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Gerenciamento Marketing Digital SEO Thaís Correa

4 benefícios da transparência de dados na empresa

Com o crescimento da importância da transparência de dados mundialmente foram estabelecidos regulamentos pelos governos para tratar desta matéria.

Além de novas ferramentas e programas especializados na checagem de informações, a importância deste tema cresce a olhos vistos.

Por isso, tratar a transparência de dados no marketing de sua empresa deve se tornar prioritário e vamos explicar o porquê.

O que são os dados e como funcionam dentro das empresas?

 Sozinhos por si só podem não ter relevância ou significado mas se analisados dentro de contextos específicos e processados por meio de programas e análises estatísticas, passam a ter função dentro de situações. Os dados são registros de:

  • Informações;
  • Detalhes;
  • Características;
  • Conhecimentos.

Se você possui dados relativos a acessorios noiva praia, mas aplica-os em uma situação totalmente fora do que é esperado, em um golpe de sorte eles podem até inicialmente fazer sentido, mas os resultados obtidos serão confusos e ineficientes.

Existem diversas idéias falsas dentro de corporações, sendo a principal delas a de que quanto maior a quantidade de dados, melhor. 

Na verdade essa percepção errônea advém de processos ultrapassados e ineficazes na análise dessas informações. Dados mais transparentes geram melhores resultados.

As noções irreais das empresas sobre os dados

Dentre as as noções irreais descritas anteriormente, temos também o receio de que liberar os dados que compõem bases de estudos de marketing e suas ferramentas possam ocasionar desconfiança em parte dos consumidores.

Na prática, os sentimentos contrários vem da omissão e maquiagem de informações. 

Em uma sociedade onde é cada vez mais fácil checar as origens dos dados, a não transparência passa a impressão de desconhecimento e insegurança. Por isso, a exigência do uso consciente se faz presente cada vez mais.

Afinal, se um cliente permite que seus elementos pessoais sejam usados para uma compra de aluguel de impressora é bem provável que ele não queira receber e-mails e propagandas falando de um tema totalmente diverso.

Leis Brasileiras – LGPD

Em diversos países existem leis similares que são aplicadas há anos, por exemplo, a GDPR que estava em discussão na União Europeia desde 2012 e entrou em vigor em 2018. 

Nos EUA, não existem leis federais, mas diversos Estados possuem regulamento próprio e devido a delicadeza e importância de certas comunidades.

Leis como a HIPAA para assuntos médicos ou a TSR para serviços de telemarketing são exercidas há um bom tempo e geram precedentes para o tema.

Entrando em vigor em 2018 e seguindo os outros países, o Governo Brasileiro emitiu recentemente uma lei cujo objetivo é trazer segurança jurídica.

Sendo assim, proteger os usuários do uso indiscriminado de seus dados, certificar o respeito por seu consentimento e mais que isso, atestar o claro entendimento de como as informações serão usadas, por quem, onde e por quanto tempo.

A nova lei geral de proteção de dados (LGPD) visa organizar e determinar o bom uso e prática de dados coletados não somente por órgãos públicos, mas por empresas particulares.

Além da atenção a dados pessoais básicos, estabelece regramentos para a tratativa de informações sensíveis como origem racial, crenças religiosas, dados médicos, orientação sexual, preferência política e outros que anteriormente não eram dados os devidos cuidados

Também permite que a pessoa cancele o acesso e uso desses materiais, evitando o uso de maneira irrestrita, desregulada e sem limites. 

Ou seja, se um usuário efetua a compra de adesivo personalizado para loja, e os dados pessoais ficam na base da empresa, poderá ele saber exatamente a finalidade e tempo que isso estará disponível.

O descumprimento resultará em penalidades aplicadas pela ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados) que passam por advertências.

Além de multas sobre o faturamento, multas diárias, publicidade da infração, bloqueio do acesso aos dados, suspensão e bloqueio parcial e total de atividades relacionadas ao tratamento de informações.

Orientações de estratégias de transparência

Aprender a ser transparentes nas estratégias de marketing pode soar complicado, mas seguindo algumas orientações que tornarão a aplicação da LGPD mais fácil.

Saiba a origem dos dados que usa

As bases de dados não podem ser tratadas como copo de brinde para festa, onde fica a critério do receptor como usá-lo ou descartá-lo depois de recebido.

Mais do que a empresa possuir responsabilidade com a origem dos dados usados, é recomendado que ela monte e utilize uma base própria. 

As informações devem ser obtidas legalmente e o desconhecimento incorre no risco de utilização de dados advindos de vazamentos.

Visibilidade e negociação para clientes

Se sua empresa possui dificuldades em captar informações, você pode facilitar a obtenção demonstrando a utilidade como acesso a recomendações diferenciadas ou negociar descontos e benefícios exclusivos.

O cliente controla os dados que quer divulgar

Como listado acima, quem dita o ritmo da dança é o usuário, assim como em um projeto de fachada comercial quem decide é o cliente.

Portanto, não restrinja o acesso a sites ou dificulte a navegação com base nas informações preenchidas, isso demonstra inflexibilidade e gera um desconforto e possivelmente até perda de acessos. 

É muito comum a resistência em preencher dados relativos a endereços e telefones.

Vantagens na manutenção dessas estratégias

Além de todos os pontos aqui explanados, é importante destacar os benefícios dessas estratégias.

1- Desenvolvimento de ferramentas e técnicas avançadas

A redução dos dados, como uma lanterna de LED potente, joga luz sobre as falhas e obriga o desenvolvimento de novas ferramentas e técnicas para trabalhar com o menor volume e recolher informações precisas, impedindo duplicidades.

2- Inovação nas estratégias de marketing e propaganda

Os profissionais da área serão incentivados a rever antigos procedimentos, buscando novos enfoques, priorizando a experiência do usuário e encontrando maneiras diversas de acelerar a utilização.

3- Aumento da sua base de clientes e faturamento

Sua base de usuários verá um incremento com o crescimento da confiança resultante da transparência de dados e por consequência, isso puxará sua arrecadação. 

Mais do que um crescimento desenfreado e insustentável, o comprometimento com temas atuais geram identificação do consumidor por anos a fio. 

Essa necessidade de boas práticas como empresa se tornou um dos pilares do marketing moderno e pesquisas indicam que mesmo após anos no mercado, se o usuário associa uma marca ou empresa a bons sentimentos e ações, isso permanecerá por anos.

4- Aumento da confiança interna

Além da confiança de seus clientes, será visível o crescimento de lealdade por parte de seus funcionários. 

Incentivar ao uso correto e verdadeiro dos dados, como uma higienização de carros alagados, limpa e retira o desconforto acumulado da ineficiência e desconfiança.

Pois, na era do engajamento, os funcionários também procuram empresas que se identifiquem, considerando integridade e confiança.

Altos investimentos e altos retornos

Acima foram detalhadas as vantagens e benefícios provenientes da transparência de dados no ambiente de marketing digital.

Como qualquer novidade ou mudança, a ênfase nessa nova característica empurra transformação não somente no meio digital mas na maneira de fazer negócios e pode parecer assustadora do ponto de vista procedimental quanto do ponto de vista financeiro.

Investimentos em novas tecnologias e especialistas como advogados, publicitários e relações públicas podem parecer gastos exacerbados para cumprir essa nova tendência de mercado.

Mas, conforme explicado anteriormente, mais do que passageiro, a transparência na tratativa de informações em todas as áreas veio para permanecer.

Um empresário com apreço por seu negócio que precisa de uma avaliação de ativos empresariais somente contrataria profissionais capacitados para esse procedimento.

Essa é uma empresa que deve encarar investimentos na adequação da transparência de seus dados com a mesma seriedade.

Se da mesma maneira que existem benefícios a serem obtidos com a transparência, na mesma moeda são colhidos malefícios sua marca se torna notório por não respeitar essas regras. 

Diversos escândalos relacionados ao uso de informações ilegais por redes sociais e empresas de internet eclodiram nos últimos anos.

Deixando essas marcas e empresas estigmatizadas como corporações que não respeitam seus usuários e clientes.

Além de figurarem como exemplos mais citados por usuários quando perguntados de empresas pouco confiáveis, sofreram e sofrem investigações por parte do governos de seus países.

Os escândalos citados acima são meramente um reflexo da importância do tema nos últimos anos e para as empresas, buscar compreender e se moldar às mudanças é um ato de inteligência e sobrevivência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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