Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

O que avaliar na hora de escolher o layout do site: Confira nossas dicas

Ao criar um site, uma das tarefas mais demoradas é escolher o layout ideal. Não é à toa: existem várias alternativas com muitos números de colunas, alternativas de personalização e design. Porém, todos os sites devem ter algo em comum: consistência, facilidade de uso e estética. 

Enfim, tudo isso é um convite para uma excelente experiência para os usuários que visitam seu site e para a fidelização deles como consumidores. 

Então, como escolher o layout do site? Veja algumas dicas para simplificar sua vida no momento de escolher o layout!

Veja também: O que você precisa saber antes de contratar um web designer.

Confira as nossas dicas para escolher o layout do site

Possua o conteúdo do site em mente

Há layouts corretos para muitos propósitos. 

Antes de selecionar, você precisará possuir em mente a modalidade do conteúdo que pretende produzir e publicar em seu site e então determinar qual é o melhor design para ele. Portanto, avalie o que é identidade visual do seu negócio e também como ela se identifica com seus clientes.

Mas, caso você seja fotógrafa ou fotógrafo e queira usar sua página como um portfólio pessoal, prefere uma estrutura onde possa deixar suas fotos sem bastante espaço para texto.

Neste momento, caso você esteja construindo um site para apresentar um novo livro que está lançando, vale a pena investir em um modelo que tenha texto maior e seja fácil de ler, como colunas largas e fontes um pouco maiores. Depende bastante de como você deseja influenciar as pessoas que visitam sua página e a modalidade de negócio que você possui.

Considere o público alvo

No momento de escolher o layout do site, tão interessante quanto o conteúdo é o público alvo. Considere esta conformidade ao escolher o design mais adaptado. Caso o seu site seja apontado para crianças, procure uma interface divertida, colorida e animada.  

No entanto, para os adolescentes, vale a pena o espaço para paletas de cores mais modernas, ilustrações e fotos de grande qualidade. Caso seu público não goste bastante de ler, evite produzir layouts de sites que carregam texto.

Mas, caso seja um público um pouco mais velho, experimente um layout mais acessível e autoexplicativo, como um CTA em uma caixa maior e mais confortável visualmente indique ação. 

Enfim, se coloque no lugar do internauta que estará acessando seu conteúdo para traçar a melhor forma de falar com ele. Então, se que o layout também faz parte da linguagem do seu site!

Navegação

Todo mundo já teve a experiência de acessar um site sem nem saber por onde começar, certo? Bem, a navegação em um layout de site precisa ser simples e cômodo. O usuário necessita ir ao seu site e saber precisamente onde e como encontrar o que procura.

Quanto mais simples for navegar, mais oportunidades ele tem de permanecer no seu site e comprar seu produto ou serviço. Assim, equilibre os itens no menu: quanto menos itens, grande a quantia de submenus relacionados na hierarquia, dificultando a navegação, e quanto maior a quantidade de itens, mais poluído o layout.

Então, utilize modos de navegação tradicionais e evidentes. O menu normalmente fica na parte superior e o menu à direita, com a capacidade de retornar à página inicial do site, endereços, contatos e entre outros, ficam na parte inferior.

Espaçamento

O espaçamento é um item muito essencial quando se considera um layout de site. Ele determina o fluxo visual e até mesmo a legibilidade e velocidade de leitura do site. Sobretudo devido à onipresença das telas sensíveis ao clique, a utilização do espaçamento teve que ser repensado nas últimas décadas para fornecer elementos mais agradáveis ​​e funcionais no layout do site.

Além disso, o espaçamento deverá possuir padrões e proporções estéticas agradáveis. Por exemplo, uma imagem e um bloco de texto vão ter que ter seus espaços “conversando” entre si proporcionalmente. Suponha que você utilize um texto e uma imagem ao lado que faça referência à imagem. 

No entanto, o texto não deverá ser bem grande ou menor que a imagem, para não criar este desconforto visual em relação a esse espaço deixado ou perdido. A soma de espaço entre as linhas do parágrafo deve seguir o padrão (ou proporções), dessa forma como o tamanho das margens ao redor da imagem.

O espaçamento nos layouts do site também é essencial para produzir foco para os usuários. Um botão ou imagem atrai mais atenção se estiver em um espaço relativamente aberto (e isso não quer dizer um espaço em branco, porém, sem elementos notavelmente carregados) e não estiver cercado por demais blocos de informações.

Portanto, sempre que um elemento necessitar se destacar, como um menu, formulário ou imagem, coloque-o em um espaço relativamente aberto sem demais elementos. Esse espaçamento no layout do site poderá acentuar esse componente na hierarquia do site. Garanta a padronização entre os espaços e componentes do site. 

O texto e a imagem juntos vão ter que ter “aproximadamente” o mesmo tamanho. Não desvie a atenção do usuário para blocos sem importância. Uma parte do layout não deverá competir pela atenção com outra parte em simultâneo. O espaçamento adequado é dado segundo o peso de cada mensagem no site.

Contato

Um site sem contato é impensável. Não há nada mais tedioso do que acessar uma página na internet e não encontrar nenhum contato, certo? As informações de contato vêm em dois meios simples: no topo ou rodapé do site, ou em uma página “Fale Conosco” ou similar. 

Qualquer uma dessas alternativas de layout funcionará bem, desde que você torne as informações muitíssimo visíveis. Você poderá fixar botões para guiá-lo na execução de determinadas ações, como enviar uma mensagem e realizar uma ligação.

Caso seu cliente esteja em um endereço físico, insira a localização (o Google Maps é uma boa alternativa). Caso você receba diversas ligações, coloque o número em um lugar de destaque. Considere inserir um formulário para que os usuários possam mandar mensagens diretamente do site e você ainda pode criar uma base de consumidores.

Busque pelo propósito

Em galerias de modelos prontos, é comum agrupar tipos de divisão por área, com subseções como blog, portfólio ou currículo. 

Cada uma destas divisões conta com muitos layouts estruturados para atender a estes propósitos. Começar, por aí, poderá simplificar sua procura.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.