Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Tutoriais Blogger Bruna Farias

Identidade visual do site: 5 dicas para melhorar o seu

Um dos elementos mais importantes de um site é, sem dúvidas, sua identidade visual. Esta é a porta de entrada para que os visitantes se engajem, antes mesmo de ter acesso aos conteúdos. 

Por isso, é imprescindível garantir que a identidade visual seja acertada quando se inicia a criação de um blog ou outro portal, seja qual for a finalidade dele. Inclusive, este é um dos primeiros tópicos que devem ser levados em consideração quando se cria um site. 

Neste artigo, traremos mais informações para que você entenda o que é a identidade visual, quais os benefícios de escolher com cuidado os elementos para compor a sua e algumas dicas para que a página tenha o aspecto que você espera e que atrairá mais visitantes.

A aparência do site

A identidade visual é composta por todos os elementos visuais que dão cara ao site, ou seja, a tipografia, as cores, animações, logotipo e até mesmo um mascote, se for o caso. Quando bem feita, tem o poder de marcar clientes e aumentar o reconhecimento da marca. 

Ao falar em identidade visual, queremos dizer muito mais do que o logo ou a letra escolhida para representar uma marca, ou neste caso, um site. Existem empresas que são reconhecidas só pela cor, como é o azul de uma famosa joalheria. 

Mais do que simplesmente o tom escolhido, a identidade visual pode ser considerada como um cartão de visita pessoal, que chamará o usuário e fará com que os elementos fiquem na memória dele. 

Assim, o cuidado ao escolher a identidade visual e seus elementos deve ser colocada em evidência, pois será isso que marcará o seu portal e que fará com que seus visitantes gravem a imagem do site que você busca emplacar. 

Vantagens de uma boa escolha da identidade visual

Já passou por uma situação quando não lembrava o nome de uma marca mas pensava que se passasse na frente da loja ou visse uma sacola, saberia? Isso porque a identidade visual, nesse caso, estava tão desenvolvida que chamou atenção e marcou. 

Quando falamos de um site, isso pode ser ainda maior, afinal, muitas vezes, um usuário não se lembra exatamente do endereço do site, mas consegue lembrar algo que foi visto e busca elementos visuais para ter certeza se era o portal que procurava. 

Se a identidade visual não estiver bem sedimentada, dificilmente o visitante conseguirá se recordar de algum elemento para que tenha certeza e reencontre o portal, fazendo com que a taxa de retorno diminua muito. 

Além disso, a identidade visual tem o poder de traduzir o conceito que a empresa tem, fazendo com que um negócio de gestão patrimonial, por exemplo, seja bem representado se tiver alguma menção a moeda ou cor como dourado, relacionado a dinheiro. 

Seja qual for o objetivo do site, é importante que a identidade visual seja minuciosamente escolhida para atendê-lo e se fixar na mente dos usuários. Se bem escolhido, pode ser também uma forma de divulgação.

Entre outras vantagens que podemos destacar sobre realizar uma boa escolha de identidade visual estão:

 

  • Diferenciar de concorrentes;
  • Traduzir conceitos e valores do negócio;
  • Tornar o site marcante;
  • Estimular o consumidor a realizar ações;
  • Aumentar o engajamento;
  • Poder ampliar vendas. 

É interessante lançar um olhar mais aprofundado à ideia de estímulo ao consumidor, porque se tem dentro do estudo da psicologia a noção de que determinadas cores estimulam estados psíquicos, como o vermelho traz urgência, o azul promove calma, etc. 

Levando isso em consideração, a escolha de cores deve ser ligada ao objetivo de seu site e tornar a leitura confortável, bem como estabelecer urgência quando se trata de buscar que usuários realizem ações, como o vermelho em placa de sinalização vertical. 

Como alcançar uma excelente identidade?

Com todo o exposto, fica claro que é essencial construir uma boa identidade visual para seu site para chegar ao objetivo pretendido, seja divulgação de conteúdo, como um blog de opinião, ou até mesmo ampliar suas vendas, quando falamos em e-commerce. 

Não importa se você conduz uma empresa multinacional ou se está começando um portal de sucesso em uma sala comercial pequena: todos os sites precisam de uma identidade visual clara e bem feita, que traga resultados e que agregue seus usuários. 

Por isso, separamos algumas dicas para você chegar no melhor que há em termos de identidade visual para seu negócio:

1 – Fixe seu objetivo 

Antes de mais nada, é preciso entender o que está buscando com sua página virtual. Se é um blog pessoal, é interessante que sejam ampliadas as visualizações e compartilhamentos; um e-commerce, pode buscar aumentar vendas, e assim em diante. 

A identidade visual será completamente diferente se falamos um portal de uma empresa que fornece stand para evento ou um blog de um jovem estudante que quer compartilhar suas impressões sobre música e cultura pop. 

Isso porque quando se quer que o usuário realize uma ação, como comprar algo ou preencher um cadastro no site, é importante criar elementos que levem à urgência, com uso de setas com cores como vermelho e amarelo.

Agora, se o objetivo é que o site receba visualizações de leitores, que apreciarão o conteúdo e o indicarão a outros, os elementos visuais devem ser mais confortáveis e que estimulem a permanência, como cores pastéis e tipografia elegante. 

2 – Entenda sua marca

A identidade visual tem o poder de traduzir um conceito para elementos visuais. Para isso, é fundamental que haja um entendimento profundo do que é o negócio e como ele pretende se colocar, como público-alvo e produto oferecido. 

Quando falamos de um site, isso não é diferente, pois seu portal deve ter elementos visuais que remetem ao que você busca trazer ao público, de uma forma que estes entendam e se conectem. 

Se seu blog trata de maternidade, substituir uma letra do logo por uma chupeta pode dar mais ênfase ao conteúdo que você pretende tratar, bem como utilizar cores que se conectem com esse universo, como tons claros e pastéis de lilás, azul, amarelo. 

A identidade deverá estar presente em todos os momentos, tanto nas cores da página, no logotipo, no cordão para caneca para eventos, quanto nas fotos escolhidas para ilustrar as publicações, bem como os produtos e serviços que serão oferecidos. 

3 – Divulgue a identidade visual

Quando há uma identidade visual bem desenvolvida e determinada, há também o fortalecimento da marca, pois os elementos precederão o próprio nome. É comum que muitas pessoas não se lembrem do nome da marca mas algo da cor, como “é aquela azul”. 

Por isso, mesmo para pessoas que ainda não são consumidores de seu negócio ou visitantes de seu site, é importante que já conheçam sua marca e elementos que fazem parte do aspecto dela. 

Procure utilizar banner impressão digital quando fizer a divulgação de sua empresa sempre nas cores adotadas e escolhidas para a identidade visual. Com isso, as pessoas conhecerão a cara de seu site antes mesmo de entrar. 

Ao optar por elementos instigantes e agradáveis, há possibilidade de gerar curiosidade e, com isso, ganhar visualizações e seguidores, que apenas se interessaram pela “cara” do portal e resolveram buscar para saber do que se trata. 

4 – Use elementos afetivos e marcantes

A identidade visual deve ser personalizada e voltada exclusivamente para o público-alvo, com informações que tenham relação com suas referências e escolhas afetivas, como elementos que fizeram sucesso há alguns anos atrás. 

Por isso, é fundamental que, além de refletir seu site e o que ele pretende, os elementos tenham conexão com seus usuários esperados, fazendo com que seu mascote seja lembrado por décadas e crie espaço na mente dos consumidores. 

Para isso, é interessante realizar uma pesquisa de mercado, verificando quais animais são associados a mensagem que você quer passar e como as pessoas se sentem diante de uma determinada cor. 

Mais do que frisar sua marca e fazer com que identifiquem seu site de longe, é importante escolher elementos que possam gerar mais engajamento e que se conectem com seus clientes, que se conectarão com a sua página. 

5 – Menos é mais 

Hoje em dia, existem inúmeras opções para logos, cores, tipografia, e demais elementos que formam a identidade visual. No entanto, é essencial que a escolha seja baseada em seus objetivos e que seja bem pensada. 

Quando falamos de um site, a navegabilidade é uma das prioridades, pois apenas um site leve, bem feito e que carrega rapidamente, pode garantir mais visitas e maior taxa de retorno. Por isso, menos é mais. 

Ao escolher as cores que representarão sua marca, opte por poucos tons e que combinem entre si, para um aspecto mais elegante. O logo deverá ser marcante e claro, para que seja possível ler e entender o nome do site rapidamente. 

Os elementos visuais devem acompanhar a mensagem do site. Se seu site é para divulgar sua empresa de entrega de documentos, pode ser interessante utilizar setas e flechas, que dão ideia de rapidez. 

Por fim, é importante ter em mente que uma identidade visual clara e bem feita trará sucesso e longevidade ao seu site, tornando-o único entre seus concorrentes.

Com isso, sua marca será facilmente reconhecida e influenciará cada vez mais nas tomadas de decisão dos visitantes do seu site.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.