Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Como identificar o tamanho do pneu do seu carro

Saiba como identificar o tamanho do pneu do seu carro, a fim de adquirir o modelo com as especificações adequadas!

O pensamento mais comum na hora de trocar os pneus do veículo é saber identificar o tamanho correto para poder comprar os mais adequados para o carro, pois muitas pessoas geralmente não sabem nada além do aro ou, até mesmo, conhecem apenas o modelo do seu veículo e marca do pneu.
No entanto, saber todas as especificações sobre o modelo do pneu do seu veículo é essencial para evitar acidentes, passar na vistoria, garantir que o carro tenha um ótimo desempenho, além de evitar ser autuado.

O que é um pneu?

Um pneu é um recipiente de ar, nitrogênio ou água; cuja principal função é ajudar a roda a gerar o contato adequado de aderência e atrito com o solo, permitindo uma correta transferência de força para possibilitar a partida, frenagem e direção do veículo em que está instalada, além disso, tem a capacidade de auxiliar na suspensão do veículo.

O pneu é um produto de grande investimento tecnológico, possui grande variedade de medidas, formatos de pegada, aplicações e características de marca; portanto, é necessário que os fabricantes utilizem uma nomenclatura que permita a eles, fornecedores e usuários identificar qual pneu corresponde ao seu veículo e ao uso pretendido.

Portanto, ao visitar uma loja de pneus em Goiânia ou acessar o site de vendedores online, os consumidores podem saber exatamente qual o pneu ideal de acordo com o código de especificações do pneu.

Quais são as partes de um pneu?

A banda de rodagem onde a pegada do pneu está localizada varia em largura e forma para se adequar aos diferentes terrenos em que se trafega.

O perfil do pneu, que é o apoio lateral, vem em tamanhos diferentes, e afeta o nível de conforto e segurança que o veículo pode ter. O diâmetro interno do pneu, que é onde o aro ou aro se encaixa.

O que significa o código na lateral do pneu?

O código presente na lateral do pneu, também pode ser encontrado no batente da porta do motorista, manual do veículo e site do fabricante; o qual é composto por letras e números correspondentes às especificações do pneu e aro da roda do veículo.
Por exemplo, aqui temos o código P 256/55 R17 91 W:

P: A letra P é utilizada para identificar o tipo de pneu, no caso, o pneu P-métrico utilizado em veículos leves para transporte de passageiros, mas também pode haver a sigla LT que indica o pneu para veículos pesados como caminhonetes e caminhões.

256/55: O número antes da barra (256) indica a largura do pneu em milímetros, já o número depois da barra (55) indica a porcentagem da altura da roda em relação a sua largura.
R 17: É referente ao diâmetro da roda.
91: Indica a capacidade de carga do veículo, sendo que o número representa um nível de carga expressa em kg, o qual deve ser verificado na tabela presente no manual do veículo ou site do fabricante.
W: sigla utilizada para representar a velocidade máxima suportada. Também deve ser verificada a classificação em tabela.
Agora que sabe o significado do código presente na lateral do pneu, possui em mão todas as informações necessárias no momento de realizar sua compra.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.