Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Tutoriais Blogger Bruna Farias

7 dicas para fazer fotos profissionais com celular

Faça imagens dignas de concurso sem precisar de uma câmera profissional.

Os smartphones se tornaram verdadeiras máquinas. Esses aparelhos permitem que usuários façam um pouco de tudo e possam até pensar em substituir outros equipamentos. Um recurso que vem saltando de qualidade nos últimos lançamentos do mercado são as câmeras, cada vez mais modernas e com recursos inovadores. 

A qualidade do iPhone, dos smartphones da Samsung, da Motorola e de outras marcas garantem a possibilidade de fazer fotos profissionais sem ter uma câmera DSLR. Se você quer se tornar um fotógrafo de celular e tirar fotos lindas direto do smartphone, confira as nossas dicas:

Atenção no foco! 

A primeira dica é prestar muita atenção no foco. Muitos smartphones possuem a opção “autofoco” que, apesar de dar agilidade na hora de tirar as fotos, pode prejudicar a qualidade das imagens. Isso porque o recurso pode acabar focando em objetos e pessoas erradas, deixando o destaque (que você gostaria) da foto em segundo plano. 

Por isso, sempre prefira usar o foco manual. Assim, você pode clicar na tela e guiar o foco do aparelho para que o objeto principal da sua foto saia focado na imagem. Caso a câmera do seu aparelho não tenha essa opção, utilize um aplicativo de câmera para fazer o foco manual. 

Chegue perto dos objetos, evitando usar o zoom do aparelho

Geralmente, a função zoom nos smartphones não funciona muito bem, podendo distorcer imagens e trazer um aspecto amador para as fotos. Então, a dica é sempre chegar o mais próximo possível do destaque da foto, seja ele um objeto ou uma pessoa, para não precisar do zoom e dar mais precisão ao foco da foto. 

Sempre busque a melhor iluminação possível sem precisar do flash

Assim como o zoom, o flash da câmera dos smartphones geralmente não traz bons resultados para as imagens. Então, a dica é deixar esse recurso de lado e apostar em uma boa iluminação para registrar as fotos. Dê preferência a locais claros com iluminação natural para as suas fotos, mas sempre que a iluminação artificial for necessária, utilize alternativas como LEDs, ring lights e outros acessórios para tirar fotos profissionais no celular. 

Use as duas mãos e acessórios especiais em suas fotos 

O smartphone é um aparelho muito leve, logo, para fazer uma boa foto, é preciso firmeza. Ao usar apenas uma mão para tirar uma foto, você pode acabar tremendo na hora de clicar no botão de captura e sua foto ficar tremida e desfocada. Então, a dica é sempre utilizar as duas mãos para tirar suas fotos, até mesmo em selfies. E, se você puder investir um pouco mais nisso, compre alguns acessórios para dar mais estabilidade ao aparelho na hora das fotos. 

Tripés, suportes de mão e diferentes tipos de lentes, como a olho de peixe, podem garantir fotos profissionais, bem focadas e com efeitos impressionantes para fotos tiradas de um aparelho celular. 

Fique atento ao enquadramento e à poluição no fundo das fotos 

A maioria dos smartphones possui o recurso de adicionar uma grade à tela. Isso facilita a escolha do melhor enquadramento nas fotos, trazendo um aspecto mais profissional para as imagens. Isso é essencial para ajustar o ângulo e dar destaque aos pontos principais da foto. Também é importante ficar atento à poluição no fundo da sua foto. Se você perceber que existem objetos no fundo da imagem que possam tirar o foco do ponto principal da imagem, busque limpar o ambiente ou trocar o local da foto. 

Mantenha as lentes limpas 

Durante o dia, deixamos o smartphone nas mais diversas superfícies, além de acabarmos passando o dedo nas lentes, mesmo sem querer. Então, é importante garantir que a lente esteja limpa na hora das fotos. Elas podem ser limpas até mesmo com a camisa.

Use o recurso HDR 

O recurso HDR está presente na maioria dos smartphones e ele pode ajudar a melhorar consideravelmente a qualidade das fotos. O HDR ajuda a otimizar o contraste, trazendo cores mais vibrantes e detalhes mais ricos para a sua foto. 

Seguindo essas dicas, você pode virar um “fotógrafo de celular” e se divertir com os amigos, além de, caso siga estudando, poder se tornar um profissional do ramo. 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.