Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Onde encontrar colágeno?

Proteína é essencial para a manutenção da pele, articulações e ossos.

O cuidado com o nosso organismo reflete mais na nossa aparência do que podemos imaginar. Isso porque uma rotina de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, atividades físicas, não fumar e não consumir álcool (ou beber o mínimo possível), contribui para um corpo com aspecto saudável e mais bonito.

Em se tratando da elasticidade da pele e boa condição dos ossos e articulações, uma proteína que se faz indispensável é o colágeno. A associação de aspectos como firmeza e hidratação para a pele faz com que mais pessoas busquem formas para inserir o colágeno em suas dietas.

Mas antes de sair por aí comprando qualquer produto que se diga fonte de colágeno, é preciso entender melhor como funciona, de fato, essa proteína. Saiba quais são os alimentos onde podemos encontrá-la, bem como qual o melhor tipo de suplementação para cada caso.

Colágeno: o que é e suas funções

O colágeno é uma proteína fibrosa produzida pelo próprio organismo humano e é encontrado principalmente nos tecidos conjuntivos, a exemplo da pele propriamente dita, das cartilagens e dos ossos. 

Sua função primordial é estruturar, firmar e dar elasticidade à pele, bem como manter a integridade de articulações, ligamentos, músculos e tendões. Além disso, também ajuda no fortalecimento de cabelos e unhas. Mais: ajuda a combater o envelhecimento e melhorar visivelmente a aparência da pele.

Por essas e outras razões a proteína tem se tornado tão relevante, principalmente no que diz respeito aos cuidados com a pele e a busca por uma aparência mais jovem e saudável, mesmo com o passar dos anos.

Vale dizer que o colágeno está naturalmente presente no nosso corpo, porém, a partir dos 30 anos, sua produção começa a cair significativamente, o que faz com que haja uma necessidade maior de reposição seja através de alimentos ou por meio de suplementação.

Alimentação

Na hora de ingerir alimentos, as principais fontes de colágeno para o nosso organismo são as carnes vermelhas (bovina e suína) e brancas (aves e peixes), bem como a gelatina.

A maior concentração de colágeno nas carnes vermelhas fica em partes específicas, como ossos e articulações. Na carne bovina, o mocotó e as cartilagens são as mais ricas em colágeno, enquanto na suína a presença maior é nos ossos e pele. Cortes de músculo e alcatra também contêm colágeno.

Quanto ao frango, o colágeno está bastante presente nas cartilagens e ossos. Além disso, a concentração vai depender da idade do animal, pois quanto mais velho, mais colágeno ele tem. Nos peixes, a concentração fica nas cartilagens, espinha e pele.

Por ser um alimento produzido a partir das cartilagens e dos ossos de animais, a gelatina é outra fonte riquíssima em colágeno e uma boa alternativa para quem é ovolactovegetariano.

Existem, ainda, alimentos que ajudam na produção e absorção de colágeno, sendo fontes de selênio, silício, vitamina C e zinco. São eles: laranja, tangerina, limão, goiaba, tomate, agrião, salsa, feijão preto, castanha do Pará, nozes, ovos, ostra, mariscos, aveia e arroz integral.

Suplementação

A suplementação é outra alternativa que ajuda muito a manter os níveis de colágeno de modo a retardar o envelhecimento, bem como combater ou reduzir os danos de doenças relacionadas aos ossos e articulações.

Seu uso é essencial após os 50 anos, pois, a partir dessa idade, o organismo passa a produzir o colágeno em quantidades muito menores, ocasionando, por exemplo, a temível flacidez na pele.

O tipo de colágeno mais indicado é o chamado hidrolisado, que atua na manutenção da firmeza da pele, no fortalecimento das articulações, unhas e cabelos, bem como auxilia nos processos de cicatrização e osteoartrite.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.