Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Confira 4 dicas para escrever seu primeiro post no blog

Algumas pessoas ainda têm dúvidas ao escrever o primeiro post no blog. Pode faltar inspiração, surgirem algumas dúvidas ou simplesmente haver o receio de começar errado.

Independentemente de qual seja o segmento da sua plataforma, é fundamental começar bem, pois a primeira postagem vai direcionar as próximas.

Além disso, para manter uma essência, é fundamental que desde a primeira publicação, você consiga mostrar qual é o propósito do seu canal.

No caso das empresas, as ideias para a primeira publicação podem surgir com mais naturalidade, tendo em vista que os conteúdos vão seguir um estilo e abordar assuntos limitados ao mercado de atuação do negócio.

Por outro lado, quem está criando um blog para transformá-lo em fonte de renda ou até mesmo como um hobby, pode ter um pouco mais de dificuldade para colocar as ideias em formato de texto.

Mesmo as pessoas que têm muita habilidade para escrever podem se sentir um pouco perdidas na hora de começar um blog, afinal, a capacidade de escrita é diferente de criatividade.

Para te ajudar nessa empreitada, neste artigo, vamos mostrar quais são os objetivos do primeiro post no blog e dar algumas dicas para que você possa criar o seu primeiro conteúdo. Acompanhe!

Afinal, o que é um blog?

Um blog, tanto iniciante quanto aqueles que já estão no ar a bastante tempo, é um site pessoal ou profissional que deve ser atualizado frequentemente, podendo ser usado tanto por empresas quanto por pessoas comuns.

Essa plataforma popularizou a produção de conteúdo e se tornou um importante meio de comunicação. É um site simples de lidar, e você pode fazer as postagens por meio de um computador semi novo ou quaisquer outros tipos de dispositivos.

Sua estrutura é diferente das páginas de um site institucional, além de que ele é atualizado com conteúdos de forma frequente.

Ele pode ser conduzido como um canal particular, tendo em vista que o blog foi originalmente desenvolvido para funcionar como um diário online.

Atualmente, vem sendo utilizado pelas empresas como parte estratégica de seu planejamento de marketing digital, de modo a veicular informações e se comunicar com o público.

Com o passar do tempo, o blog também se tornou uma fonte de renda para muitas pessoas. Diversos blogueiros surgiram desde então e conquistaram fortunas escrevendo em seus blogs.

Só que para chegar a esse nível, todos eles precisaram criar seu primeiro post no blog. Apesar de ser uma ação que parece muito simples, a verdade é que muitas pessoas se sentem inseguras nesse processo.

Objetivos da primeira postagem

Quando uma pessoa ou uma empresa especializada em fachada de loja de roupas cria um blog, precisa escolher a hospedagem e elaborar um bom design para que aí possa escrever suas publicações.

No entanto, é justamente essa etapa que desafia os donos de blog. Mas, assim como todo canal, esta publicação também tem alguns objetivos.

Um deles é manter a fidelidade dos leitores desde o início, e a melhor maneira de fazer isso é sendo você mesmo. É dessa forma que você vai manter um tipo de linguagem que será compatível com seus leitores.

Você já deve ter lido publicações de outros blogs, mas, por mais que você os admire e goste do estilo deles, nunca copie. Obviamente, eles podem servir de inspiração, no entanto, nunca devem ser copiados.

Além disso, seu canal não vai atingir o sucesso do dia para noite, isso requer muito trabalho e consistência. Para começar com o pé direito, também é fundamental que você conheça o seu leitor, e algumas características devem ser estabelecidas, como:

  • Idade;
  • Localização;
  • Interesses;
  • Objetivos.

Quando você conhece o seu leitor, é capaz de padronizar a linguagem e os assuntos que vai abordar em seu blog, o que deve ser feito desde a primeira publicação.

Tanto o seu blog quanto o de uma empresa de higienização de sofás devem garantir conteúdos relevantes. De nada adianta um layout impecável se as publicações não estão à altura.

Se você quer falar sobre dicas de decoração, por exemplo, precisa pesquisar com calma para reunir conceitos importantes sobre o assunto.

Um dos objetivos do primeiro post ainda é mostrar que você tem conhecimento sobre os segmentos do seu canal e que ele pode ser uma referência no assunto.

Também é interessante que você utilize outros tipos de mídia nesta publicação de abertura. Se você vai escrever um texto, pode incluir imagens para ilustrar o conteúdo.

Com isso, você torna o material mais interessante para o leitor e ainda atende às exigências dos algoritmos dos buscadores, como o Google.

Não se esqueça de buscar boas referências na internet, independentemente de qual seja o assunto do seu blog. São elas que vão garantir a consistência do seu conteúdo e fazer com que você entregue informações verdadeiras para os seus leitores.

Passo a passo para elaborar a primeira publicação

Para que o primeiro post no blog de uma empresa de motoboy seja um sucesso, é necessário investir em algumas práticas. São elas:

1. Atentar-se à estrutura do texto

Todo o texto precisa ter início, meio e fim, e essas são regrinhas básicas que aprendemos até mesmo na escola. Os conteúdos do seu blog, desde o primeiro momento, precisam seguir esse padrão para que o leitor compreenda o que você quer dizer.

As pessoas devem ler sua postagem e entender o que você escreveu. É dessa forma, inclusive, que elas passam as informações adiante.

Além da estrutura, o conteúdo também precisa de coerência textual, que é a relação lógica entre as ideias, de modo que elas se complementam, evitando que o texto entre em contradição.

Para isso, você precisa ter conhecimento sobre o assunto e sobre o idioma que está escrevendo. Por fim, atente-se à coesão do texto, pois é dessa forma que irá garantir a ligação e harmonia entre os elementos.

As palavras, frases e parágrafos precisam estar entrelaçados, de modo que deem continuidade um ao outro. É assim que você faz a transição de ideias entre todos esses elementos.

2. Ter uma boa ortografia

Um material de qualidade não depende apenas de sua estruturação, mas também de uma escrita acessível a todos os leitores.

As empresas de alimentação industrial que possuem um blog, além de contratarem profissionais para escreverem seus conteúdos, também devem providenciar a revisão ortográfica.

Esse é um dos modos para a conquista da confiança, aumento de sua credibilidade e obtenção de prestígio entre seus visitantes.

É ruim para sua imagem e para a imagem do blog publicar textos com erros de digitação, acentuação incorreta ou construção gramatical ruim.

3. Escolher um bom título

O título do texto é a primeira coisa que a pessoa vai ler, dessa forma, ele precisa ser impactante e apresentar bem qual é o assunto do seu artigo, além de instigar a curiosidade do visitante.

Uma empresa de instalação de internet, por exemplo, pode usar termos específicos, como no caso dos gatilhos mentais.

São palavras que estimulam as pessoas a lerem o conteúdo, por serem persuasivas, fazer uma promessa ou criar um mistério.

Entretanto, você precisa ser cuidadoso e ter bom senso para utilizar os gatilhos mentais. Tenha em mente que o seu objetivo é informar os leitores, mas nunca enganá-los com algo que não pode cumprir.

4. Parágrafos e frases curtas

Se você der uma rápida lida em blog específico, como de um fabricante de bloco de anotações atacado, vai perceber que suas frases e parágrafos são mais curtos.

Dessa forma, você consegue desdobrar seu conhecimento em relação a um assunto, tornando as intensas mais curtas e diminuindo o tamanho dos parágrafos.

Ao contrário dos livros, você está escrevendo para pessoas que estão navegando na internet, portanto, a proposta deve ser diferente.

Lembre-se de que a experiência de leitura é diferente, sendo assim, quanto mais objetivo e preciso você for, melhor será a fluência do texto.

Um fabricante de mouse pad personalizado, por exemplo, pode utilizar um padrão de 3 linhas em cada parágrafo, mantendo esse equilíbrio ao longo de todo o artigo.

Lembre-se de sempre deixar uma linha em branco ao iniciar um novo parágrafo, afinal, isso evita que as linhas fiquem amontoadas e traz mais alívio visual para o seu conteúdo.

Conclusão

Se você está criando um blog é porque tem várias ideias que gostaria de compartilhar. No entanto, começar a escrever pode trazer várias dúvidas, o que é perfeitamente normal.

Como vimos ao longo deste artigo, existem algumas estratégias que podem ser colocadas em prática para que você comece o seu blog do jeito certo.

Procure aplicá-las nos próximos posts, para que assim todos eles tenham qualidade e atraiam a atenção dos leitores. Com isso, as chances de sua página ser um grande sucesso são muito maiores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.