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Como expandir uma loja virtual?

Ter uma loja virtual se tornou sinônimo de investimento de sucesso, isso porque as vendas pela internet cresceram consideravelmente nos últimos anos, e a tendência é que aumentem cada vez mais.

Mas, ao mesmo tempo em que gera uma boa oportunidade de lucrar, a loja virtual também aumenta a competitividade no ambiente digital.

A internet é um espaço muito competitivo, basta ver a quantidade de estratégias que existem com o intuito de melhorar o posicionamento de uma marca, fazer com que ela chegue ao conhecimento de um número cada vez maior de pessoas, e assim por diante.

O número de plataformas e-commerce cresce constantemente, mas só vai conseguir vender e fazer sucesso aquela que souber se comunicar com o público, atrair a atenção das pessoas e investir em estratégias de expansão.

O público tende a confiar em grandes negócios, mesmo que ele seja 100% digital. Sua grandeza é diminuída com base na quantidade de pessoas que o conhecem, o quanto ele é falado e comentado de maneira positiva e a maneira como se relaciona com o público.

Neste artigo, vamos explicar a importância de conhecer o público-alvo de uma loja online, mostrar algumas estratégias para expandir a loja virtual e como criar algumas técnicas de vendas online.

Por que conhecer o público-alvo?

Conhecer o público-alvo é importante por diversas razões, mas, principalmente, porque é o caminho que te ajuda a entender as preferências e o comportamento de pessoas que compram ou comprariam com o seu negócio.

Nesse contexto, definir esse grupo de consumidores é crucial para fazer o negócio crescer, inclusive uma loja virtual. É uma tarefa muito simples, mas ainda assim requer muita pesquisa e um entendimento aprofundado sobre o público.

A partir disso, uma empresa de light sheer duet locação vai conseguir aumentar suas vendas. Um público bem desenhado possibilita otimizar os processos de conversão e as estratégias estarão alinhadas com os desejos das pessoas.

É uma forma de evitar o desperdício com ações que não convertem, que não são compatíveis com o público, e permitir que o dinheiro seja usado de maneira eficiente.

Outra vantagem é o fato de que a comunicação se torna muito mais assertiva, como quando uma música, um livro ou uma propaganda parece que está falando diretamente com a gente.

Seu negócio pode provocar o mesmo efeito se souber contar boas histórias, falar sobre assuntos da preferência da audiência e saber para quem são suas criações.

A marca precisa se basear nos gostos e particularidades do público, de modo a se comunicar diretamente com as pessoas certas. Muitas das empresas que conhecemos hoje trabalham exatamente dessa forma e constroem uma comunicação de sucesso.

Ao saber quem é seu público, um fabricante de sanca de isopor desenvolve estratégias mais eficientes, com a linguagem apropriada e de acordo com seus principais interesses.

Isso faz com que elas sejam mais eficientes e orientadas para o público em questão. Entretanto, a mensagem não vai chegar sempre para a pessoa certa e no momento mais apropriado, só que mesmo assim vai impactar do jeito certo.

Por fim, saber quem é o público-alvo da sua loja virtual é uma forma de oferecer produtos e serviços compatíveis com as necessidades e expectativas deles.

Dicas para ampliar sua loja online

Quem quer fazer a loja virtual crescer precisa trabalhar com as estratégias certas. Depois de saber quem é seu público-alvo, algumas ações que devem ser colocadas em prática são:

Garantir uma experiência omnichannel

As empresas têm muitos recursos à disposição e eles devem ser usados em diferentes canais de comunicação, pois isso ajuda a atrair e converter o público.

Em outras palavras, independentemente do canal usado pelo cliente, ele vai receber sempre as mesmas informações, de maneira consistente e saber que está falando com a mesma empresa. Os canais que precisam trabalhar juntos são:

  • Site institucional;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Aplicativo;
  • Redes sociais.

Um fabricante de bateria heliar 70 amperes não precisa, exatamente, disponibilizar todos esses canais para os seus clientes, mas, sim, fazer com que todos os seus canais trabalhem de maneira sincronizada.

A pessoa pode enviar um e-mail para solicitar uma troca e finalizá-la pelo WhatsApp, por exemplo. Uma experiência omnichannel é fundamental para expandir a satisfação do cliente e a loja virtual.

Estar presente nas redes sociais

As redes sociais precisam fazer parte do planejamento de marketing, atendimento ao cliente e vendas de qualquer negócio, mas elas são ainda mais importantes para as lojas virtuais porque elas dependem do ambiente digital para vender.

Uma loja virtual que vendia secador de ar para compressor, por exemplo, consegue se aproximar mais do público e identificar boas oportunidades.

São excelentes sites para criar ações de marketing, uma vez que oferecem um volume de alcance muito grande, mesmo tendo investimentos financeiramente mais acessíveis.

Tudo o que a marca precisa fazer é criar publicações relevantes regularmente, que ajudam a manter o interesse do público e atraem consumidores constantemente.

Uma dica é criar conteúdos que serão publicados no blog e divulgados no Facebook, sem falar nos anúncios patrocinados que podem direcionar os usuários para a página de vendas.

Mas, independentemente do tipo de estratégia que você investe, é fundamental lembrar que as redes sociais também precisam ser usadas para manter um contato próximo com o público.

Isso vai fazer com que seus seguidores se sintam mais confortáveis e valorizados, o que acaba por fortalecer o relacionamento.

Como aumentar as vendas da loja virtual?

As dicas anteriores mostram como fazer da loja virtual um negócio maior e de sucesso, mas isso também depende da quantidade de vendas que ela faz. Algumas dicas para aumentá-las são:

1 – Investir em uma boa plataforma de vendas

O site de uma loja virtual é a loja em si, portanto, ele precisa ser tão agradável quanto um espaço físico. Ou seja, ao ser visitado, precisa fazer com que a pessoa se sinta bem e tenha facilidade para encontrar o que precisa.

Comprar qualquer produto ou serviço na internet, como detergente tensoativo, pode ser muito fácil para alguns e complicado para outros.

É muito ruim comprar quando a pessoa se sente desconfiada, não consegue encontrar o que precisa, se sente insegura ou percebe que a plataforma é um pouco confusa e desorganizada.

Para evitar esse tipo de situação, primeiro mostre para o cliente que ele está visitando um ambiente seguro e que por isso pode fazer suas compras tranquilamente.

Lembre-se de investir em design responsivo, pois a plataforma poderá ser acessada por meio de qualquer tipo de dispositivo, além de garantir funcionalidade e boa navegabilidade.

2 – Prometer apenas o que pode cumprir

Se o site anuncia uniforme recepcionista hospitalar azul, precisa disponibilizar exatamente essa mercadoria para os visitantes.

Além disso, a plataforma precisa ser muito clara durante todo o processo de vendas para evitar que o cliente se decepcione com o produto ou serviço.

“Enfeitar o pavão” também não é uma boa ideia, mas o cliente nunca pode comprar uma coisa pensando ser outra ou acreditando que ela tem funções que na verdade não tem.

Na internet, a informação corre muito rápido e uma pequena reclamação pode tomar proporções estrondosas e simplesmente acabar com a imagem do negócio.

Nesse contexto, uma loja de produtos naturais só deve anunciar semente de capim para cavalo se realmente tiver, oferecer detalhes sobre seus produtos, ser sincero em relação ao prazo de entrega e resolver os problemas prontamente.

3 – Investir em marketing digital

Uma boa estratégia de vendas pela internet só acontece se a marca também tiver uma boa estratégia de marketing digital.

São essas ações que fazem com que as pessoas descubram um pouco mais sobre o produto ou serviço, de modo que se tornem mais atraentes. É uma estratégia fundamental para o negócio e nenhum empreendedor deve negligenciá-la.

Para criar uma boa estratégia de marketing digital, estude um pouco mais sobre o assunto, entenda todas as suas técnicas e estratégias e não se esqueça de incluir as redes sociais no planejamento.

4 – Trabalhar o pós-venda

Por fim, mas não menos importante, ao vender pino clip e qualquer outro produto ou serviço, é fundamental investir em estratégias para fidelizar o cliente.

Fidelizar é fazer com que essa pessoa se sinta tão satisfeita com a sua marca que ela volta outras vezes para comprar.

Uma loja virtual também pode cultivar esse sentimento nos consumidores e, para isso, deve enviar e-mails para perguntar se o cliente está satisfeito, oferecer conteúdos relacionados ao que comprou e manter a comunicação frequente.

Considerações finais

A loja virtual é, sem dúvidas, uma excelente opção para quem deseja ter o próprio negócio, mas para fazer valer a pena, é crucial investir em maneiras de expandi-la.

É assim que a empresa vai vender cada vez mais, aumentar seu faturamento e alcançar o sucesso na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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