Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Mundo Blogger Diego Bini

Gestão de e-commerce: dicas essenciais para ter sucesso

A gestão de e-commerce vai muito além de apenas abrir uma loja virtual e colocar produtos à venda. Na verdade, há muitas obrigações jurídicas que devem ser satisfeitas, como emissão de nota, criação de CNPJ e assim por diante.

Fora isso, também há a ação de gerir sua loja online de acordo com seus resultados. Dessa forma, é possível crescer e dominar cada dia mais o mercado em que você atua.

É importante tomar cuidado com o design de seu site, assim como o conteúdo das páginas. Afinal, uma loja virtual depende bastante de SEO para se sobressair. Qualquer pequeno detalhe faz diferença na hora do ranqueamento.

Dito isso, vamos apresentar algumas dicas essenciais para ter sucesso com e-commerce.

Leia até o final!

Planeje bem seu e-commerce

O primeiro passo para gerir bem seu e-commerce é, na verdade, estabelecer metas sólidas. No entanto, tenha em mente objetivos alcançáveis de curto e médio prazo, rumando para um propósito maior.

Nesse sentido, no primeiro mês de vida de sua loja online, você pode estabelecer algo como “meu objetivo é alcançar 5 vendas”. Assim, seu foco será cumprir essa meta, fazendo uso de todos os meios à disposição.

No longo prazo (5 anos), por exemplo, podemos pensar em uma meta como “pretendo realizar, consistentemente, 100 vendas por mês”.

O propósito maior, nesse caso, é desenvolver um crescimento consistente ao longo do tempo, que certamente vai levar ao sucesso.

Faça um bom controle de estoque

Um dos fatores mais delicados de uma loja virtual é o estoque. De fato, devemos tomar muito cuidado com ele, principalmente no início das atividades.

É muito fácil, por exemplo, ficar sem um item com alta demanda, fazendo com que os consumidores comprem do concorrente.

O controle de estoque, todavia, deve ser feito de maneira inteligente. Não basta apenas contabilizar compra e venda de produtos: você precisa vender o que seus clientes procuram.

Para isso, vale a pena estudar seu público-alvo, no caso, as pessoas para quem seus produtos foram desenhados. Manter itens de última linha também é uma boa opção.

Cuide do design de seu e-commerce

Um erro comum entre os donos de e-commerce é descuidar do design da loja virtual. Se você não passar profissionalismo para o consumidor, dificilmente ele vai comprar algum item.

Vale lembrar que o povo brasileiro é bastante desconfiado quanto a comprar na internet. Mesmo com a popularização desse tipo de comércio, algumas pessoas podem sair de seu site, caso seja muito simples, pensando se tratar de um golpe. 

Então, vale a pena investir em um design profissional, e a maioria das plataformas oferecem esse produto.

Pense em todas as etapas da logística

Ao contrário de uma loja física, o consumidor não recebe o produto na hora em que compra, quando falamos em e-commerce. Isso pode gerar muitas dores de cabeça, tanto para o cliente quanto para o empresário.

A logística diz respeito a todas as etapas que o produto vai fazer, do fornecedor para o estoque, do estoque para o consumidor e do consumidor para o estoque (caso seja necessário retornar itens).

Atualmente, existem diversas opções de transportadores disponíveis, e até mesmo o sistema logístico de grandes empresas pode ser utilizado por você. 

A Amazon, por exemplo, cuida de toda a logística, e sua empresa apenas faz o marketing dos produtos.

Saiba quem são seus clientes

Um ponto crucial para qualquer negócio é saber quem são seus clientes. Afinal, como você vai suprir a demanda deles, se nem ao menos conhece as demandas que possuem?

Para realizar esse serviço, procure coletar, de forma legal, algumas informações sobre as pessoas que compram de você. Quando tiver uma boa quantidade de informações, sintetize-as em uma persona, ou seja, no cliente “ideal” de seu e-commerce.

O próprio produto que você oferta pode ser analisado, visando encontrar essa persona.

Trabalhe com remarketing por e-mail

Uma boa estratégia de gestão de clientes é trabalhar no remarketing por e-mail. Em resumo, você deve coletar os emails de todos os consumidores que se interessaram por seus produtos, e realizar um trabalho de conversão.

O primeiro passo para ter sucesso nisso é entender o motivo da resistência à compra. Talvez o consumidor esteja sem dinheiro agora; talvez ele acredite que o produto não valha o valor cobrado.

Portanto, alguns emails podem ser disparados visando solucionar o problema que ele está tendo.

Use algumas técnicas de SEO em suas páginas

Por fim, uma boa maneira de crescer seu e-commerce, que faz parte da gestão do mesmo, é trabalhar o tráfego orgânico das páginas da loja virtual.

São algumas dicas básicas:

  • Explique para que serve o produto.
  • Tente responder alguma dúvida do usuário.
  • Produza conteúdos acima de 300 palavras.
  • Procure por palavras-chave longas e que façam sentido para seu nicho.

Prontinho, agora você está pronto para levar seu e-commerce ao próximo nível. Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.