Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

Como lavar diferentes edredons em casa sem estragar o tecido?

Utilizar capas e seguir recomendações de lavagem do fabricante podem fazer o material durar mais

Mesmo durante o verão, muitas pessoas se sentem mais confortáveis e protegidas durante a noite usando um cobertor. Seja um edredom matelassê, pena de ganso ou tecido sintético, cada um deles oferece diferentes graus de aquecimento e estética. E, claro, todos requerem cuidados específicos caso você deseje que durem por mais tempo.

Mas se você é do tipo de pessoa que lava o edredom antes do verão para deixá-lo quietinho até a próxima estação, vamos te mostrar algumas dicas de como lavar edredom em casa, reduzindo os riscos de danificar o tecido ou até mesmo deformar o enchimento.

Desta forma, você mantém seu edredom sempre macio e pronto para te acompanhar em noites tranquilas e confortáveis de sono, independentemente da época do ano. Acompanhe.

Como lavar edredom em casa

Lavar edredom em casa não é uma tarefa muito difícil, mas requer alguns cuidados para não danificar a peça permanentemente. O tamanho do edredom é algo a ser considerado na hora de escolher entre lavar em casa ou enviar para uma lavanderia especializada.

1. A etiqueta contém as melhores dicas

Alguns tipos de edredom devem ser lavados exclusivamente a seco, ou seja, sem o uso de água e com produtos químicos específicos para cada tipo de tecido. Além disso, a etiqueta também informa a temperatura máxima da água (quando for o caso), se é recomendado ou não o uso de alvejantes e amaciantes e também sobre o uso de secadoras e ferros de passar.

2. Lavagem na máquina e lavagem manual

Se na etiqueta do seu edredom o símbolo de uma bacia de água estiver acompanhado de uma mão, isso significa que a peça deve ser lavada manualmente. A lavagem manual pode ser feita estendendo o edredom em um varal ou em um chão liso, utilizando panos macios, jatos de água ou esponjas para remover a sujeira. 

Se estiver com um número em graus Celsius, a peça pode ser lavada na máquina, mas respeitando a temperatura adequada para não deformar o tecido. Na máquina, sempre respeite a capacidade de cada lavadora. Um edredom de casal costuma caber em uma lavadora comum de 10 kg, mas lembre-se que, ao ser molhado, o edredom fica mais pesado.

3. Produtos para lavar edredom em casa

Para lavar qualquer tipo de edredom que possa entrar em contato com água, o mais indicado é o sabão líquido, pois ele evita manchas e penetra melhor nas fibras do tecido, removendo a sujeira. Mas se você optar por sabão em pó, faça uma diluição em água primeiro, adicionando o produto na máquina já cheia de água.

Os amaciantes devem ser evitados, pois, além de oferecerem risco de manchar a peça, principalmente de cores mais escuras, podem alterar a textura do tecido, deixando-o rígido ao invés de macio com o passar do tempo.

4. Secagem e formas de guardar

Mesmo se o edredom puder ser levado à secadora, evite o uso. As altas temperaturas normalmente utilizadas para secar as peças mais rapidamente podem queimar as fibras dos tecidos, deixando a peça rígida, encolhida e até mesmo deformada.

A melhor maneira de secar um edredom é estendendo em um local arejado, de preferência por mais de um dia. Se a peça for clara, deixar ao sol pode ajudar a remover manchas amareladas que podem ter restado (comuns de suor, cremes e atrito com roupas). Se o edredom for colorido ou estampado, o melhor é secar à sombra.

Depois de seco, guarde o edredom em uma capa protetora de tecido ou plástico, com fecho em zíper. Isso protege a peça de acumular poeira e manchas pela falta de uso por muito tempo.

Lavar edredom na lavanderia vale a pena?

Quem não tem espaço em casa para secar um edredom corretamente ou possui uma peça que requer lavagem a seco pode encontrar vantagens em lavar o item em uma lavanderia. O serviço pode não sair barato, mas como a lavagem não precisa ser feita tão constantemente, a escolha acaba apresentando boa relação custo-benefício.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.