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Gerenciamento Marketing Digital Redes Sociais Thaís Correa

Quais as melhores mídias para investir?

As mídias sociais são plataformas e aplicativos que estabelecem a comunicação e a conexão entre pessoas de todo o mundo. 

Dentre as principais temos Facebook, Instagram, WhatsApp e YouTube. Estar presente nas redes sociais é fundamental para trabalhar uma estratégia de marketing digital completa. 

Você já deve ter percebido o quanto esses sites transformaram a maneira como as pessoas se comunicam e interagem.

São ferramentas que fazem parte da nossa realidade cada vez mais, tanto é que cerca de 3 bilhões de pessoas possuem, pelo menos, uma conta ativa em uma dessas plataformas.

Elas estão online, trocam mensagens, fazem comentários, compartilham conteúdos e entram em contato com as empresas, usando as facilidades e ferramentas oferecidas pelas mídias sociais.

Só que o público-alvo de uma marca pode estar presente em diferentes plataformas ao mesmo tempo e é papel do negócio descobrir quais são elas e como devem marcar presença.

Para quem está começando a trabalhar nesses canais agora, pode ser um pouco difícil determinar a fórmula ideal, mas nós vamos te ajudar.

Neste artigo, você vai entender o conceito de mídias sociais, quais são as melhores opções para uma empresa investir e as vantagens de investir nessas plataformas.

O que são mídias sociais?

As mídias sociais são canais online, criados com o intuito de promover o relacionamento e o compartilhamento de conteúdos entre os usuários.

Entretanto, nem toda a plataforma pode ser considerada uma mídia social. O site ou aplicativo precisa reunir algumas características, como promover a interação entre os usuários, permitir divulgação descentralizada e incentivar a participação colaborativa.

Um fabricante de transmissor de nível por pressão diferencial pode utilizar diferentes tipos de mídias sociais, tais como:

  • Wikis;
  • Microblogs;
  • Fóruns;
  • Redes sociais;
  • Blogs.

Agora que você já compreende o conceito de mídias sociais, saiba que existem diversas opções para investir.

Melhores tipos de mídia para investir

O marketing digital é muito diverso e oferece diferentes canais e estratégias para divulgar uma marca, seus produtos e serviços.

Dentro das mídias sociais, como as que apontamos no tópico anterior, é possível investir em diferentes tipos de mídia, como:

Links patrocinados

Os links patrocinados ajudam a destacar uma empresa entre os primeiros resultados de pesquisa do Google. São anúncios que destacam o negócio nos motores de busca, o que ajuda a ganhar tempo até que as estratégias orgânicas tragam resultados.

Essas campanhas são criadas por meio do Google Ads, direcionando o público-alvo do negócio, por meio de segmentações. Mas, para que o anúncio seja realmente eficiente, é fundamental escolher uma boa palavra-chave, além do horário e local de exibição.

Social Ads

Uma empresa pode anunciar diferencial caminhão rockwell por meio das redes sociais, os canais mais acessados e onde geralmente se concentra uma quantidade muito maior de potenciais clientes.

O relacionamento e a publicação em cada plataforma precisa considerar as características do público e o perfil das pessoas, e a mesma coisa se aplica aos anúncios pagos.

Tenha em mente que da mesma forma que seu público-alvo não está em todas as redes sociais, também não faz sentido investir em todas elas.

O Facebook é a maior rede social do mundo e, sem dúvidas, investir nele é uma forma de ampliar o relacionamento com os clientes.

A principal vantagem desse site é a possibilidade de customizar a audiência, podendo o anúncio ser direcionado para clientes ativos, potenciais clientes, dentre outras opções.

Seu negócio também pode anunciar no Instagram, uma das redes sociais com a maior audiência da internet.

Dentre as várias opções estão os vídeos curtos, imagens em formato de Carrossel, publicações nos stories, veiculação de anúncios, dentre outras metodologias que vão destacar os produtos e serviços da marca.

Para anunciar, uma empresa de funeral de animais deve usar o Instagram Ads, uma ferramenta que pode ser acessada diretamente pelo gerenciador de anúncios do Facebook.

O recurso ajuda a gerar cliques e conversões no site, instalar aplicativos, aumentar a visualização de vídeos, dentre outras possibilidades.

Se a marca possui um público que se interessa muito pelos vídeos, o que é o caso da maioria, deve apostar na veiculação de vídeos pelo YouTube.

Os conteúdos são transmitidos antes e depois dos vídeos que os usuários querem assistir, mas para valorizar ainda mais a sua marca, outra possibilidade é criar um canal para ela nessa plataforma.

Por meio dele, os clientes podem saber um pouco mais sobre a empresa, o que ela faz e outros assuntos pertinentes.

Vantagens de investir em mídia social

Existem diferentes plataformas na internet e todas elas possuem suas próprias características e benefícios para os negócios.

Independentemente do porte ou segmento de uma empresa, é fundamental garantir sua presença online.

Sendo assim, desde uma clínica especializada em coito programado com menopur e ovidrel até uma loja de roupas, precisam estar presentes nos canais de mídias sociais. Com isso, seu negócio tem acesso a inúmeras vantagens, como:

Excelente canal de relacionamento

As mídias sociais são plataformas de contato e relacionamento muito promissoras entre a marca e os consumidores. Funcionam como ferramentas para entregar informações diretamente para o público e receber o feedback em tempo real.

As pessoas conseguem conversar, receber dicas, dar sua opinião e até mesmo fazer críticas para melhorar os produtos e serviços oferecidos.

Às vezes, essas possibilidades podem ser vistas como algo negativo, mas se a organização souber trabalhar do jeito certo, terá nas redes sociais uma fonte de informações muito rica.

Aumenta as vendas

Nenhuma rede social foi criada como canal de vendas, assim como nenhum usuário acessa essas plataformas para comprar alguma coisa.

Esses canais foram desenvolvidos para promover o relacionamento entre os usuários, podendo ser entre duas pessoas ou entre uma pessoa e um fabricante de mangueira corrugada.

Por essa razão, é um meio onde o produto será inserido e estará suscetível a várias exposições, o que ajuda a despertar o interesse do consumidor, aumentar seu conhecimento sobre o negócio e consequentemente as vendas.

As marcas possuem seu próprio público e utilizam as características deles para criar as campanhas de publicidade e vendas, e as redes sociais oferecem informações completas nesse sentido, o que potencializa ainda mais o planejamento.

Mas, existem muitas organizações que comercializam suas soluções na internet, mas além de criar uma plataforma e-commerce para isso, podem potencializar suas vendas nas redes sociais, como no caso do Instagram.

Aumenta a proximidade com o consumidor

Cerca de 97% dos brasileiros que acessam a internet possuem, pelo menos, um perfil nas redes sociais, isso significa que estar presente nessas plataformas faz parte do universo dos brasileiros.

Tanto é que, de acordo com dados fornecidos pelo próprio Facebook, um fabricante de arame recozido bitolas deve investir nas redes sociais porque, no Brasil, as pessoas passam cerca de 13 minutos navegando nessas plataformas.

Criação de campanhas virais

Outra grande vantagem das mídias sociais é a possibilidade de viralizar uma campanha de marketing, ou seja, elas potencializam o alcance de suas estratégias, estimulando o marketing boca a boca.

Marketing viral nada mais é do que um conjunto de práticas que induzem as discussões sobre um produto ou serviço nos canais digitais.

Com essa prática, uma autopeça que vem de bateria heliar 70 amperes tem seu conteúdo rapidamente distribuído nos principais canais da web.

Aumenta a confiança do público

As pessoas tendem a confiar muito mais nas recomendações de outros consumidores, tanto é que 92% deles afirmam que uma recomendação influencia diretamente em sua decisão de compra.

Cerca de 2/3 dessas recomendações acontecem no ambiente online, como no caso das mídias sociais. Portanto, trabalhar com elas é inserir o seu negócio em um ambiente propício para recomendações positivas, sendo fundamental para promover as soluções.

Baixo custo

Por fim, mas não menos importante, estar nas redes sociais também é vantajoso por conta do baixo custo envolvido nessa estratégia.

Mesmo que uma empresa de arqueação de tanques decida investir em anúncios pagos, mesmo assim consegue respeitar seu orçamento e trabalhar com estratégias muito mais acessíveis financeiramente.

Independentemente de investir em ações pagas ou orgânicas, as mídias sociais sempre trazem um excelente retorno, afinal, são plataformas que fazem parte do cotidiano das pessoas de diferentes idades e interesses.

Considerações finais

Portanto, neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre as mídias sociais e a importância delas para o planejamento de marketing de qualquer negócio.

São espaços muito mais próximos do público e que ajudam a estabelecer um diálogo entre a marca e sua audiência.

Não estar presente nas mídias sociais é perder boas oportunidades de se relacionar com o público e expandir a presença da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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