós do trabalho remoto estão dispostas a continuar com a estratégia. Mas para aqueles que lutam com o trabalho em casa, a questão é mais complicada.

Uma solução potencial é oferecer um sistema híbrido. Por exemplo, uma semana de trabalho típica pode fazer com que os funcionários venham fisicamente ao escritório na terça e quinta-feira, enquanto trabalham principalmente ou inteiramente em casa na segunda, quarta e sexta-feira. 

Outra solução pode exigir que os funcionários visitem o escritório para reuniões pessoais enquanto a maior parte do trabalho acontece em casa. Essa abordagem permite que ambos os lados da equação consigam o que querem em parte do tempo. Ofereça às empresas a interação pessoal que elas geralmente desejam e permita que os funcionários aproveitem a flexibilidade e a relativa liberdade que os dias de trabalho em casa oferecem.

Planejando o futuro do trabalho remoto

Algumas empresas com sistemas de tecnologia avançada planejam adotar o modelo híbrido de trabalho remoto para salvaguardar os interesses de seus negócios e funcionários. 

Com sistemas de comunicação aprimorados e reuniões remotas, é perfeitamente possível ter uma semana de trabalho praticamente normal com a maioria ou toda a sua força de trabalho fora do escritório.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.