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Tutoriais Blogger Thaís Correa

O que é SEO no marketing digital?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, otimização para motores de busca, em português, sendo utilizado para utilizar sites, blogs e páginas na internet de forma geral.

O objetivo é fazer com que esses canais alcancem bons resultados, por meio do aumento do tráfego e construção de uma imagem positiva para a marca.

Um objetivo comum entre todas as empresas é aparecer entre os primeiros resultados do Google. Quer dizer que quando alguém faz uma pesquisa sobre qualquer assunto, as empresas correspondentes querem estar entre as melhores respostas.

Os primeiros links que aparecem nas páginas dos buscadores recebem mais cliques, portanto, são visualizados por uma quantidade maior de pessoas. Por outro lado, quem não ocupa essa posição, não se destaca.

É por meio das estratégias de SEO que uma empresa conquista esse objetivo, tornando seus canais virtuais mais conhecidos pela audiência. Quanto mais pessoas conhecem o negócio, maior é sua autoridade.

Portanto, fica muito mais fácil conquistar novos clientes e a boa notícia é que as estratégias de otimização são mais baratas.

Neste artigo, vamos explicar a importância do SEO no marketing digital, seu conceito e suas características e os benefícios trazidos por ele.

Importância do SEO no marketing digital

O marketing digital se tornou a principal maneira de divulgar uma marca, seus produtos e serviços. Ele é formado por diferentes estratégias e canais, e dentre os mais usados estão:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing.

As estratégias de divulgação pela internet são acessíveis a qualquer tipo de negócio, desde uma grande confecção de uniformes para empresa, até um pequeno supermercado de bairro.

Só que justamente por ser muito acessível é que o marketing digital aumentou muito a concorrência entre as marcas na internet, principalmente, no que diz respeito ao posicionamento nos resultados de pesquisa.

Por meio do SEO, as páginas se tornam mais relevantes para as pesquisas dos usuários, em outras palavras, são ações que buscam oferecer a melhor resposta para o que foi pesquisado.

A importância dessa estratégia depende dos resultados que a companhia pretende alcançar. Se o objetivo é ser visto, notado e se tornar uma referência na área de atuação, é fundamental atender às expectativas dos sites de busca.

Vários setores são beneficiados por meio das estratégias de otimização, indo muito além das ações de marketing da empresa.

Vamos falar um pouco mais sobre esses benefícios ao longo do texto, mas primeiro é importante entender o conceito dessa prática.

O que é SEO?

SEO (Searching Engine Optimization) para um conjunto de estratégias que tem como objetivo utilizar as páginas de sites e blogs, garantindo um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Todos os dias, milhares de páginas sobre os mais diferentes assuntos, como planos de internet, são publicadas na web. 

Da mesma forma, a cada segundo, milhões de pesquisas são feitas no Google e em outros buscadores no mundo todo.

Com base nessas afirmações, já dá para ter uma ideia da importância dos sites de busca e da imensidão de conteúdos que eles precisam organizar e ele encarna os resultados de pesquisa.

As pessoas procuram informações sobre tudo, desde a previsão do tempo até modelos de carro de última geração.

Toda vez que alguém faz uma pesquisa, o Google organiza as páginas relacionadas a ela em um ranking que oferece as melhores respostas entre os primeiros links.

Os 3 primeiros recebem aproximadamente 30% dos cliques, e apenas 0,78% das pessoas visualizam o que está na segunda página.

Cada pesquisa é uma oportunidade de oferecer uma boa resposta, e isso ajuda o negócio a conquistar visibilidade, cliques e tráfego orgânico, o que beneficia a presença online da marca.

Portanto, as empresas, como uma instituição de ensino que oferece cursos de comunicação, precisa provar para o Google que oferece as melhores respostas.

Entretanto, oferecer conteúdo de qualidade não é o suficiente, pois tudo o que forma uma página precisa ser bem trabalhado, ou seja, ela precisa apresentar boa usabilidade para os visitantes, carregar rapidamente e ter design responsivo.

Além disso, é necessário usar as palavras-chave certas, que são termos usados pelos usuários para fazer uma pesquisa.

Para saber quais são esses termos, a organização deve conhecer a fundo o seu público-alvo, levando em conta as suas principais dúvidas, necessidades e até mesmo características como idade, gênero e localização.

O SEO traz muitos benefícios para os usuários porque eles têm acesso a materiais que realmente respondem às suas principais dúvidas. No entanto, as vantagens para as marcas são ainda maiores.

Benefícios do SEO

Os benefícios do SEO correspondem às suas funções, e tanto os escritórios compartilhados quanto qualquer outra empresa podem aproveitar as seguintes vantagens:

Taxas de aquisição mais altas

Uma das funções do SEO é fazer com que as páginas do site de uma empresa sejam vistas por uma quantidade maior de pessoas, e quanto mais pessoas acessam o site da marca, mais chances ela terá de converter os visitantes em leads.

De acordo com uma pesquisa realizada, cerca de 14,6% da taxa de aquisição é proveniente de leads de SEO, e apenas 1,7% são de leads de saída.

Quando o consumidor faz uma pesquisa sobre um produto ou serviço e as estratégias de SEO aparece, a conversão é mais alta, tendo em vista que quem fez a pesquisa já tem um objetivo em mente.

Atrair visitantes qualificados

Outra proposta da otimização de páginas é atrair para as plataformas apenas quem realmente pode se interessar pela solução oferecida.

Por exemplo, se alguém procurar por vantagens de uniforme social masculino para as empresas, vai encontrar páginas que falem sobre esse assunto.

Apesar de parecer óbvio responder às perguntas dos usuários, é muito comum ver visitantes que clicam em um link com uma expectativa totalmente diferente do que aquela página pode oferecer.

É por isso que as empresas precisam receber visitas qualificadas em suas páginas na internet. Elas dizem respeito a pessoas que realmente possam se interessar pelos produtos e serviços vendidos.

Melhora a experiência do usuário

O SEO também reúne estratégias que melhoram o funcionamento do site, o que acaba por impactar na experiência do visitante.

Ao acessar uma página, além de conteúdo relevante, o consumidor também visualiza imagens, vídeos, o link carrega rapidamente, o conteúdo se ajusta ao seu dispositivo, seja este um computador ou celular, e assim por diante.

Tudo isso garante que ele descubra mais sobre seu assunto de interesse, como no caso de serviços administrativos terceirizados. Quando isso acontece, a empresa tem mais chances de converter essa visita.

Torna a comunicação mais clara

As estratégias de SEO também têm como foco aumentar a relevância e a eficácia dos materiais postados, buscando esclarecer as dúvidas dos usuários.

A comunicação melhora muito por causa disso, além de ser algo muito importante para melhorar o relacionamento com os consumidores.

Por outro lado, uma empresa que não sabe se comunicar, acaba perdendo acessos para sites que esclarecem as dúvidas e falam sobre assuntos do interesse do público.

Agora, se a pessoa percebeu que suas dúvidas e necessidades foram resolvidas, provavelmente ela vai voltar a procurar a empresa ou seus canais. Esse comportamento aumenta as chances de conquistar um cliente.

Por conta disso, uma empresa de aluguel de sala comercial por hora prefere apostar em conteúdos que atendam às necessidades dos consumidores e aumentem sua satisfação.

Traz mais clientes para a loja física

Também existe o SEO local, que nada mais é do que um conjunto de estratégias voltadas para empresas locais, para que elas sejam encontradas por pessoas próximas a elas.

Depois que o usuário faz uma pesquisa local, é muito comum que ele visite a loja física. 

Por exemplo, se alguém pesquisar pelo melhor pet shop da cidade x, vai encontrar opções próximas à sua localização.

Veja, dificilmente alguém vai pesquisar pelo melhor pet shop apenas por curiosidade, portanto, investir em SEO é uma forma de atrair pessoas para o seu estabelecimento.

Constrói credibilidade

Por fim, se alguém pesquisa sobre etiquetas de codigo de barra, ao visualizar os primeiros links, acredita que eles possuem mais credibilidade do que aqueles que estão no final da página.

Tendo em vista que o principal objetivo dessa estratégia é melhorar o posicionamento nos resultados de busca, ela também ajuda a construir uma imagem de autoridade para o negócio, aumentando a confiança do consumidor pela marca.

Conclusão

Sendo assim, não dá para fazer marketing digital sem investir em SEO, mesmo que a empresa tenha condições de viver de anúncios, se quiser se posicionar como uma marca de confiança, é inegável a necessidade de trabalhar com as estratégias orgânicas.

É assim que o site se torna mais confiável, a comunicação com os usuários melhora e a empresa consegue construir sua imagem na internet de maneira positiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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