Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

3 dicas para organizar o seu fichário e deixá-lo colorido

Numerar páginas e fazer sua própria decoração são algumas das dicas para usar um fichário no dia a dia escolar

Uma das partes favoritas dos alunos quando as aulas voltam é o momento de organizar o material escolar. E, para o ano escolar de 2022, muitos entraram na nova moda das redes sociais nos últimos tempos: os fichários, que, mesmo nunca saindo das prateleiras das papelarias, voltou a habitar o coração dos jovens estudantes.

E a moda dos fichários também engloba outros itens de papelaria, que são utilizados para deixá-lo mais colorido, organizado, bonito e, acima de tudo, funcional, facilitando os estudos sem nunca deixar o estilo de lado.

Por isso, é preciso saber não só como organizar o fichário, mas também maneiras de deixá-lo tão colorido e bonito quanto organizado. Se ligue nessas dicas e aprenda a lidar com seu fichário agora!

Aumente a durabilidade do seu fichário aprendendo a abrir e fechar as argolas

As argolas do fichário são o mecanismo que caracterizam ele: é o seu uso que permite o armazenamento e a organização das folhas e outros materiais que são guardados no fichário. Por isso, é preciso saber conservar as argolas, o que aumentará a sua durabilidade.

Ao pegar seu fichário pela primeira vez, tenha em mente que existe uma técnica recomendada para abri-lo e fechá-lo. É a seguinte: para abrir as argolas e colocar as folhas, é preciso fazer esse processo pelas argolas do meio – geralmente, os fichários possuem quatro argolas, o que faz das argolas do meio as duas que ficam no centro; e, para fechá-las, o correto é juntar as argolas das extremidades – ou seja, as duas das pontas.

Essa técnica garante que as argolas não se quebrem e que o fichário possa ser utilizado por muito tempo.

Classifique as folhas usadas no fichário

Essa dica é fundamental para a organização do fichário e ignorá-la vai ser prejudicial para os seus estudos: estabelecer uma ordem para organizar as folhas que você utiliza no fichário é extremamente importante para não perdê-las e, assim, perder anotações e matérias importantes.

Existem algumas técnicas que podem ser usadas para isso. A primeira, e mais conhecida, é a numeração das folhas – o que contribui também para não tirá-las de ordem ao mexer no fichário.

Outra que é tão utilizada que é até vendida nas papelarias são as folhas com margem colorida: elas ajudam na hora de classificar o conteúdo do fichário. Por exemplo, é possível definir que as cores de margem azul são utilizadas apenas para matemática, enquanto as de margem amarela servem para literatura.

Além disso, também é possível utilizar divisórias coloridas que se relacionam com as cores escolhidas para as matérias. Assim, não fica tão difícil saber onde termina uma matéria e começa a outra.

Invista na decoração DIY 

DIY é uma sigla para o termo inglês Do It Yourself, que, por sua vez, significa “Faça você mesmo”. Essa dica é simples: para ter um fichário bonito e cheio de personalidade, o melhor a fazer é criar sua própria decoração. 

Escolha materiais como tecidos das suas cores e texturas favoritas, separe alguns adesivos que você ache legal – como os das suas bandas e filmes favoritos – e que combinem com as cores dos tecidos, escolha alguns materiais para dar charme, como glitters ou lantejoulas, e coloque suas mãos à obra. Além de fazer um fichário exclusivo para você, esse momento é divertido e pode ser compartilhado com outros amigos que também querem decorar seus próprios fichários.

Quer uma dica? Invista em uma decoração temática. Escolha seu livro ou filme favorito, releia ou assista novamente e anote cores, texturas e elementos que te façam lembrar da história ou que estão relacionados a ela. Depois, é só começar a decorar seu fichário temático para as aulas!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.