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Guest Post Bruna Farias

Marketing Digital para aplicativos de transporte: saiba como fazer

Como vocês já sabem estamos vivendo a “era digital” , marcada pela popularização da internet e dos seus mecanismos de propaganda. Mas afinal, você sabe o que é Marketing Digital e como ele tem crescido atualmente a opção do aplicativo de transporte?

Bem, vamos tratar esse conceito de forma bem simples para que você possa entender de uma vez por todas! Marketing Digital é um emaranhado de táticas comerciais voltadas para a promoção de uma marca através da internet.

Atualmente podemos ver que a internet se incorporou no nosso dia a dia de forma significativa. Desde as coisas mais simples como conseguir o número de uma casa de materiais de construção, até comprar um produto exclusivo importado dos Estados Unidos.

Hoje, basicamente não vivemos mais sem internet.

A promoção dos produtos feitos através do Marketing Digital quebrou barreiras, e possibilitou um horizonte de possibilidades para os amantes da internet. 

Crescimento da procura por aplicativos de transporte

Devido a toda essa popularização da internet, os jovens cada vez mais se vêem dependentes dela. 

Nas cidades grandes existe hoje o rodízio de carros, bem como a demora no trânsito, gastos excessivos com gasolina e manutenção do veículo, o medo de roubos e assaltos, ausência de locais permitidos para estacionar. Esse conjunto de pontos negativos fazem com que cada vez mais cresça a procura pelos aplicativos de transporte. Seja para ir ao trabalho, ou voltar da balada de madrugada. 

Atualmente os jovens preferem não se arriscar. 

A quem destinar o Marketing Digital para aplicativos de transporte

Sempre que se pensa em um marketing digital, assim como o marketing normal, é necessário traçar um plano de estratégia. 

  • A quem será destinado o marketing digital- qual público se pretende atingir?
  • Como será feito o marketing para aplicativos de transporte?

Estrategicamente, o Marketing para app de transportes deve ser destinado ao público que tem maior possibilidade de acesso à internet. Não adianta destinarmos o marketing para crianças ou senhores de idade que não sabem mexer no celular.

A procura por esses apps crescem, à medida que os jovens deixam de lado seu automóvel para se tornar passageiros. 

Para fazer um plano de marketing, é necessário traçar alguns planejamentos:

  • Definir qual é o objetivo do aplicativo de transportes: se é transporte apenas de mulheres, senhores de idade, pequenos percursos, longos percursos. Dessa forma você já limita seu espaço de atuação.
  • Estabelecer o seu público alvo: quais são as pessoas que você pretende atingir? Geralmente pessoas que não tenham carro, ou que não podem pegar o carro após ingerir bebidas alcoólicas; 
  • Estabelecer entre sua equipe quais são as estratégias de marketing digital que você pretende utilizar para captar seu público alvo;
  • Definir quais os canais que você pretende utilizar para fazer o seu marketing: o canal a ser utilizado é o que mais definirá o sucesso da sua propaganda;
  • Capacitar sempre a sua equipe: para traçar uma estratégia de marketing digital principalmente em aplicativos de transporte, é necessário uma equipe capacitada para não frustrar seu desempenho, e não trazer o fracasso da campanha. É sempre importante lembrar da proibição de propagandas enganosas! 
  • Definir sempre como será observado os resultados do seu marketing: É muito importante a análise temporal dos resultados de alcance da sua propaganda. Somente dessa forma você saberá o que pode mudar e o que está dando certo e errado na sua estratégia. 

Aplicativos de transporte mais utilizados 

  • UBER;
  • 99TAXIS;
  • EasyTaxi;
  • Leve-me;
  • BlaBlaCar;
  • Frida Karro;
  • Waze, dentre outros.

Porque investir em aplicativos de transporte?

O maior motivo para se investir em mobilidade urbana é a ausência de locais que ainda não contam com esse tipo de facilidade. 

Várias cidades interioranas não têm ainda toda essa mobilidade devido à ausência de aplicativos neste segmento em pequenas cidades.

A tendência é a popularização desse mecanismo, pois muitas cidades sofrem com a ausência de transporte público urbano.

Além de trazer uma significativa mudança no cenário dessas pequenas cidades, não podemos nos esquecer que também tem como benefício a geração de renda para motoristas, que puderam se reinventar e apresentar uma alternativa aos táxis comuns. 

Outro fator importante é a grande demanda de carros que vêm crescendo nas grandes cidades, causando algumas restrições ao direito de dirigir, como são os casos de rodízios em cidades como São Paulo. 

Da mesma forma, existe no país a Lei Seca, que proíbe motoristas de dirigirem após consumirem bebidas alcoólicas. Isso ocorre em todas as cidades do Brasil, seja ela grande ou pequena, fazendo com que a demanda seja crescente em todos os lugares. 

Depois dessa lista de motivos e dicas para você investir nos aplicativos de transporte não tem como ficar de fora, né? 

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