Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Como garantir sua segurança no meio on-line

Configurações e cuidados podem evitar inúmeros problemas, inclusive golpes

Em tempos de golpes no WhatsApp e problemas com vazamento de dados, todo cuidado é pouco quando o assunto é segurança na internet. Por isso, tanto seu computador quanto seu smartphone precisam ter configurações que protejam as informações e diminuam as chances de golpe ou outros problemas.

É possível se proteger com alguns cuidados simples. Veja cinco dicas para ter mais segurança na internet de maneira fácil e prática. 

1. Cuidado com senhas e informações

A primeira dica é a mais importante sempre: não compartilhe suas senhas ou dados de acesso de qualquer conta (de bancos a redes sociais) com ninguém, muito menos por aplicativos de mensagem.

Uma dica sobre isso é não salvar dados bancários ou de acesso a algum tipo de conta no navegador, seja do computador, seja do smartphone. Isso porque, se alguém conseguir acessar seu aparelho ou sua conexão, já terá em mãos de maneira rápida todos seus dados.

Apesar de prático, o ideal mesmo é não deixar essas informações salvas de maneira automática nos navegadores e aplicativos.

2. Habilite a verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas é uma maneira encontrada por alguns aplicativos para evitar a perda de conta. Dando um exemplo mais conhecido, o WhatsApp, app no qual ocorrem cerca de 15 mil golpes por dia, usa a verificação em duas etapas para diminuir as chances de invasão.

Com essa verificação, a empresa envia uma informação de contato (como um código específico) no canal escolhido pelo usuário no cadastro. Esse código será utilizado para acessar o aplicativo de tempos em tempos e é muito importante não passar essa informação para ninguém, muito menos para desconhecidos na internet ou no telefone.

3. Coloque permissão para download

Os dados e informações salvas no smartphone podem acabar sendo acessadas quando o usuário faz, sem querer, o download de algum aplicativo ou documento contendo arquivo capaz de “infectar” o aparelho e conseguir dados. 

Por isso, uma das maneiras de evitar isso é colocando a solicitação de permissão para download nas configurações do celular. Antes de qualquer descarregamento no celular, aparecerá esse pedido de permissão. Caso veja que o que está sendo baixado não foi solicitado por você, negue o pedido.

4. Cuidado com redes de internet abertas

Redes públicas de internet podem ser úteis e práticas fora de casa, mas escondem inúmeros perigos, já que facilitam ainda mais o acesso às informações salvas no smartphone e até nas redes sociais. Por isso, o ideal mesmo é evitar se conectar a esse tipo de rede. 

Nas configurações, não deixe ativada a conexão automática em redes públicas e evite ao máximo se conectar por vontade própria. Se passa muito tempo fora de casa, considere melhorar seu plano de internet móvel com sua operadora. Sua segurança agradece.

5. Deixe seu celular bloqueado

As senhas solicitadas para acessar o celular já são bastante conhecidas e utilizadas, mas é importante que elas sejam seguras de verdade. Para isso, a entrada por PIN (código) é mais segura que a por desenho em tela, por exemplo. 

Mas elementos como biometria e acesso por reconhecimento facial são medidas ainda mais seguras para evitar que alguém desbloqueie seu celular sem você. Isso é bastante útil também em casos de roubos e assaltos.

Para que o celular fique ainda mais protegido, é preciso habilitar nas configurações o que pode ou não ser acessado sem o desbloqueio do celular. Proteja os aplicativos mais importantes ou com informações sensíveis.

Dica extra: habilite o bloqueio a distância do celular

Infelizmente, casos de roubos e assaltos são cada vez mais comuns. Uma das maneiras de evitar que alguém acesse seus dados e pratique algum tipo de golpe é ter sua conta do sistema conectada em computador ou outro celular e pedir, o quanto antes, o bloqueio do smartphone roubado. Assim, os aplicativos serão protegidos e suas informações também.

Medidas de segurança são sempre bem-vindas quando falamos do mundo on-line. Mesmo que nunca tenha passado por algum problema, vale a pena deixar seu telefone configurado para proteger suas informações. Assim, você fica mais seguro(a) e evita inúmeros problemas burocráticos e financeiros.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.