Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Bruna Farias

Atitudes para melhorar a comunicação interna da empresa

Você quer que os funcionários da sua empresa se sintam valorizados e se identifiquem com a sua marca? Se sim, veja como aumentar o engajamento dos colaboradores e descubra o que fazer para deixar o ambiente de trabalho ainda melhor.

Embora cada vez mais empregadores estejam cientes de que a comunicação interna é extremamente importante, essa questão não é tratada adequadamente em todos os lugares. 

Muitas vezes, as atividades dos empreendedores limitam-se apenas à implantação de uma intranet ou outra ferramenta de comunicação interna, o que é apenas um fragmento das possibilidades. Essa abordagem resulta em menor produtividade das equipes, alta rotatividade de emprego e baixo nível de satisfação com as funções desempenhadas. No longo prazo, a insatisfação do pessoal se traduz em dificuldades na implementação dos projetos

Comunicação interna e seus objetivos

A comunicação na organização abrange a área de relações públicas. O fluxo correto de informações é muito importante, pois os funcionários devem se identificar com a marca representada. Os gerentes devem, portanto, garantir que eles entreguem mensagens importantes regularmente. 

Também é importante que os funcionários sejam informados sobre quaisquer alterações primeiro. Afinal, eles representam uma determinada organização externa, e sua recepção se traduz na percepção da organização por seus parentes, familiares e amigos.

Para que a comunicação interna seja efetiva, vale a pena utilizar diversas formas de contato. A sua seleção deve ser precedida de uma análise das necessidades e especificidade da indústria. Enquanto algumas empresas usam quadros de avisos, outras dependem de intranets, aplicativos móveis ou webinars. As seguintes são consideradas ferramentas populares para comunicação interna:

  • boletins impressos,
  • notificações por e-mail,
  • cartazes, anúncios,
  • intranet,
  • reuniões periódicas com a equipe.

A própria comunicação interna visa:

  • fornecer informações (por exemplo, sobre produtos, serviços, planos relacionados ao desenvolvimento da empresa, mudanças de pessoal, dados resumindo os resultados comerciais alcançados),
  • troca de conhecimento, experiência, know-how,
  • compartilhar boas práticas sobre projetos implementados,
  • integrando os funcionários em torno de um valor, objetivo e visão comuns,
  • motivar a assumir as metas estabelecidas e superar a atitude negativa dos funcionários em relação aos planos estabelecidos pela administração,
  • construção do compromisso e aumento da fidelização do pessoal ao serviço, o que se traduz numa menor rotação do emprego.

Maneiras de melhorar a comunicação interna na empresa

O que fazer para manter o clima de trabalho em um bom nível? Como aumentar o engajamento dos funcionários? Abaixo está uma lista de dicas práticas!

Pense no que você quer alcançar

Para que a comunicação interna traga o resultado esperado, é preciso pensar no objetivo que deseja alcançar. Sua definição adequada facilitará a escolha dos meios corretos e permitirá definir o público-alvo. Lembre-se de que você não precisa enviar as mesmas mensagens para todos (por exemplo, mensagens diferentes podem ir para a gerência e mensagens diferentes para os funcionários).

Analise suas atividades

As ações tomadas não podem ser acidentais. Assim, os responsáveis ​​pela comunicação corporativa devem estar em constante contato com a diretoria para que as ações propostas correspondam à visão da organização. As tarefas dos especialistas em relações públicas também incluem identificar metas de curto e longo prazo e preparar relatórios resumidos.

Deixe o ambiente mais acolhedor

Os funcionários precisam sentir-se bem para poder produzir, e transformar um ambiente agradável, melhorar a decoração, fazer uma sala especial para aqueles que fumam (cigarros convencionais ou pen 22), fazer uma sala de café para relaxar…são ações simples mas que podem trazer mais conforto e benefícios nos resultados finais.

Com essas e outras atitudes, a comunicação da empresa certamente ficará muito melhor!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.