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Guest Post Bruna Farias

Branding: suas características e cases de sucesso

O branding é um conceito que merece muita atenção por parte das empresas. Quem possui um negócio precisa estar totalmente comprometido com a sua marca.

Sua força de mercado e a percepção que o público tem de você, são fatores que dependem das ações voltadas para os objetivos da organização.

É importante estar presente na mente do consumidor quando a pessoa tem uma necessidade de compra.

Entretanto, isso só é possível se você tiver uma identidade e personalidade reconhecidas.

Esses são alguns conceitos que ajudam a explicar o conceito de branding, mas conquistá-lo é uma tarefa complexa e que não deve ser deixada de lado.

Tanto as estratégias de administração quanto às estratégias de marketing são repletas de termos, que muitas vezes parecem uma moda passageira.

No entanto, isso não se aplica ao conceito de branding, pois a gestão da sua marca vai refletir em seus resultados.

Para se ter uma ideia, uma empresa que se apresenta constantemente perante o público tem um aumento médio de 23% em suas receitas.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é branding, por que investir nele e como fazer isso. Portanto, se você tem alguma dúvida, não deixe de conferir até o final.

Entendendo o que seria conceito de branding

Branding está relacionado ao modo como uma empresa constrói, gerência ou reposiciona sua marca, com o objetivo de implementar valores que sejam reconhecidos pelo público.

Ele vai muito além da questão de marcas, pois cuida das percepções dos consumidores, este termo em qualquer ação que possa interferir na imagem da empresa, bem como de seus produtos e serviços.

Ele pode ser trabalhado em um folder promocional, no site da marca, na construção de seus valores, no desenvolvimento de um produto, nas estratégias de marketing, dentre muitas outras possibilidades.

Muitas marcas famosas têm preferência entre os consumidores porque transmitem sensações positivas, investem em ações que reforçam laços emocionais com o público-alvo.

São características dadas para fazer com que as pessoas tenham boas referências da empresa na hora de comprar.

É por isso que quando vamos comprar algum produto ou serviço optamos automaticamente por algumas empresas em detrimento de outras, que oferecem exatamente as mesmas soluções.

Em outras palavras, podemos dizer que fazer um bom branding é fixar a sua marca na mente dos consumidores, de modo que eles não pensem duas vezes na hora de comprar.

É como se a sua marca bloqueasse completamente as chances de qualquer outra se tornar preferência entre os clientes.

Agora que você já entende o conceito de branding, no próximo tópico, vamos explicar por que é importante desenvolver a identidade e as características de sua marca. Acompanhe a leitura.

Por que o branding deve ser trabalhado?

Fazer uma boa gestão de marca é uma necessidade inquestionável nos dias de hoje, com o advento da internet, o consumidor moderno tem inúmeras possibilidades de consumir um mesmo produto ou serviço.

Por exemplo, você pode comprar impressão cartões de visita com diferentes gráficas, mas vai escolher aquela com a qual tem um bom vínculo.

Ou seja, o consumidor moderno prefere a empresa que atende melhor os seus interesses e problemas. Eles precisam sentir que a marca se preocupa com as pessoas.

Quando uma necessidade surgir, é esse tipo de empresa que será procurado. E essa definição se aplica tanto às empresas B2C quanto às B2B.

Em outras palavras, mesmo que os seus clientes sejam pessoas jurídicas, a importância do branding não diminui.

Para se ter uma ideia, cerca de 77% dos gestores de marketing B2B afirmam que uma boa marca é fundamental para o crescimento de seus negócios.

Ademais, cerca de 82% dos investidores consideram a força da marca e seu reconhecimento como fatores fundamentais para decidir onde vão alocar os seus recursos.

Portanto, se uma imobiliária especializada em sala privativa deseja conquistar investidores, deve investir em seu branding.

Para ficar mais clara a importância desse conceito, pense, por exemplo, nas marcas que vêm a sua mente quando você quer comprar itens como:

  • Comidas prontas;
  • Tênis;
  • Produtos de beleza;
  • Bebidas.

Com certeza você se lembrou de marcas muito famosas e isso aconteceu porque elas construíram uma imagem e reputação fortes em todos os lugares.

Independentemente de seu objetivo ser aumentar a conexão com o público, fazer o seu negócio crescer ou aumentar as vendas, é necessário ter uma marca consolidada. 

Por esse motivo, a melhor forma de fazer isso é investindo em branding.

Agora que você já sabe por que as empresas, como no caso de um fabricante de controle de acesso catraca, precisam investir em branding, no próximo tópico, vamos mostrar como colocá-lo em prática.

Dicas de branding para o seu negócio

Para consolidar a sua marca no mercado e conquistar seus objetivos, você precisa investir no branding. E a melhor forma estratégias, como:

Construir a sua marca

Toda empresa precisa construir, por isso, esta é a nossa primeira dica. Tudo o que vier depois disso só vai funcionar se você souber trabalhar nesta etapa.

É necessário reunir tudo aquilo que uma companhia precisa para se lançar em seu mercado. 

Um exemplo disso, é o case de uma loja de computador usado que melhorou a sua identidade visual.

Ela optou por cores que passaram a destacar melhor a sua marca e transmitem sensações positivas para o seu público.

Também fez alterações em seu logo, por meio de um elemento que permitiu que as pessoas a reconhecerem imediatamente, empregando em todos os seus canais de comunicação e em seus materiais impressos.

A tipografia também foi alterada e, a partir disso, gerou uma identificação maior por parte do público e fez com que as pessoas percebessem melhor a sua marca.

Fazer investimento em marketing de conteúdo

Existem várias estratégias de marketing que favorecem o branding de um negócio, em uma das que mais trazem resultados, sem dúvidas, é o marketing de conteúdo.

Trata-se de uma ação que se baseia na criação de materiais de valor, que ajudam a atrair as pessoas e a construir uma imagem positiva em torno da empresa.

Uma gráfica de banner acadêmico vai reforçar os seus valores por meio de ações de marketing social, institucional ou ambiental.

Portanto, ela vai produzir conteúdos em diferentes formatos, como vídeos, textos, áudios, imagens, dentre outras possibilidades, para publicar em seu blog, site, redes sociais e até por e-mail marketing.

Tudo será feito de acordo com os interesses do público-alvo e considerando as características da persona do negócio.

O marketing de conteúdo é bastante útil para o branding porque muitas empresas o utilizam justamente para promover o reconhecimento de marca.

De acordo com uma pesquisa realizada, 85% das pessoas entrevistadas afirmaram que a principal razão para criar conteúdos ricos é justamente construir uma marca consolidada e melhorar as percepções positivas em torno da companhia.

Podemos citar como case de sucesso um fabricante de carimbo para empresa, que investia apenas em anúncios pagos na internet.

Ao perceber que esse tipo de investimento é contínuo e que só traz resultados enquanto você paga por ele, a empresa decidiu trabalhar melhor os seus conteúdos.

Além de conquistar os melhores resultados, ela notou que os consumidores estavam mais maduros para as negociações e mais confiantes em relação às soluções oferecidas por ela.

Fazer aplicação em marketing promocional

Se o seu objetivo é vender mais, deve incluir as estratégias de marketing promocional em seu planejamento. 

Em outras palavras, você vai oferecer alguns agrados para conquistar o apreço dos consumidores.

Uma empresa de cabeamento estruturado de redes investiu nessa prática e conseguiu transmitir para o seu público uma maior preocupação com eles, com isso, estimulou as pessoas para que experimentassem suas soluções.

Para conseguir isso, ela investiu na distribuição de brindes e no envio de amostras grátis. 

Mas, você também pode optar por outras estratégias, como degustação de produtos, cupom de desconto, concursos culturais e programas de fidelidade.

Entretanto, é importante ter a sua persona bem definida, visto que assim você vai identificar quais ações funcionam melhor com seus prospects.

Procure enxergar as pessoas como uma parte estratégica, pois assim fica mais fácil fixar a sua marca na mente delas.

Conclusão

Fazer brinde é muito importante para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou de seu segmento.

É por meio dele que as pessoas passam a reconhecer o seu negócio e tudo aquilo que ele tem a oferecer. 

Tenha em mente que seja excelente, sem trabalhar o branding fica muito difícil conquistar as pessoas.

O consumidor moderno valoriza uma marca reconhecida e respeitada, mais que, principalmente, possa confiar nela e se identificar com os seus propósitos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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