Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Otimização Utilidades Thaís Correa

4 benefícios para o planejamento diário

O planejamento diário é sobre o que irá realizar ao longo de um dia é um fator importante para que uma rotina seja criada, e um padrão possa ser estabelecido de modo que em dias mais caóticos, possam ser mais fáceis de serem cancelados.

Um planejamento diário consiste em dividir os dias da semana, bem como as horas e o que deve ser executado dentro de um determinado tempo, um prazo que pode variar de atividade para atividade.

Como para tirar uma habilitação para caminhão, onde é necessário ter um planejamento das aulas e o prazo para cumpri-las com o objetivo de que a licença possa ser conseguida dentro de um estipulado período de tempo.

Ter um planejamento do que irá ser feito no dia, na semana ou até mesmo, no mês, pode ser para as mais diferentes situações, desde o cotidiano social como o lado profissional do indivíduo.

Os benefícios de criar um planejamento

Criar certas regras pode acabar colaborando a ter uma vida mais planejada e um maior tempo para fazer algumas situações que possam surgir como imprevisto na agenda, tanto social como profissional, de modo que os benefícios sejam até mesmo a longo prazo.

01. Controle do dia e das atividades

Quando se estipula um tempo para realizar determinada atividade, é possível que os horários possam durar um pouco mais ao se obter um controle para que haja uma prevenção de algo inesperado acontecer.

Se há o hábito de frequentar curso CIPA designado, com um controle e um bom planejamento, é possível que tudo em torno do que se refere às aulas possa ser mais organizado e até mesmo, as tarefas que devem ser priorizadas. 

Esse controle pode garantir um maior equilíbrio de quando realizar as atividades.

02. Organização 

A organização também é um ponto importante que acaba surgindo quando se tem um planejamento diário, principalmente ao ter que conciliar a vida pessoal da profissional quando se trabalha no formato home office, por exemplo.

Ou quando se é uma profissional da saúde em domicílio, como uma enfermeira para idosos, onde a organização dos medicamentos é importante para a vida do paciente.

Essa organização também permite que o equilíbrio entre as obrigações e as horas de lazer sejam mais fáceis de serem conciliadas, além de também ser uma boa forma para que atividades como cursos ou outros planejamentos possam ter uma atenção na rotina.

03. Economia financeira e maior tempo pessoal 

Quando se controla e se planeja o que irá ser feito durante o dia, é possível também se ter uma financeira devido aos gastos supérfluos que podem ser evitados.

Isso porque a mesma praticidade em se planejar o dia, pode contribuir para que as despesas da casa sejam feitas de uma forma mais controlada, dando prioridade ao essencial e descartando o que não é. 

O tempo pessoal também entra em foco com esse planejamento, fazendo com que as coisas se tornem mais práticas de serem resolvidas, bem como mais organizadas de uma maneira natural.

04. Produtividade e crescimento profissional  

A produtividade é um dos pontos que acabam sendo privilegiados quando se tem um planejamento diário. 

Por exemplo, se um microempreendedor em lavagem de carrinho de bebê consegue conciliar seu dia, a produtividade do seu serviço pode subir. 

Isso ocorre porque há um foco para se realizar as atividades, e podendo ser feitas em um menor tempo do que quando não se há nenhuma rotina diária, despertando até mesmo um sentimento de realização.

Essa produtividade também pode contribuir para o crescimento profissional do indivíduo, principalmente quando se conta com um serviço de cabeamento de rede que permite que o que for feito virtualmente possa não ter problemas no futuro. 

O sucesso profissional pode ser um pouco mais fácil de ser obtido quando se há um planejamento e uma produção, porque os objetivos acabam não sendo tão conflituosos de serem resolvidos. 

Como fazer um bom planejamento diário?

Quando se é um profissional que trabalha com transporte carga seca, por exemplo, muitas vezes o cronograma diário pode ser simples porque uma administração pode tê-lo feito, porém quando se irá traçar um planejamento, é importante pensar em todos os pontos.

Um dos primeiros pontos que podem ser feitos é em relação a listar as tarefas que são diárias, e também as que são semanais, sempre exercendo uma ordem de mais prioritárias para as menos prioritárias. 

Essa ordem pode ser definida em quatro tipos dentro da ideologia de que, nem sempre o que é importante possa ser urgente, e vice versa, sendo assim dividido em:

  • O que é importante e urgente;
  • Importante e não é urgente;
  • Não é importante, porém, é urgente;
  • Não é importante e nem urgente.

Algo que pode ser considerado urgente é a troca de uma sonda de alimentação enteral, e o que não é nenhum dos dois, pode ser algo que deve ser realizado somente no mês posterior, porém, deve já constar no planejamento.

A concentração é um dos pontos que também é importante dentro do planejamento diário. Isso porque pequenas distrações podem acabar comprometendo o cronograma e assim, fazer com que não seja cumprido.

Uma boa alimentação pode contribuir com a concentração, assim como pausas para o descanso para que a atividade flua naturalmente e não se torne um problema. Algumas pessoas recorrem até mesmo para meditação e yoga.

Por estar ligada a produtividade, a concentração é importante para a realização de qualquer tarefa para que seja feita com êxito e dentro dos padrões estabelecidos, um ponto que contribui com o planejamento.

Quando se possui uma rotina, é importante que se esteja adaptado a ela e que ainda sim, possa haver alguns pequenos espaços para as mudanças sem que sejam prejudiciais, como a adaptação de veículos para deficientes físicos.   

A tecnologia também pode ser um ponto a favor de um planejamento diário. Isso porque a produtividade pode ser aumentada quando, em algumas atividades, pode se ter uma automação de processos que os simplifiquem. 

Principalmente, para aquelas tarefas repetidas e que demandam um pouco mais de tempo para serem realizadas, até mesmo uma transação financeira pelo celular pode ser considerada uma simplicidade graças a tecnologia. 

Dicas para facilitar o planejamento diário

Com o planejamento pronto, alguns truques e dicas podem acabar contribuindo para que ele se torne algo mais fácil e até mesmo, mais prazeroso para ser feito.

Um desses pontos é o ato de acordar cedo, aproveitando as horas do dia logo pela manhã pode garantir um melhor rendimento do que ao se acordar mais tarde, o que pode acarretar a fatores como a preguiça.

As refeições também devem fazer parte do planejamento, isso porque a alimentação não deve ser pulada e muito menos feita de uma forma nada saudável para economizar tempo, uma dieta balanceada pode acabar sendo um contribuinte para o planejamento. 

Praticar exercícios também pode contribuir, principalmente quando o trabalho é feito por longas horas em pé ou sentado, e também, ajuda a manter o corpo em dia para aguentar a rotina diária. 

A organização do ambiente também é fundamental para que a rotina acabe colaborando, especialmente quando se trata de uma rotina que envolve trabalho em casa. Deixar o local organizado e limpo contribuem com o andamento do trabalho.

Ao mesmo tempo que eletrônicos contribuem com o planejamento, podem ser vilões, especialmente os aparelhos celulares.

A distração que eles causam com as notificações acabam contribuindo para que a rotina se atrase, seja uma checagem de e-mail todas as vezes, ou alguma ação nas redes sociais, portanto, silenciar as notificações podem contribuir com o andamento do planejamento.   

Considerações finais

Portanto, quando se faz um planejamento do que será feito durante o dia ou durante a semana, os benefícios em torno deste ato fazem com que esses planos se tornem ainda mais fáceis de serem seguidos, estabelecendo um padrão.

Dentre as ações, um planejamento diário pode acabar gerando um crescimento profissional e um maior controle da vida social, até mesmo no campo financeiro porque não há uma necessidade de gastos inesperados dentro do que irá se fazer durante o dia. 

Esse planejamento pode contribuir com a realização de sonhos, desde que entre uma tarefa e outra após um longo tempo, possam ser feitas pausas para não acabar danificando tanto a saúde física como também, a saúde mental.

Com isso, o planejamento diário feito de uma forma correta e que possa ser feita as atividades, assim como não prejudicando a saúde, pode ser uma forma para que o indivíduo possa ter um maior controle no seu cotidiano. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.