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Marketing internacional: o que é?

Marketing internacional ou marketing global, consiste em um conjunto de estratégias voltadas à internacionalização dos produtos ou serviços de uma empresa. Ele planeja, produz, divulga e promove produtos para mercados externos.

Ele tem como objetivo expandir os negócios mundialmente, para além das fronteiras do país, tirando partido das diferenças operacionais, semelhanças e oportunidades, a nível global.

Mesmo que sejam encontradas semelhanças entre o mercado local e o externo e algumas ações poderem ser replicadas, o marketing internacional exige que sejam reorganizadas algumas diretrizes para que sejam ajustadas à nova realidade.

Dessa forma ocorrerá uma melhor compreensão das necessidades do público-alvo, e com a adequação das ofertas, ocorrerá a oportunidade de atrair clientes desse novo ambiente, posicionando a empresa no mercado exterior.

Essa aplicação do marketing internacional abre novos mercados e amplia a vantagem competitiva da empresa.

Como então compreender as necessidades do público alvo dos clientes que necessitam de bisturi eletrônico wem, localizados fora do país? Destacamos o fato de que esses consumidores possuem perfis diferentes daqueles do mercado local.

Qual a importância do marketing internacional?

Basicamente, ele visa criar valor em novos territórios que serão explorados pela empresa. Essa conquista de mercados externos permite o crescimento e a busca de novas oportunidades de negócios.

Expandir um negócio para o exterior é bastante desafiador, mas é possível que a empresa ultrapasse as fronteiras, ganhando novos mercados consumidores.

Sendo assim, a importância vai mais além e para conhecimento do leitor, destacamos algumas delas, a seguir:

  • Eleva o impacto do negócio no exterior;
  • Estabelece autoridade para o negócio;
  • Alcança novos mercados e oportunidades;
  • Expande negócios e livra a empresa em momentos de crise.

A competitividade no mercado tem sido cada dia mais difícil, se o mercado interno para terraplanagem terreno residencial requer boas estratégias, no mercado externo não é diferente.

Quebrar as barreiras com consumidores de diversos perfis é complicado e normalmente há resistência por parte deles. Porém, nesse momento, o marketing internacional pode ser um aliado.

Dar maior enfoque na pesquisa, para que se possa conhecer o mercado e o público do local, é a base fundamental para abrir portas. Dessa forma será alcançada a melhor adaptação do produto, com soluções mais adequadas para os novos clientes.

Ao entender as particularidades do mercado de suspensão para carros blindados e o público-alvo, a empresa estará pronta para traçar as estratégias do marketing internacional.

Realizado de maneira consistente esse tipo de marketing faz com que os consumidores tenham uma percepção positiva da marca. Uma boa reputação é criada e isso impulsiona a autoridade da empresa.

Essa boa impressão faz com que a empresa tenha destaque internacional, podendo ser uma líder no segmento em que atua.

Portanto, uma empresa no segmento de manutenção predial, conquistando uma boa reputação, tende a adquirir liderança ao atuar no mercado externo.

As empresas que almejam a expansão para o exterior querem, obviamente, aumentar as vendas, atender clientes globais e buscar inovações, tanto para os produtos como para os serviços oferecidos.

Tudo isso abre portas para novas oportunidades de negócios ao redor do mundo, trazendo vários benefícios dos outros países, tais como aproveitar os incentivos em termos de recursos e tecnologias, até operar em blocos econômicos.

Além disso, a expansão para novos territórios diminui a dependência do mercado de kit GNV G5, salvando a empresa quando ela passa por momentos de crise dentro do país.

Necessário lembrar que o marketing internacional é a chave para atingir os efeitos esperados no exterior e é o responsável, em primeira mão, por atrair os clientes, que resultarão no aumento de vendas e no crescimento para a empresa.

As melhores estratégias de marketing internacional

Descrevemos um passo a passo para que novas oportunidades sejam exploradas no mercado externo, por meio das seguintes estratégias:

  • Planeje a entrada no mercado;
  • Analise a concorrência local;
  • Adeque a linguagem utilizada em cada país;
  • Entenda a diferença de hábitos;
  • Alinhe as estratégias usadas em todos os países;
  • Estude as regras internacionais de atuação;
  • Encontre parceiros e alianças internacionais;
  • Utilize o poder do marketing digital. 

Ao planejar a entrada em um país, o planejamento estratégico tem de ser impecável, portanto, qual o objetivo que se quer alcançar no mercado externo para o segmento de balança pesar caminhão? Como será medido esse objetivo identificado?

Se for o aumento das vendas, determine esse aumento em números para que possa ser feito o acompanhamento do processo. 

Na sequência escolha as estratégias adequadas e desdobre o plano em metas, estipulado prazos e responsabilidades.

E nunca esqueça de dar enfoque às pesquisas, como dito anteriormente, sem esses dados o processo passa a ser muito mais complicado.

Analisar a concorrência mostra o que está ou não funcionando no mercado alvo e fornece as informações adequadas sobre quais são as práticas do setor.

Para conduzir essa análise, é necessário levantar todos os dados possíveis sobre concorrentes diretos e indiretos de escola de recreação infantil, mapeando as estratégias de preço, promoção e divulgação do serviço, por exemplo.

É importante, também, traçar um comparativo no desempenho e resultados das empresas, identificando quais são as mais lucrativas e quais são os diferenciais.

Adeque o vocabulário ao do local que é utilizado na comunicação de cada país. Para além do idioma, use as expressões e as referências regionais, ajustando o tom de voz da marca.

Um ótimo exemplo é o marketing internacional feito pelo Google, onde ele personaliza a experiência do buscador no país que atua no segmento de colocação de pele vidro em edifícios corporativos. Toda a linguagem passa a estar adaptada ao público alvo.

É importante, também, ao explorar as estratégias do marketing internacional, entender o comportamento do público-alvo do local no mercado alvo. Os hábitos de consumo mudam radicalmente nas diversas culturas.

E para isso entender a jornada de compra do consumidor estrangeiro traz a informação do que realmente motiva as escolhas desse público. Os aspectos religiosos e sociais incidem por sobre essas decisões.

Portanto, respeite as tradições dos consumidores e não infrinja nenhum código moral da região. As diferenças não podem ser colocadas de lado e as estratégias precisam estar alinhadas a estes fatores.

Tanto quanto qualquer outro desafio enfrentado no mercado internacional, unificar a identidade global e ao mesmo tempo personalizar cada ação para que se encaixe, é mais um deles.

Caso a marca seja promovida com valores diferentes em cada país, isso prejudicará a reputação da empresa e levará o consumidor a confusões enormes a respeito.

As regras dos processos burocráticos de cada local também precisam ser alinhados quando o marketing internacional for utilizado. Portanto, estude as regras internacionais de atuação e as adeque ao mercado alvo.

Além disso, também é necessário estar atento às leis referentes às patentes e licenças, tratados internacionais e determinações de órgãos como a OMC (Organização Mundial do Comércio).

E, no quesito da comunicação, leis e diretrizes sobre a publicidade e o uso de mídias devem ser consideradas.

No âmbito da comunicação, ainda terá que considerar as leis e diretrizes sobre a publicidade e uso das mídias.

Constata-se com isso que uma das formas mais inteligentes de entrar no mercado externo é fechar parcerias com empresas, agências e consultorias do mesmo segmento.

Muitas empresas apostam na joint venture. Ela é uma fusão empresarial temporária, unindo empreendimentos para uma determinada tarefa.

A empresa se beneficia do conhecimento do parceiro sobre o mercado local, conseguindo desenvolver estratégias conjuntas.

A colaboração pode ocorrer de uma outra maneira, ter contato com produtores de conteúdo, influenciadores digitais, mídias, agências de publicidade e os formadores de opinião. Utilizar o expertise existente no país por esses profissionais.

Finalizando, nada melhor, também, que usar o poder no marketing digital para alcançar o público-alvo fora do país.

Pessoas estão na internet, a empresa precisa estar no mesmo local. É muito mais fácil atingir novos consumidores estando na internet, principalmente porque ainda não se tem o domínio total das tendências locais.

Aproveite o alcance do Google e do Facebook, para investir no Search Engine Marketing e no marketing de conteúdo, nunca esquecendo das mídias sociais, que conseguem concentrar populações locais e segmentar os públicos.

O Search Engine Marketing (SEM) é descrito como toda a estratégia de Marketing que tem como base os motores de busca.

Considerações finais

Sendo dessa forma, nenhuma empresa ganha o mercado internacional sem o uso do marketing internacional.

Expandir um negócio, ampliar a competitividade e levar toda uma estrutura de marketing local para as devidas adequações, faz com que a empresa prospere em qualquer local.

Ela cria autoridade e consegue tornar-se uma líder no segmento em que atua, atingindo por fim os objetivos escolhidos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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