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Guest Post Henrique

4 pratos plant based para você preparar

Receitas que usam exclusivamente ingredientes de origem vegetal te apresentam um mundo de novos sabores.

A alimentação é um dos principais fatores culturais de um povo em determinada época. A partir dela, entendemos o momento em que uma população específica vivia, desde os recursos disponíveis até o que se acreditava naquele período da história.

Quando falamos de cozinha contemporânea mundial, um dos assuntos mais abordados são os pratos totalmente vegetais, também conhecido como plant based, derivação da língua inglesa. 

Engana-se quem pensa que apenas os veganos fizeram dessa uma discussão relevante. Pessoas com intolerância ao açúcar — a lactose — ou a proteína do leite da vaca, têm encontrado à sua disposição diversas opções eficientes de distribuição, tanto no comércio local quanto em um mercado on-line de qualidade.

Na prática, os pratos totalmente vegetais são uma opção de alimentação mais barata, mais saudável e mais sustentável do que a cozinha moderna tradicional, podendo ser apreciada por todos.

Se esse assunto te interessa e você ainda não é familiarizado com as possibilidades desse tipo de culinária ou para aqueles que já são adeptos desse estilo de vida, separamos 4 pratos plant based para você preparar e se deliciar; confira.

Avokadopasta

Essa é uma receita que exemplifica bem a tendência do fusion food, a culinária resultado da globalização que usa elementos de diferentes culturas para elaborar novos pratos. De origem finlandesa, o prato tem como ingredientes principais o abacate, fruta mexicana adorada em todo o mundo, e o macarrão, popularizado pelas receitas italianas.

O preparo é simples e as medidas bastante intuitivas. Cozinhe a quantidade de macarrão que se deseja e reserve a água do cozimento para o molho. Para cada prato, um abacate pequeno será utilizado. Amasse-o em uma tigela com a quantidade de água que preferir, conforme a textura desejada, e acrescente manjericão, sal e tomate seco e pronto, você terá um prato essencialmente internacional e completamente plant based.

Sorbet de maracujá

O sorbet é o primo vegano do sorvete tradicional e usa apenas ingredientes vegetais em sua receita. Para essa receita de maracujá, você vai precisar de 300 g da polpa da fruta (com ou sem semente), 2 bananas pratas, 100ml de água, 100g de açúcar refinado e suco de meio limão.

O preparo é igualmente simples, basta que você bata todos os ingredientes no liquidificador e leve para congelar por 2 horas e, em seguida, bata novamente e congele o resultado, repetindo esse procedimento por mais duas vezes. O sabor é inconfundível e uma ótima opção para os veganos, intolerantes à lactose ou quem busca opções saudáveis para se refrescar.

Tabule de quinoa

O tabule é um prato tradicional de salada libanesa que em sua receita original já é naturalmente plant based. A receita que te apresentamos aqui, porém, substitui o trigo para quibe pela quinoa cozida, o que deixa ele ainda mais saudável por não conter glúten.

Você vai precisar de uma xícara de chá de quinoa cozida, 2 tomates cortados em cubos bem pequenos, ½ xícara de salsinha fresca picada, 1 pepino japonês cortado em cubinhos, 1 cebola roxa pequena bem picada, suco de 1 limão, 1 dente de alho amassado, ½ xícara de hortelã fresca picada, ½ xícara de chá de azeite de oliva extra virgem, 1 colher de café de sal marinho e, por fim, 1 colher de café de pimenta-do-reino preta em pó.

Para o preparo, basta colocar todos os ingredientes em um recipiente e misturar bem. A dica é que todos eles estejam em uma temperatura fria, especialmente no verão.

Creme de abóbora e alho-poró

E a uma bela salada é o prato ideal para os dias quentes, nada substitui os cremes e sopas nos dias de inverno. Nossa última receita dessa lista é ideal para os dias em que os termômetros marcam temperaturas mais baixas.

Para essa saborosa receita de creme de abóbora com alho-poró, você vai precisar de um 1kg de abóbora picada, 2 tabletes de caldo de legumes, 1 colher de gengibre fresco picado, 1 caixinha de leite de coco, 1 colher de sopa de azeite, 1 talo grande de alho-poró em rodelas e 1 colher de sopa de cebolinha verde picada.

Para o preparo, cozinhe a abóbora junto do caldo de legumes e do gengibre e bata no liquidificador quando a mistura estiver mais morna. Em seguida, junte a ela ao leite de coco e cozinhe novamente até que o caldo engrosse mais um pouco. Ao mesmo tempo, refogue o alho-poró no azeite em uma panela. 

Com as duas partes da receita pronta, junte-as e tempere com sal, pimenta e a cebolinha a gosto.

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