Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Mundo Blogger Diego Bini

Tendências na tecnologia para os próximos anos

As tecnologias estão em constante evolução e muitas vezes nós ficamos surpresos com os avanços que a ciência faz todos os anos. Dá pra observar que cada nova tecnologia que surge, cria espaço para as inovações seguintes, e se não tomarmos cuidado, podemos acabar ficando ultrapassados. Vamos conhecer algumas das tendências na tecnologia para os próximos anos.

É evidente que estamos vivendo em uma era de tecnologias virtuais, a cada ano surgem novos dispositivos eletrônicos cada vez mais inteligentes e sistemas baseados na informática cada vez mais avançados. Em todo lugar que olhamos nós podemos ver os avanços.

Assistentes pessoais, carros autônomos, impressoras 3D e diversas outras tecnologias estão com certeza entre as tendências na tecnologia para os próximos anos, mas parece que todas essas coisas têm algo em comum, a inteligência artificial.

Hoje os aparelhos eletrônicos estão cada vez mais inteligentes e versáteis, graças a o desenvolvimento de tecnologias inspiradas em inteligência artificial. Essas tecnologias conferem mais autonomia aos aparelhos eletrônicos e aumentam as formas de usar e a utilidade dos aparelhos.

Da para ver o impacto do desenvolvimento das inteligências artificiais e coisas comuns ao nosso redor, como os aparelhos celulares. Hoje é possível ordenar que os aparelhos realizem diversas tarefas apenas com comando de voz, e isso é possível graças à inteligência artificial das assistentes virtuais como: SIRI, Cortana, Alexa e Google assistente.

Mas não são apenas as ferramentas de comunicação que estão evoluindo por conta da inteligência artificial outras áreas também estão crescendo.

Tendências na tecnologia para os próximos anos na construção civil

Uma das áreas que está apresentando grande inovações nos últimos anos graças ao avanço das tecnologias envolvendo inteligência artificial é o ramo da construção civil. Essas inovações têm impactado diretamente a qualidade dos projetos e a durabilidade dos objetos construídos com base nessas tecnologias.

Vamos tomar como exemplo a BIM, essa tecnologia está revolucionando o mundo da arquitetura e construção civil. O que você acha da possibilidade de desenvolver projetos de maneira mais rápida, com mais precisão e alterar a qualidade dos edifícios, casas, prédios e outros objetos da construção civil? É isso que essas tecnologias proporcionam para os usuários.

Hoje em dia é fundamental para os profissionais dessas áreas o uso dessas estratégias para poder se destacar em relação aos concorrentes. O termo BIM, se refere a expressão “Build information modeling”, ou seja, modelagem das informações da construção.

Essa tecnologia permite a criação de projetos em três dimensões, dando destaque aos materiais usados e aos designs do projeto para aumentar a qualidade e a vida útil de uma construção. Essa tecnologia é capaz de afetar o grau de entropia de uma construção, ou seja, o nível de desgaste das peças que compõem um imóvel.

Alguns pensam que essa tecnologia serve para facilitar a criação de maquetes eletrônicas, mas essa tecnologia vai muito além. A inteligência virtual permite criar modelos virtuais e inserir informações precisas sobre o funcionamento de cada parte do projeto e o que se espera na execução da obra.

Como funciona a tecnologia

Como é de conhecimento geral, a construção civil trabalha com o uso de informações detalhadas sobre o projeto que será executado. Essas informações ajudam a gerenciar e controlar o uso de recursos, incluindo: Tempo, dinheiro, espaço, mão de obra e outros.

Geralmente esses projetos são representados através de plantas ou de maquetes, mas com essa tecnologia os projetos eletrônicos estão ganhando mais vida e precisão, o que reduz o desperdício de cada um dos recursos mencionados e melhora a qualidade da construção.

Esses avanços tecnológicos são benéficos para todos os envolvidos, desde o engenheiro e o arquiteto, até o consumidor final.

Impressoras 3D

Outro avanço que também promete trazer muitos impactos para a construção civil e é uma das tendências na tecnologia para os próximos anos, é a impressão em três dimensões. Graças aos avanços nas tecnologias da informação em parceria com os avanços na robótica e inteligência artificial, as impressoras 3D estão se tornando cada vez mais populares.

Elas podem ser usadas em união com alguns programas desenvolvidos para a criação de projetos eletrônicos, como é o caso do AutoCad. Os profissionais podem criar um projeto no computador usando uma ferramenta como essa e posteriormente materializar o projeto com a ajuda de uma impressora 3D.

Alguns pesquisadores sugerem que este é o futuro da construção civil. O uso desta tecnologia pode fazer com que as obras sejam concluídas de forma cada vez mais rápida e que o custo reduza drasticamente.

Outro benefício do uso desta tecnologia, é a melhora na integridade das construções, tendo em vista que os prédios construídos com essas ferramentas serão inteiriços e não compostos de partes móveis.

Realmente vivemos em tempos de grandes mudanças e é fundamental conhecer essas tecnologias. Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre as tendências na tecnologia para os próximos anos.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.