Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Tutoriais Blogger Bruna Farias

Comprar cursos online vale a pena?

Atualmente é possível aprender sobre praticamente qualquer assunto, com certificação e reconhecimento no mercado de trabalho por meio dos cursos online.

E quando falamos “qualquer assunto”, nos referimos a possibilidade de fazer cursos técnicos, graduar-se em cursos superiores, fazer pós-graduações e especializações, como mestrados e doutorados, além de MBAs.

Essa modalidade de ensino é uma das facilidades da modernidade. Bastante atrativa para quem busca conhecimento e reconhecimento, agrega valor ao seu currículo e possibilita o destaque no mercado de trabalho.

No entanto, o grande desafio está na qualidade, afinal, existem milhares de opções, entre plataformas de ensino de instituições, sejam elas grandes ou pequenas. 

Dessa forma, ao ver um folder promocional com oportunidades de cursos online, muitos questionam se realmente vale a pena investir na modalidade de ensino à distância (EAD) ou optar por um curso presencial.

Para ajudar você a decidir se o EAD é uma boa escolha para você, e inteirá-lo sobre o assunto, elaboramos esse artigo.

A seguir você entenderá melhor sobre o funcionamento dos cursos online e as facilidades que eles proporcionam. Além disso, o texto está recheado de dicas sobre o tema. 

Curso online x ensino presencial 

Entre essas duas modalidades existem grandes diferenças, e a principal delas talvez seja o fato de você poder fazer um curso de Harvard ou Stanford, por exemplo, apenas com um computador usado e acesso à internet, sem sair de sua casa.

De acordo com dados do MEC, órgão regulamentador do ensino no país, os cursos online têm atraído cada vez mais adeptos: no ano de 2008, a parcela de ingressantes que  optavam pelo EAD era de cerca de 20%, e essa porcentagem já havia dobrado em 2018.

Logo após, a urgência imposta pela crise mundial de saúde, resultou no desenvolvimento e no aprimoramento de muitas tecnologias voltadas para o ensino à distância, tornando-as extremamente interativas e dinâmicas.

São diversas as opções disponíveis atualmente em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), que permitem a certificação sobre cabeamento estruturado de redes, por exemplo. 

Essas são plataformas digitais totalmente dinâmicas e intuitivas, que contém todos os materiais dos cursos, permitindo que você se organize de forma prática para assimilar o conteúdo.

E não foram investimentos “só” em soluções tecnológicas voltadas para as plataformas e formatos de comunicação. 

Muito foi investido nas metodologias de ensino, as chamadas tecnologias sociais, mas esse é outro assunto, tema para um bom banner acadêmico.

Os diversos cursos de capacitação, aperfeiçoamento e atualização são excelentes para diferentes finalidades: os certificados comprovam seus conhecimentos em provas de títulos de concursos públicos, e contam como horas de atividades complementares da faculdade.

Além disso, as certificações auxiliam no progresso da carreira, auxiliando na performance em entrevistas de emprego ou levando a possíveis promoções. 

Pense em como pode melhorar sua titulação para a próxima impressão cartões de visita.

Como funciona o EAD

A acessibilidade é o grande diferencial dos cursos online, uma vez que permitem a transposição de diversas barreiras logísticas, sejam elas geográficas, financeiras ou pessoais. 

Assim, existe uma infinidade de assuntos e temas, e o processo é bem simples. Pontuamos todo o percurso em 7 passos:

  1. Definir seus interesses e escolher o curso;
  2. Se matricular;
  3. Acompanhar as aulas e materiais de apoio no AVA;
  4. Seguir com o conteúdo programático e as atividades;
  5. Realizar provas para avaliar seus conhecimentos;
  6. Quitar os custos para a certificação;
  7. Receber seu certificado.

Tudo muito fácil e acessível para a grande maioria das pessoas, pois como falamos, as exigências quanto à estrutura física para o estudo é pequena, e muitas plataformas podem ser acessadas diretamente do seu smartphone.

Vantagens e benefícios

Pontuando as demais vantagens do ensino à distância, além da acessibilidade e da grande variedade de cursos, seguem mais 4 fatores a serem pesados por você:

  • Flexibilidade

Talvez a flexibilidade seja o maior diferencial dos cursos a distância. 

A maior parte das pessoas que os cogita, têm emprego, e somente quem já trabalhou e estudou ao mesmo tempo sabe os desafios para gerenciar o tempo.

Portanto, para os moradores das grandes cidades, que dependem das horas no trânsito para o deslocamento, passar pelo controle de acesso catraca sem atrasos, torna-se uma dificuldade ainda maior.

Assim, a carga horária flexível associada às ferramentas tecnológicas permitem total acesso, de qualquer hora ou lugar, facilitando o aproveitamento do aluno. 

Os prazos não deixam de existir: é preciso organizar-se para terminar o estudo dos conteúdos, fazer as provas e obter sua certificação.

Mas, com um cronograma pré-definido e sem exigências com horário, fica bem mais simples para o estudante lidar com isso em seu dia a dia.

Além disso, a flexibilidade não é somente em relação ao horário, mas também à transposição de obstáculos, como a localização e o financeiro.

Afinal, uma parcela considerável das pessoas que fazem cursos online em universidades estrangeiras, jamais teriam condições para tal, se tivessem que ir até o novo país e se manter por lá.

  1. Qualidade do conteúdo e do aprendizado 

Como pontuamos no início desse texto, a qualidade do ensino costuma ser o grande questionamento de muitas pessoas.

O fato é que na internet encontramos todo o tipo de coisa, e você deve, sempre, verificar a credibilidade da instituição ou do profissional responsável. 

Mas, uma vez conferida, o desempenho passa a depender somente de você mesmo.

Uma grande vantagem do universo online é a forma com que aproxima pessoas, e muitos cursos permitem o contato com profissionais excepcionais do mundo todo, sejam ministrando os conteúdos ou em palestras complementares.

Sendo assim, um bom curso pode oferecer a oportunidade de aprender, e de tirar suas dúvidas, diretamente com o profissional mais reconhecido de um determinado setor ou campo do conhecimento. 

A flexibilidade de deixar as aulas gravadas e as possibilidades de comunicação por canais como e-mail ou chat, não são apenas vantagens para o estudante, como citamos no tópico anterior.

Também é vantajoso para o docente, que pode organizar melhor sua rotina e ampliar o alcance de sua contribuição como professor. 

Além disso, algo cada vez mais comum, são os cursos ministrados por profissionais que não são, necessariamente, professores por formação.

Esse é o caso, por exemplo, dos CEOs e de grandes empreendedores pioneiros em um determinado segmento, como uma loja de equipamentos para cozinha industrial de grande destaque no mercado.

Essas são pessoas com uma bagagem prática gigantesca, que podem contribuir, e muito, para a capacitação de um profissional, mas geralmente, o desafio é o tempo, e os cursos online vieram como a solução.

  • Custos

Ao longo do nosso discurso já mencionamos como as questões financeiras podem ser um obstáculo.

Afinal, para a formação em um curso presencial, é preciso considerar todos os gastos.

O custo total envolve as mensalidades, transporte, alimentação e hospedagem, no caso dos cursos em outra cidade e ou continente. 

É fundamental colocar tudo isso na ponta da caneta para evitar problemas com dívidas.

Nesse contexto, os cursos online também se apresentam como solução: a estrutura e manutenção das plataformas digitais têm um custo mínimo, se compararmos com os custos demandados para manter o espaço físico de uma instituição.

Dessa forma, ainda que haja grande investimento em relação à excelência dos docentes, o custo final para os estudantes é muito menor.

  •  Valor e autenticidade do certificado

A modalidade de ensino à distância é reconhecida e regulamentada pelo MEC, e o carimbo para empresa dessa instituição tão importante, é o que torna a certificação válida em todo o território nacional. 

O conteúdo programático dos cursos online devem abordar os mesmos temas e assuntos, e oferecer a mesma carga horária, que na modalidade presencial, para que realmente haja credibilidade. 

Portanto, para evitar qualquer problema futuro, basta verificar o nome e as credenciais da instituição antes de iniciar seu curso.

Busque mais informações sobre a qualidade, em relação às aulas, professores, e também sobre a estrutura e o suporte oferecidos pela plataforma, e não terá surpresas.

Estudar a distância funciona para mim?

Se antes o EAD era uma tendência, nos tempos atuais, tornou-se uma necessidade, mas, assim como qualquer solução, funciona para uns e para outros não.

Não só em relação ao ensino, mas também englobando o home-office, o fato é que algumas pessoas realmente precisam da presença de outras pessoas para sentir motivação para as atividades. E não há nenhum problema nisso.

No entanto, se esse for o seu caso, pode convidar outras pessoas para acompanhar o conteúdo com você.

Outra objeção muito comum é que alguns dizem não ter disciplina. Iniciar um curso online é uma ótima maneira de resolver esse problema, pois ter disciplina é uma habilidade pessoal essencial, não só no mercado de trabalho, mas em todas as áreas da vida.

Dessa forma, ao criar uma rotina de estudos e se esforçar para tal, estará, consequentemente, trabalhando para desenvolver essa habilidade. 

Sendo assim, a única maneira de tornar-se uma pessoa disciplinada, é tentando ser uma.

Considerações finais

Portanto, se você ainda não havia pensado sobre a possibilidade de estudar e conquistar uma qualificação internacional para seu currículo, chegou a hora de cogitar a opção.

Após a leitura desse artigo, você viu como pode ser vantajoso e fácil investir em si mesmo, por meio dos cursos online, e quais cuidados deve tomar para garantir o valor da certificação.

Dito isso, é sua vez de se questionar quanto aos seus planos e ambições, e avaliar se vale a pena o investimento para se tornar um profissional mais capacitado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.