Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

7 Dicas para deixar de ser inseguro na hora de falar inglês

Quando somos crianças não temos tanto medo de errar, por isso aprendemos, mas quando ficamos mais maduros temos receio de ser corrigido e  taxado como uma pessoa burra, não é verdade?

Porém, o ditado que diz “errando é que se aprende” nunca esteve tão exato no aprendizado de outro idioma. Além disso, algumas vezes podemos travar em certas circunstâncias que pode deixá-lo desmotivado, mas ser perseverante muda toda a história.

Tenha em mente que você vai aprender a se comunicar no idioma mais falado no mundo, isso ajudará em oportunidade de emprego e em alguma faculdade que deseja fazer fora do Brasil.

Então veremos algumas dicas para tirar a insegurança.

7 Dicas para deixar de ser inseguro na hora de falar inglês

1 Leia texto em voz alta

Essa maneira é muito importante porque você perceberá como está a sua voz diante da pronúncia, e poderá comparar com o que normalmente você escuta, dessa forma será melhor para ver a entonação do sotaque inglês.

Busque estudar o idioma em voz alta, isso ajudará a ver como está pronunciando e melhorando a todo instante. Não fique desanimado com a sua pronúncia, mas persevere.

Antes de ler o texto observe várias vezes como cada palavra é pronunciada, através de um aplicativo ou alguma outra coisa, se for uma música com legenda, lembre que é cantada, então a pronúncia pode ser diferente na entonação.

Inclusive você perceberá que algumas palavras se unem com a outra quando pronunciadas numa frase, mas isso se faz com o potuguês.

2 Fale sozinho

Certamente pode parecer doideira para alguns, mas é uma maneira de aprendizado do inglês, imagine você falando com si mesmo, talvez num diálogo no espelho ou simplesmente falando com algum texto bem montado.

Então faça o seguinte: busque escrever um diálogo de uma conversa que você está familiarizado ou que goste, coloque um bom vocabulário e sentenças. Isso com certeza vai te deixar mais familiarizado, menos envergonhado na hora de falar com uma pessoa.

Quando se tem certeza que está indo bem, a ansiedade acaba morrendo, pelo menos boa parte dela.

3 Pense em inglês

Quando se faz um curso de inglês os professores dirão isso, que você deve pensar em inglês. 

Pode não parecer uma tarefa fácil, mas você parou para prestar atenção em algumas palavras em inglês que se tornaram tão comuns em nosso idioma, como big, beautiful, table, love? Com certeza você pensa nelas sem traduzir.

Então o seu cérebro se acostumou com as palavras em inglês como se fosse parte do seu vocabulário de cada dia, isso acontecerá de modo bem natural. Embora cada pessoa assimila em tempos diferentes, o aprendizado virá.

Pensando em inglês você vai perceber que nem vai querer traduzir, porque tudo se tornou comum para o seu cérebro. Então busque uma meta diária e verá que conseguirá avançar em cada uma delas.

4 Leia  notícias e literatura que goste, assista algo que chama a atenção

Essa maneira é formidável, de tal modo que você verá alguns falarem que aprendeu jogando videogame, assistindo alguma coisa que gosta, ou lendo algo que sempre achou interessante.

Por isso, os neurocientistas falam que o aprendizado dessa maneira faz com que o cérebro busque associações entre sons, formas e significados, inclusive automaticamente se começa a reconhecer palavras.

Busque interagir em blogs, sites, assistindo partidas de futebol em inglês, canais de saúde ou de outro ramo que goste, leia gibis e mangás, veja situações políticas envolvendo o mundo em algum telejornal.

Uma dica importante é que se você assiste muito de um assunto específico, seu vocabulário fica mais limitado nas palavras mais usadas ali, o bom é que você ouviu tanto que até gravou, mas agora pode associar isso com assuntos diferentes.

5 Diga que não entendeu

Não tenha medo de dizer esta palavra, afinal todo mundo está o tempo todo aprendendo, ninguém nasceu sabendo, sem contar que a maior preocupação sua nem vai acontecer.

Porque a maioria das pessoa tem uma vontade de ajudar quando isso acontece, seria tolice uma pessoa falar algo negativo disso, porque ela sabe que você está aprendendo, então não se preocupe.

Coloque em sua cabeça que existem vários países que falam inglês, e com sotaques próprios e algumas palavras que não tem o mesmo sentido em outro lugar, inclusive até nas nações que falam português teremos essa situação.

Então pergunte sempre que estiver com alguma dúvida.

6 Use a tecnologia

Isso mesmo, você tem à sua disposição na internet muitos aplicativos para aprender inglês, como o Duolingo e outros mais. Eles contribuirão apresentando várias atividades com frases, áudios, associação de palavras e tantas outras maneiras.

No caso do Duolingo ele até te lembra que você precisa estudar, então poderá fazer isso nos pequenos momentos que for possível, porque normalmente são tarefas curtas.

Além disso, tem aplicativos que possuem livros em inglês e com opção de leitura, assim você pode acompanhar com a voz do app lendo cada palavra.

Inclusive você pode associar tudo isso a um curso de inglês online.

7 Tenha confiança e auto estima

A falta de segurança está associada a algumas coisas como baixa estima e rejeição, isso pode afetar o desempenho em qualquer tipo de tarefa, então é necessário que reflita um pouco e tenha foco e confiança.

Seja muito insistente em aprender inglês, se você tiver dificuldade de conversar de perto, busque de longe, faça amigos de outros lugares, inclusive que gostaria de conhecer o nosso idioma, assim os dois estarão aprendendo.

Entenda que você não é o único que está nessa jornada e que fazer a diferença depende de sua atitude. Assim conseguirá vencer os seus medos e ter um currículo que muitos não possuem e sequer lutaram para ter.

Então viva o inglês e pratique todos os dias, cante músicas em inglês e veja como a sua pronúncia melhorou.

Últimas considerações

Recapitulando o que vimos com as 7 dicas para deixar de ser inseguro na hora de falar inglês, ou seja, que ajudam muito a desenvolver o idioma de modo menos tímido e confiante em si mesmo, utilizando maneiras de incorporar o inglês na vida diária.

Dessa forma o inglês fará parte da vida, permitindo que o cérebro se acostume com um novo idioma e que naturalmente vai fazer associações que permitirão uma conclusão certa.

Gostou das dicas? Então se dedique ao inglês, tente imergir o quanto for possível e você certamente terá sucesso.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.