Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

Como limpar a sujeira de queimado das panelas?

Confira cinco receitas simples para desgrudar os restos, sem sofrimento; veja também dicas para evitar o problema

Lavar louça já é uma tarefa chata, mais ainda se algo acabou queimando e ficou grudado na panela. Quando isso acontece, a primeira coisa que você precisa fazer é ter calma — tentar raspar o queimado de qualquer jeito não é uma boa ideia e ainda pode danificar a peça do seu jogo de panelas.

A boa notícia é que alguns truques caseiros podem facilitar muito essa tarefa. Água quente e produtos comuns, que você provavelmente já tem em casa, podem fazer milagres, sem estragar as suas panelas e sem exigir muito esforço. Anote as dicas.

Vinagre e água

O vinagre é um excelente aliado da limpeza, pois desengordura, dá brilho e ainda ajuda a desgrudar as sujeiras resistentes, como as de queimado. Ele pode ser utilizado em quase qualquer panela, mas não é o produto mais recomendado para as de aço inox, pois pode danificar o material a longo prazo.

O processo é simples: cubra o fundo da panela com vinagre branco e leve ao fogo por cerca de 5 minutos. Espere esfriar e retire os resíduos suavemente, com a ajuda de uma esponja. Se não sair tudo, enxágue e repita a operação.

Detergente e água quente

A água quente é uma aliada e tanto para desgrudar qualquer sujeira e pode ser usada junto com o produto mais comum para lavar louça: o detergente. Ele é um dos aliados mais eficientes para limpar gordura. Portanto, se foi isso que queimou, essa é a dica certa.

Cubra toda a área engordurada com o detergente, encha a panela com água e leve ao fogo baixo por alguns minutos. Deixe esfriar, retire um pouco da água e esfregue com uma esponja macia. Se necessário, repita o processo. Dependendo do material da panela, a palha de aço pode ajudar.

Água e sal

Isso mesmo. Esses ingredientes básicos podem funcionar muito bem quando o estrago for superficial, ou seja, quando a comida apenas começar a queimar na panela. 

Primeiro, retire tudo o que conseguir do que ficou grudado, com a ajuda de uma esponja macia (sem raspar com objetos que possam arranhar a panela). Em seguida, cubra o fundo com água e adicione duas colheres de sal. Aguarde cerca de 15 minutos e a sujeira deve se soltar. Finalize com esponja e sabão.

Bicarbonato de sódio

Além de neutralizar odores, esse produto é ótimo para soltar sujeiras grudadas. Para as panelas com queimado, o bicarbonato ajuda a limpar tanto por dentro quanto por fora. 

Se a sujeira estiver por dentro, coloque uma colher de bicarbonato e um pouco de água na panela. Você pode esperar por uma hora ou ainda ferver por cinco minutos. Depois é só lavar normalmente. Do lado de fora, faça uma mistura com vinagre, bicarbonato, sal e um pouco de água e aplique com uma esponja.

Papel toalha e detergente

Por essa você, provavelmente, não esperava. Mas o papel toalha pode ser muito útil para ajudar a desgrudar o queimado das panelas. Funciona assim: cubra o fundo com detergente e um pouco de água e, em seguida, coloque um papel toalha por cima. Ele vai ajudar a sugar a gordura e a sujeira.

Deixe tudo de molho por cerca de uma hora e, em seguida, lave normalmente. Se a sujeira não se soltar, vale tentar algumas das receitas com água quente.

Dicas para evitar o problema

Melhor do que resolver um problema, é evitar que ele aconteça. Para isso, anote as seguintes dicas:

  • compre panelas de qualidade, de preferência com algum material antiaderente, o que evita que a comida queime e que a sujeira grude;
  • não deixe a sujeira acumular, pois, se a panela não estiver completamente limpa, as chances de que algo queime ou grude nela aumentam;
  • use uma panela adequada para aquela chama. O adequado é que o queimador sempre seja menor que a circunferência do utensílio;
  • se o seu fogão for antigo, é uma boa ideia utilizar um difusor, uma espécie de placa colocada entre a chama e a panela, pois esse acessório ajuda a distribuir o calor igualmente.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.