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Como vender mais carros usando o poder da internet

Se você tem uma concessionária, precisa aprender como vender mais carros usando o poder da Internet. Afinal, a rede mundial de computadores é uma ferramenta muito útil para vender todos os tipos de produtos e não seria diferente com automóveis. Usando a estratégia correta, dá para vender desde carros Chevrolet até modelos importados de alto valor, como veículos Tesla ou outros.

No entanto, é importante saber como explorar adequadamente o poder da Internet. Afinal de contas, nem todo carro é vendido da mesma forma e, por isso, nem toda concessionária deve explorar as mesmas ferramentas para ter sucesso. A lógica interna pode ser igual, mas é essencial saber como usar cada recurso para não errar e otimizar a possibilidade de ganhos.

E aí, quer aprender como vender mais carros usando o poder da Internet? Então siga a leitura do artigo abaixo até o fim!

Como vender mais carros usando o poder da Internet em 5 passos

1. Entenda quem é o seu consumidor

O primeiro passo para vender mais carros na Internet é entender quem é o seu consumidor. Afinal de contas, essa é uma definição que muitas empresas não fazem, mas que é essencial para traçar qualquer tipo de estratégia de marketing.

Pense na publicidade como a união entre quem quer comprar e quem quer vender. Se você não sabe quem quer comprar, por que comprar e quais as suas dores, então terá dificuldades para poder vender.

Assim, o primeiro passo é entender quem é o seu consumidor ou, no termo técnico, sua persona (a retratação do seu cliente ideal). É normal também que cada carro tenha uma persona diferente.

Por exemplo, imagine que sua concessionária trabalha apenas com carros Chevrolet. Isso significa que você tem o Chevrolet Onix para vender, mas também o Chevrolet Tracker. São dois automóveis diferentes e que podem ser vendidos para consumidores distintos.

É essencial pensar nisso para desenvolver a estratégia correta de marketing, nos canais certos e com o máximo de conversão possível.

2. Trace uma estratégia de 3 etapas

Para alcançar os melhores resultados de marketing, é essencial ter uma estratégia de 3 etapas. Afinal, é assim que a Internet funciona para vender todos os tipos de objetos, dos mais variados valores.

A estratégia de 3 etapas, também chamada de Inbound Marketing, é composta da seguinte maneira:

  • Etapa 1: Atração;
  • Etapa 2: Nutrição;
  • Etapa 3: Conversão.

Esses três ciclos não são necessariamente lineares. Ou seja: é possível que um cliente entre na sua estratégia na Etapa de Conversão, mas não se transforme em cliente e acabe migrando para a Etapa de Nutrição, por exemplo.

No entanto, é essencial que a sua empresa trabalhe pensando em conteúdos e estratégias de valor para otimizar os resultados em cada estágio.

Por exemplo, a fase de atração costuma dar muito certo com uma estratégia de Marketing de Conteúdo em um blog ou vídeo. Isso porque 95% dos consumidores do mercado automotivo começam sua jornada com uma pesquisa no Google e 66% deles vêem um vídeo do carro que querem comprar.

Depois, na nutrição, vale a pena explorar formas de ativar o desejo de compra do cliente, seja ao produzir conteúdos informativos, ao trabalhar com influenciadores para desenvolver esse desejo ou outras estratégias.

Por fim, é possível criar um sistema de conversão com anúncios online no Google, redes sociais e outras plataformas. Até o e-mail marketing pode ser usado!

3. Invista nas plataformas que trazem mais retorno para você

Como deu para notar no item anterior, existem várias plataformas que podem ser usadas para vender carros na Internet. Algumas fazem vendas diretas, como o OLX, Mercado Livre, Karvi e outros. Já algumas são indiretas, como um blog ou site, redes sociais e por aí vai.

É importante avaliar bem as possibilidades de plataformas que trazem mais retorno para você e direcionar mais verba e esforço para elas.

4. Explore novas maneiras de se comunicar com o público

Existem muitas formas de se comunicar com o público. Além das múltiplas plataformas, é possível alcançar as pessoas com um artigo em seu próprio blog ou com uma matéria de assessoria de imprensa no jornal.

Seja como for, explore sempre novas maneiras e canais para ter sempre opções diversas para fazer marketing.

5. Registre dados e analise os resultados

Por fim, sempre analise os resultados obtidos pelas suas ações no mercado. Isso é importante para entender o que funciona e o que não funciona, quais passos estão dando mais ou menos resultado e por aí vai. Assim será possível “desbloquear” partes da estratégia que não estão performando como deveriam, por exemplo.

Saber como vender mais carros usando o poder da Internet não é um segredo. A estrutura básica é essa que foi apresentada. O que é necessário, no entanto, é acertar na execução de cada passo, analisando os dados com atenção, fazendo ajustes quando necessário e investindo em estratégias orgânicas e pagas, de curto, médio e longo prazo. Aos poucos, será possível montar uma máquina de vendas que trará um faturamento muito alto para você.

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