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Tutoriais Blogger Thaís Correa

Social media: 6 motivos para contratar para sua empresa

Contratar um social media pode ser uma das melhores decisões de uma empresa, posto que esse profissional é especializado em uma das categorias de plataforma virtual mais utilizadas do mundo contemporâneo.

Reunindo mais de 4 bilhões de usuários, as redes sociais representam a atividade virtual de 53,6% da população mundial e 70,3% da população em solo nacional, um volume impressionante de indivíduos compartilhando o mesmo espaço.

 

Com tamanha hegemonia, as empresas criadoras das redes sociais desenvolveram infraestrutura para o comércio digital, reforçando mecanismos de segurança dos dados e integração com outras plataformas, incluindo carteiras digitais e outros recursos, como:

 

  • Interface de aplicações externas;
  • Automação para mensagens instantâneas;
  • Catálogo de produtos com preço;
  • Endereço linkado a serviços de mapa e GPS.

 

Assim, as redes sociais são uma parte fundamental da geração de tráfego para os canais de uma empresa e desprezar sua ajuda pode prejudicar uma estratégia de marketing digital. Conheça, nesse artigo, razões que justificam o investimento em gestão especializada.

O que é um social media?

Social media é o termo usado para definir o profissional especializado em redes sociais, não apenas em seu funcionamento, como nos recursos necessários para criar publicações de peso. Através dele, empresas podem usar essas plataformas para vendas e assessoria. 

 

A base desse profissional é o estudo de algoritmos que recomendam conteúdo e impulsionam perfis. O efeito dos planos de internet, as limitações de interação, como número de caracteres ou aparência de comentários mudam a dinâmica de cada rede social. 

 

Além disso, o social media é um profissional de marketing e, por essa razão, investe pesadamente em técnicas de prospecção do cliente para manter o engajamento da página e ainda gerar mais conversões em um anúncio de caixa kraft personalizada

Por que contratar um profissional dessa área?

Entre os muitos motivos que justificam tal contratação, a multiplicidade de funções e habilidades é o maior deles, uma vez que o social media reúne conhecimentos de muitas áreas distintas para atuar nas redes sociais. Alguns outros motivos são:

1 – Monitoramento constante 

O social media é um profissional que vai trabalhar exclusivamente nas redes sociais de sua empresa, conferindo um monitoramento absoluto do que acontece no feed. Para estratégias que usam múltiplos canais, a importância da exclusividade no exercício é ainda maior. 

 

Além de observar o desempenho das publicações, o social media pode acompanhar o que concorrentes ou parceiros estão fazendo, além de estudar oportunidades de anúncio, como o relacionamento dos influenciadores digitais que dominam seu nicho de mercado. 

 

Em todo caso, o monitoramento constante permite uma abordagem mais unificada da rede social, e remove uma responsabilidade extra de gestores ou vendedores da empresa, reduzindo o acúmulo exacerbado de funções. 

 

Portanto, é possível dizer que contratar ou treinar um profissional para ser social media por meio de cursos de comunicação em seu empreendimento, é uma forma de delegar tarefas e, com isso, construir um ambiente organizacional mais estruturado e lucrativo. 

2 – Harmonia visual no feed 

O social media precisa aprender conceitos básicos de design e fotografia no momento de sua formação. Isso porque, em grande parte dos casos, uma de suas funções é produzir e publicar peças de audiovisual para os perfis oficiais da marca. 

 

Esse tipo de atividade também implica no conhecimento de estratégias de marketing de conteúdo e branding, onde o material gráfico produzido tem como objetivo a prospecção de clientes para a compra de um caderno de anotações personalizado, por exemplo.  

 

O social media estabelece um planejamento que define sua abordagem ao público. Tal estilo é a identidade de marca que será mantida em cada publicação. Os valores que diferenciam uma marca se manifestam, de modo subjetivo, em recursos visuais. 

 

Esses recursos são cores, tipografias, os elementos fotografados e a luz empregada para realçar a peça visual. Assim, o profissional sintetiza todos esses aspectos e garante uma harmonia visual ao feed, melhorando a experiência do usuário. 

 

Um perfil comercial que apresenta publicações profissionais, com bom acabamento e coerência em seu estilo é vista com maior confiabilidade. É importante que as contas comerciais se posicionem como uma empresa e não com a informalidade de um indivíduo. 

3 – Frequência consistente de publicações 

As grandes empresas sempre investem em social media para administração de seus perfis na web. Essa necessidade se dá com a quantidade de publicações feitas por dia nessas contas, uma vez que a empresa marca presença em muitas redes sociais. 

 

Publicar na web é uma tarefa que leva tempo, visto que é necessário criar textos ou pequenas descrições, utilizar as palavras-chave corretas, desenvolver as artes visuais e definir o que será postado em cada plataforma. 

 

Considerando o tempo levado para publicar duas ou três peças por dia, é impossível manter uma frequência consistente sem a especialização do trabalho. Um vendedor de carimbo personalizado, por exemplo, não pode parar o atendimento para fazer isso. 

 

Além do mais, o trabalho do social media toca no design gráfico, na fotografia e na redação, exigindo um colaborador especializado. O planejamento estratégico para marketing nas redes sociais considera o estudo de sua dinâmica como fator decisivo de abordagem. 

 

Por isso, a frequência de publicações em um perfil é previamente decidida e deve ser mantida durante toda a campanha, não apenas em termos de quantidade, mas respeitando também os horários definidos no planejamento. 

 

Esses detalhes são estipulados com base no tipo de engajamento dessas plataformas e no comportamento do público-alvo. Uma rede de horários é definida de acordo com o potencial de geração de tráfego e conversões em determinada rede social. 

4 – Retorno rápido às mensagens 

Muitos consumidores usam as redes sociais de uma marca para tirar dúvidas, conferir produtos ou serviços e até mesmo oferecer feedback sobre suas impressões quanto ao atendimento e entrega durante uma compra. 

 

Um profissional que esteja monitorando as redes sociais da empresa pode responder essas perguntas rapidamente, encaminhando o usuário para canais de suporte de acordo com cada tipo de solicitação. Desta forma, integra-se o trabalho de duas frentes. 

 

O social media pode encaminhar mensagens para o setor de vendas ou de suporte ao consumidor automaticamente, melhorando muito o desempenho desses departamentos em uniformes femininos para empresas, e a consequente satisfação do cliente. 

 

Se o social media possui treinamento de prospecção e venda, ele pode ser uma ponte ainda mais eficaz entre os setores de atendimento em uma empresa. Solucionando as questões mais simples, ele desafoga a demanda em outros canais. 

 

Outra opção é a criação e instalação de APIs para resposta automática nas mensagens privadas da empresa. A implementação desta tecnologia tem efeito em perfis populares, com muitas mensagens ao mesmo tempo, além de comentários nas publicações. 

5 – Forte voz de marca 

A voz de marca é um recurso importante do marketing de conteúdo no momento de abertura de empresa simples, visto que ela é o elemento subjetivo que liga a empresa e o consumidor da era digital, criando o valor agregado exigido por esse novo perfil de usuário. 

 

Após a padronização e a abundância de produtos oferecida pela Revolução Industrial, o consumidor passa a contar com múltiplas opções de uma mesma mercadoria ou serviço. Sendo assim, é necessário estabelecer critérios que diferenciem uma marca de outra. 

 

O primeiro aspecto mencionado pode ser a qualidade técnica do item. As empresas então investem em tecnologia e inovação para melhorar o desempenho do que disponibiliza ao consumidor. O nível entre produtos distintos volta a ser similar. 

 

Então, outro fator que pode ser considerado é o preço. Valores mais baixos são mais competitivos, mas é necessário pagar os custos de produção e muitos empreendimentos de um mesmo setor compartilham o mesmo fornecedor de matéria-prima. 

 

O terceiro fator é a qualidade no atendimento. Para isso, são treinadas equipes de vendas e desenvolvidas novas metodologias de marketing e de logística, com o fim de tornar a entrega mais eficiente e segura. O quarto fator é a identificação com a marca. 

 

Especial no contexto virtual, onde o usuário é impulsionado a demonstrar sua personalidade, convicções e gostos, a compatibilidade entre a voz da marca e sua percepção pessoal de mundo é importante para o engajamento. 

6 – Exploração de hits 

Os hits são conteúdos que alcançam um alto nível de popularidade rapidamente, atingindo milhões de visualizações e compartilhamentos em poucas horas. Um hit pode manter-se aquecido por semanas ou ser esquecido em poucos dias.

 

Um dos principais geradores de publicações que se tornam hits é o uso de uma tag específica ou uma corrente. Comum nos stories de redes sociais, esse tipo de prática é realizada por meio de vídeos curtos, otimizados para a visualização mobile.

 

Uma empresa que contrata um social media para seu perfil explora mais oportunidades de geração de hits, nutrindo os stories de sua conta com publicações rápidas e divertidas, que estimulam o tráfego e mantém o engajamento.

 

Um story simples ou um conjunto de fotos que mostrem uma caneca personalizada empresa muitas vezes é suficiente para fazer parte da corrente do dia.

 

Conclusão

O trabalho do social media está em curva crescente de demanda com a consolidação das redes sociais como principal plataforma usada na internet. Com estrutura que permite a instalação de marketplaces, as empresas se tornam mais ativas nesses locais. 

 

Além da especialização desse profissional, o social media é uma parte importante da assessoria de imprensa. Ele pode realizar acordos com influenciadores digitais, organizar anúncios pagos e servir de apoio em estratégias de marketing de conteúdo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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