Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Passo a passo para fazer chocolate quente em casa

Dias mais frios pedem a bebida que aquece e adoça nossos dias; confira duas receitas incríveis para fazer em casa.

O inverno chega, as temperaturas baixam, e nós só queremos saber de cobertor, edredom e chocolate quente. E se por um lado o frio não agrada a todos, por outro, é inegável que todos nós adoramos uma bebida que nos aqueça durante a estação. Isso pode incluir desde as bebidas mais caseiras até o superprático chocolate em cápsula.

A prática de beber chocolate quente remonta os hábitos do povo maia. A verdade, contudo, é que a mistura bebida pelos nativos do Equador era bem diferente da que conhecemos hoje, muito mais amarga e bastante apimentada. 

A versão leitosa e adocicada só tomou forma e sabor como conhecemos hoje depois que outras culturas tiveram contato com o cacau e seus subprodutos. Na Espanha, na Holanda, no México e na Jamaica, o hábito de beber chocolate quente e, consequentemente, sua receita, foram alterados de acordo com o gosto de cada região.

No Brasil dos dias de hoje existem diversas maneiras de tomar o chocolate quente, e hoje te apresentamos o passo a passo de três receitas para fazer em casa e manter você e sua família nos dias mais frios do ano.

Chocolate quente de micro-ondas

Começamos com uma receita bem prática para aqueles dias em que você não tem muito tempo, mas precisa de um chocolate quente para enfrentar uma manhã fria seguida de muito trabalho e outras tarefas diárias.

Para ele, você vai precisar de uma xícara de chá de leite, uma colher de sobremesa de amido de milho, três colheres de sopa de cacau 50%, uma colher de sopa de açúcar, uma colher de café de essência de baunilha.

Misture o leite, o amido de milho, o cacau, o açúcar, e a essência de baunilha em uma xícara grande até o amido desmanchar. É provável que o cacau, nesse momento, não se dissolva por completo, mas isso acontecerá durante o aquecimento.

Utilizando um prato, coloque a xícara no micro-ondas em máxima potência por um minuto. Depois disso, misture com uma colher até ficar homogêneo. Em seguida, ligue o micro-ondas mais uma vez por 30 segundos, mexa mais uma vez com a colher e, por fim, utilize o micro-ondas por 20 segundos e misture até ele esfriar um pouco e chegar na consistência desejada.

Chocolate quente meio amargo

Quem gosta de sabores que misturam o doce e o amargo vai adorar essa receita, igualmente simples, mas um pouco mais sofisticada. Para fazer um chocolate quente meio amargo, você vai precisar de 85 g de chocolate meio amargo, meia xícara de chá de leite, meia xícara de chá de creme de leite, uma pitada de sal e uma pitada de canela.

Para o preparo, em primeiro lugar, você deve aquecer o leite. Assim que ele estiver bem quente, adicione o chocolate, sempre mexendo para que ele derreta por completo. Uma vez que isso aconteça, acrescente a canela e o sal. Por fim, junte o creme de leite e mexa até começar a fervura. Sirva quente.

Chocolate quente branco

Nosso último passo a passo vai um pouco na contramão do tradicional, com uma receita de chocolate quente branco. Para ela, você vai precisar de 400 ml de leite, meia colher de sopa de amido de milho, uma caixinha de creme de leite, 200 g de chocolate branco, uma colher de sopa de essência ou meia fava de baunilha.

Em uma panela, em fogo médio, acrescente todos os ingredientes, exceto o chocolate. Vá mexendo para que a mistura não grude e tome cuidado para não fervê-la. Desligue o fogo em seguida e acrescente o chocolate, misturando-o com uma colher de pau até que ele derreta por completo. Sirva imediatamente.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.