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Marketing de sazonal: entenda esse conceito

O marketing de sazonal é uma estratégia de marketing um pouco distinta das demais, isso porque as empresas planejam para que os seus produtos ou os seus serviços, ganhem destaque em somente algum período do ano.

O termo “sazonal” está relacionado a algo que é temporário, o que acabou gerando o nome desse método de marketing que vem sendo praticado em algumas épocas.

E antes de chegar o momento de anunciar o produto para o público, os planejamentos muitas vezes ocorrem sempre após o fim do período de vendas no ano anterior, dando o tempo de quase doze meses até o próximo sazonal.

Um empreendimento que planeja operar de forma sazonal deve se preparar para saber como atuar durante o período, listando as datas das quais se iniciará as suas promoções.

E o sucesso das vendas nas épocas sazonais é o que impulsionará o ano inteiro que for considerado “escasso” para as vendas, podendo evitar o impacto de grandes prejuízos financeiros.

Por exemplo, se a lanterna de LED potente vende melhor nas últimas épocas do ano, o lucro obtido pode ser capaz de durar por um longo período no ano seguinte.

Qual é a importância do marketing sazonal?

Os períodos sazonais são os mais visados pelo comércio por conta da alta procura pelos produtos que estão à venda, especialmente em datas comemorativas, o que torna algo para ser mais explorado pela empresa.

Pois, o tempo de preparação permite que tudo seja feito perfeitamente até o próximo período, o que de alguma forma, acaba chamando a atenção dos consumidores que esperam o produto para aquele ano.

Porém, um empreendimento pode ir mais além do que se prender em determinada época do ano para fazer suas vendas, podendo ter outras épocas do ano ao seu favor.

Alguns empreendimentos fazem lançamentos em outras épocas do ano, a fim de chamar a atenção do cliente para que seja conduzido até o período principal de vendas do seu produto.

Utilizando como um aliado para ganhar destaque no segmento que atua, como um adesivo personalizado para loja, por exemplo.

Assim, ganhar destaque em datas comemorativas com novos modelos, e ao longo do ano, ir lançando coleções que possam atrair o consumidor.

Portanto, o planejamento do marketing sazonal pode ser importante para atrair a atenção do consumidor com produtos ao longo do ano para no fim, conduzi-los até o produto principal de determinada época.

Benefícios do marketing sazonal 

Saber utilizar o marketing sazonal pode trazer diversos benefícios e vantagens que irão fortalecer ainda mais uma empresa como:

  • Conhecer o público para saber quais suas datas favoritas;
  • Investir em interações;
  • Campanhas e promoções para atrair o público;
  • Canais de atuação com foco nas vendas;
  • Aumentar a cartela de produtos oferecidos.

Um exemplo de que campanhas fora do período sazonal que podem funcionar para atrair os clientes são os de envelope papel kraft personalizado, por ser um item de papelaria pode ser vendido o ano todo, e somente em datas, ter uma personalização diferente disponível.

Esses planejamentos podem ser feitos e ajudar uma empresa durante ou até mesmo depois do seu período de atuação sazonal.

Como desenvolver uma campanha de marketing sazonal?

Preparar estratégias é um processo do qual uma empresa deve fazer com rigor se quiser alcançar os resultados desejados, principalmente em épocas sazonais onde a concorrência tende a crescer.

Pois, todos os empreendimentos que venderam naquela época fizeram o planejamento durante um generoso período.

Para isso, é importante montar um calendário com antecedência, destacando as épocas e datas do ano que mais geram influência de vendas no negócio.

Em muitas cidades, e até mesmo países, os comerciantes planejam o que é chamado de calendário de varejo com as principais datas comemorativas que o comércio espera ter lucro, o que pode ser um primeiro passo na montagem do calendário.

Porque por meio dele, pode-se analisar o segmento da empresa e quando os produtos ou serviços oferecidos têm maior chance de ganhar destaque. 

Dentre os dias do calendário dos comerciantes que mais se espera venda em todos os setores como uma vidraçaria 24 horas estão o Dia do Consumidor no começo do ano, ou a Black Friday no final do ano.

Datas comemorativas atraem públicos mais específicos para segmentos específicos, o que pode gerar mais lucro para um negócio do que para o outro.

Analisar o histórico de vendas também é um meio para saber quando a empresa deve concentrar seu período de vendas, podendo ir além das datas tradicionais e focar em datas que são consideradas especiais para cada segmento de mercado.

As datas devem ser escolhidas de formas criteriosas que tenha haver com o comércio, pois assim se torna mais fácil procedimentos como layouts temáticos em sites ou em redes sociais, seja para as campanhas até a data ou no próprio dia.

Benefícios imperdíveis em períodos sazonais são algo que atrai o consumidor, seja o frete grátis na entrega de um painel fotográfico sob medida, cupons de desconto a partir de um valor em compras, edições limitadas por metade do preço.

E para que esse planejamento de benefícios para os clientes tenha ainda mais efeito, os canais de comunicação podem ajudar em termos de divulgação. 

Redes sociais com conteúdos temáticos, parcerias com digitais influencers, estratégias de SEO, conteúdos em redes sociais ou email marketing para o público seleto são as estratégias mais comuns para atrair consumidores em períodos sazonais.

Essas divulgações muitas vezes possuem custos adicionais, e esses devem ser planejados de uma forma ainda mais detalhada para que não impacte na receita da empresa e nem sejam investimentos desperdiçados.

As vendas em período sazonal devem incluir também em seu planejamento o funcionamento do estoque, tendo um controle para que nas grandes demandas de produtos não tenha excesso ou falta de mercadorias.

Portanto, se for vender uma divisória de gesso vazado, deve ter uma quantidade que possa suprir o esperado de vendas daquele período.

Os resultados pós vendas devem ser analisados, da mesma maneira que o feedback dos clientes para ter uma métrica do quão bem-sucedido foi e o que pode ser melhorado no próximo período.

Se a cada período sazonal o empreendimento tiver planejado um tema ou uma mensagem em suas campanhas publicitárias, as chances de se destacar são ainda maiores porque pode mexer com a emoção do consumidor, sem torná-la muito apelativa.

Quais são as datas sazonais mais procuradas?

As datas comemorativas dificilmente não atrai algum consumidor para as compras, se tornando um período muito aguardado para todos os segmentos do mercado, incluindo o de higienização de carros alagados

A Páscoa é a época em que o setor alimentício, especialmente os que vendem chocolate, ganham maiores lucros de vendas por conta da tradição em dar os ovos de Páscoa para os entes queridos.

O Dia das Mães é uma das datas que mais se vende em boa parte dos segmentos de comércios pela tradição de presentear as mães, avós ou até mesmo madrinhas.

Portanto, o segundo domingo do mês de maio e seus dias antecessores são aguardados pela indústria.

O mês de junho tem como destaque no período de vendas o Dia dos Namorados, onde o comércio monta propagandas que incentivam a compra de presentes como uma forma física de demonstrar amor.

O segundo domingo de agosto ganha destaque no calendário do comércio pelo Dia dos Pais, que assim como o das mães em maio, podem incluir os avós ou padrinhos em suas campanhas de modo que leve o consumidor às compras.

A Black Friday é a data em que todos os segmentos aproveitam para criar promoções, muitas vezes vantajosas, para todos os tipos de público-alvo. 

Iniciada nos Estados Unidos após o feriado de Ação de Graças, a Black Friday acabou se espalhando mundialmente.

O Natal é a data que fecha o período de vendas do ano letivo, e assim como a Black Friday, atrai consumidores para todos os setores do comércio pela tradição de presentear a família.

As vendas do Natal são ainda mais impulsionadas por conta das reuniões das famílias para a ceia ou para as brincadeiras de fim de ano, como o amigo oculto.

Com as vendas onlines, as compras para as datas sazonais crescem ainda mais com o passar dos anos, fazendo com que o consumidor possa aproveitar ainda mais os descontos que acabam surgindo pelas lojas virtuais.

Considerações finais

Resumindo, o marketing sazonal pode ser considerada a estratégia da qual se tem um maior tempo de preparo, dependendo do segmento do qual se atua, podendo expandir suas vendas algumas vezes para dias além de datas comemorativas.

Tornando-se um incentivo para os negócios, o marketing sazonal planeja estratégias e métodos para ser lembrados pelos consumidores em sua época de atuação maior de vendas, seja com descontos ou com brindes.

O aumento no número de vendas deve deixar o empreendimento preparado para lidar com os clientes e atendê-los das melhores formas possíveis, desde pequenos itens como etiqueta termocolante personalizada até grandes itens eletrônicos.

O planejamento para que tudo funcione em um marketing sazonal deve ser feito com muitos critérios, pois assim, os lucros podem render por alguns meses e a espera para o negócio lançar novos produtos no outro ano se torna ainda maior pelos consumidores.

Principalmente se houver estratégias que dê indícios de que isso irá acontecer, e deste modo, o consumidor torna-se fiel aguardando os novos lançamentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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