Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Mundo Blogger Diego Bini

Como montar um blog de viagem: dicas essenciais

Se você é amante de viagens, é bem comum que já tenham te perguntado: Por que você não tem um blog falando sobre isso?

Você pode muito bem responder que isso não é sua meta principal da vida viajante ou então pode justificar que montar um blog pode dar muito trabalho.

Porém, ainda assim, mesmo que você não ganhe dinheiro com isso (pelo menos não no início), é bem provável que essa ideia já tenha passado na sua cabeça.

Afinal, no fundo a gente sempre tem aquela vontade de compartilhar os nossos destinos e, principalmente, como foi a experiência de estar em cada um daqueles lugares.

Por este motivo, é importante ter em mente o que é preciso para montar um blog de viagens de sucesso. E é sobre isso que o artigo de hoje falará.

Continue a leitura e conheça algumas dicas essenciais para essa empreitada dar certo.

1. Decida o objetivo do seu blog

Muitas pessoas utilizam o blog de viagens como algo profissional, ou seja, gerando renda por meio de um nome de referência no mercado. Isso acontece quando o site é monetizado e/ou quando há algum patrocínio para o dono do blog de viagens.

Mas isso não é tão simples, ainda mais no começo, onde não há ninguém investindo em você, a não ser você mesmo. Então, caso você queira fazer disso uma profissão, é essencial ter a confirmação do que quer e como pode entrar nessa “missão”.

Por outro lado, se você ama escrever e compartilhar dicas legais sobre pontos turísticos, informando diversas pessoas, montar um blog de viagens também é super válido.

2. Estabeleça o seu público-alvo

Ainda que você poste conteúdos diversos, é fundamental você focar em temas recorrentes para um determinado grupo de pessoas, ou seja, o público que vai compor o seu nicho de mercado, aquele vai ser a prioridade na hora de montar o seu blog.

Nesse sentido, algumas questões precisam ser respondidas: você vai escrever sobre os melhores destinos da sua cidade ou do seu estado? Será um blog indicando preços de viagens mais baratas ou destinos em que o investimento será maior?

Pois bem, essas e outras perguntas devem ser pensadas para que você consiga cativar melhor o seu público e assim fidelizá-lo.

3. Defina o título do seu blog e as opções do menu

Se você ainda não sabe o nome do seu blog, é hora de decidir. Pense em algo simples de lembrar e memorizar, alguma coisa que lembre o que você quer passar ao seu público.

Depois, defina as opções do seu menu. Aqui estamos falando do rascunho, porque a geração da URL em si é feita pela empresa criadora do domínio e a hospedagem será realizada pela provedora (falaremos disso no tópico seguinte).

Continuando sobre o Menu, boas opções para montar o seu blog são:

  • A página inicial (Home);
  • Um espaço sobre você e a sua história com as viagens;
  • Espaço para roteiros de viagens;
  • Indicação de destinos e locais de hospedagem;
  • Aba especial para os posts.

4. Escolha o domínio e o sistema de hospedagem

Após definido o endereço de URL do seu blog, entre em contato com uma prestadora de serviços que realize o registro do domínio. Uma das mais conhecidas é o registro.br.

Quanto à URL, tenha cuidado para não escolher uma muito longa que as pessoas tenham dificuldade de acessar ou lembrar.

Em seguida, é momento de escolher uma empresa que faça a hospedagem do seu endereço web. É essa hospedagem que vai garantir que os seus conteúdos sejam publicados e armazenados na internet. Dessa forma, após montar seu blog no papel, o resto fica por conta dos softwares de programação.

5. Escreva, escreva e escreva

Se você já montou o seu blog, é hora de alimentá-lo. Por isso, invista continuamente na escrita de textos sobre viagens e demais conteúdos que achar úteis, desde que seja relacionado a esse tema.

No começo pode ser mais difícil, ainda mais se você não conhecer o básico das técnicas de SEO, o mecanismo que faz seus textos ficarem nas primeiras posições do Google de forma orgânica.

Outro aspecto essencial para o sucesso do seu blog é apostar em instituições conhecidas no mercado, como prestadores de seguro de viagens (você pode conhecer uma dessas empresas de referência nacional, clicando aqui).

Nesse sentido, você pode, por exemplo, construir um conteúdo mostrando as vantagens de contratar um seguro de viagens, algo que é bem procurado por quem viaja, em especial para quem gosta de conhecer novos pontos turísticos no exterior.

O fator principal para a publicação de um post no seu blog é considerar se o tema é um assunto de interesse para o perfil do seu público.

6. Invista no seu blog

Por mais que seja difícil juntar uma graninha no começo, é importante contar com alguém que te ajude a melhorar o desempenho do seu portal online. Geralmente o profissional mais indicado para isso são os egressos de Marketing e os programadores.

Uma boa opção é a realização de consultorias com esses especialistas, onde eles poderão traçar melhores estratégias de crescimento do seu blog, tanto na montagem como na manutenção.

E com o tempo, será através dessas estratégias que você poderá conseguir monetizar seu projeto ou mesmo conseguir algum patrocínio, podendo trocar um #publipost por um passeio inesquecível.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é necessário para montar um blog de viagens, desejamos que ele tenha enorme sucesso, independente se o seu desejo é torná-lo conhecido apenas na sua região, ou se você deseja ganhar dinheiro com ele ou apenas compartilhar os melhores destinos que já conheceu.

O segredo é ter persistência e saber investir quando necessário, seja com seu tempo ou com um pouco de dinheiro, ok?

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.