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Guest Post Bruna Farias

SEO: como a técnica pode ajudar produção de conteúdos no site

Quem trabalha na internet já deve ter ouvido falar do SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para os mecanismos de busca.

Essa estratégia tornou-se muito popular nos últimos anos, ainda mais com o avanço cada vez mais rápido da internet. A grande vantagem da otimização da sua página é que você tem a chance de aparecer entre os primeiros colocados nos buscadores.

Só com isso já dá para imaginar todas as vantagens, como o aumento do tráfego orgânico, maior credibilidade da marca, grandes chances de conversão e vendas, entre outros.

Mas, como a técnica de SEO pode ajudar na produção de conteúdo do seu site?

O artigo de hoje irá responder essa pergunta, dando dicas de como otimizar a sua página e alcançar notoriedade no mercado. Acompanhe a leitura.

Mas, afinal de contas, o que é SEO?

O SEO consiste em um conjunto de técnicas de otimização para melhorar o rankeamento da sua página nos mecanismos de busca, principalmente, o Google.

Assim, quando alguém buscar por hambúrguer artesanal doce, por exemplo, pode encontrar a página da sua lanchonete facilmente.

Com isso, é possível aumentar o número de visitantes e leads (potenciais clientes), já que os sites com melhor rankeamento têm a confiança do público.

O SEO acompanha os fatores de classificação do próprio Google. Por esse motivo, é importante ficar de olho nas principais tendências, para otimizar a sua página corretamente e alcançar bons resultados.

Em geral, as principais técnicas de otimização incluem:

  • Criação de conteúdo relevante;
  • Uso de palavras-chave;
  • Inserção de backlinks (link building);
  • Construção de páginas responsivas.

Acredita-se que o Google tenha mais de 200 fatores de rankeamento. Por esse motivo, nem sempre é fácil aplicar o SEO, sendo uma estratégia que demanda um trabalho a longo prazo, para a construção de uma reputação para a sua marca.

Por que investir no SEO?

O SEO não se transformou em uma estratégia popular da noite para o dia. Aos poucos, a otimização foi demonstrando suas vantagens para todos os tipos de conteúdos, desde a divulgação de pratos para congelar até o compartilhamento de notícias.

Por isso, hoje em dia o SEO faz parte da maioria dos planejamentos em marketing digital.

A seguir, veja os motivos para investir na otimização da sua página.

Democratização do acesso

Não importa se a sua empresa é grande ou pequena, todos os tipos de negócios podem conquistar o topo das pesquisas no Google.

Isso colabora com a democratização do acesso às estratégias de marketing, já que não é preciso dispor de um grande capital de investimento para alcançar reconhecimento.

Claro que você vai precisar planejar campanhas. Mas, tanto um colégio particular ensino médio de elite, quanto uma escola popular têm as mesmas chances de aparecer entre os primeiros colocados no ranking.

Aumento do tráfego orgânico

Essa é uma das principais vantagens do SEO. Por tratar-se de uma estratégia não paga, as pessoas chegam até o seu site organicamente, o que é extremamente benéfico para a reputação da sua marca.

Além do mais, quanto maior é o número de visitantes, maiores são as chances de conversão e vendas. Com isso, a sua empresa tem a oportunidade de lucrar mais e expandir o seu negócio para diferentes públicos.

Maior autoridade da sua marca

Quando um conteúdo aparece no topo dos resultados de pesquisa, é natural que os usuários tenham mais confiança naquele material, e consequentemente, na sua empresa.

Isso porque eles confiam na classificação do Google. O que quer dizer que um creme hidratante para o rosto que aparece na primeira colocação tem grandes chances de ser um produto de qualidade.

Vale dizer que o Google prioriza os conteúdos relevantes para o usuário. Sendo assim, dificilmente o primeiro resultado vai trazer uma simples propaganda, ao contrário, você poderá ver um artigo informativo e rico.

Isso contribui para melhorar a imagem que o público tem da sua empresa, além de educar os usuários sobre os produtos, serviços, valores da marca, entre outros assuntos.

Como consequência, esse conhecimento gera brand awareness (consciência de marca), que é quando pensamos em uma marca específica só de lembrar de um notebook novo, por exemplo. Isso também aumenta as vendas e contribui com a lucratividade.

6 dicas de SEO para a produção de conteúdo

O SEO se relaciona diretamente com o marketing de conteúdo. Por esse motivo, é fundamental criar materiais relevantes e que façam sentido para o público.

Mas, como fazer isso? Para responder essa pergunta, confira algumas dicas de SEO para a produção de conteúdo.

1 – Crie textos originais

Basta digitarmos por qualquer coisa, como cesta para bicicleta, e nos depararmos com centenas de resultados no Google. Isso mostra o quanto a concorrência é grande e que a internet também é um mar de informações.

Sendo assim, é importante saber como se diferenciar dos demais sites e isso pode ser feito com a produção de conteúdos originais.

Vale dizer que o Google condena o plágio e conteúdos duplicados. Portanto, nada de copiar artigos de outros sites. 

Você pode até usá-los como inspiração, mas as palavras usadas devem ser suas. Caso contrário, você irá prejudicar a sua classificação.

2 – Use palavras-chave

As palavras-chave são o coração da sua estratégia SEO. Por meio delas, o Google consegue identificar o seu conteúdo e fazer a indexação correta, de acordo com a pesquisa previamente realizada pelo usuário.

A dica é usar palavras-chave populares, mas considerando o seu nicho de atuação. Por exemplo, o termo “sala comercial por hora” pode ser usado por escritórios de coworking.

Aqui, vale uma ressalva: nada de ficar repetindo as palavras-chave aleatoriamente ao longo do conteúdo. O Google também avalia mal essa prática.

Por isso, os termos devem ser inseridos ao longo do artigo, mas fazendo sentido aos leitores.

3 – Crie conteúdos escaneáveis

A internet é bem diferente de um livro. Sendo assim, ao escrever um artigo para web, devemos considerar a especificidade dessa plataforma, criando conteúdos escaneáveis e que permitam uma leitura dinâmica.

É como ver um banner informativo: assim que batemos o olho, já conseguimos identificar as principais informações e perceber se é realmente aquilo que estamos procurando.

Para ter um conteúdo escaneável, você pode investir em alguns elemento, como:

  • Parágrafos curtos (de até 3 linhas);
  • Bullet points (pontos estratégicos de visão);
  • Destaque em itálico ou negrito;
  • Imagens e vídeos.

Importante ressaltar que a experiência de leitura é algo que conta muito para o Google, e por isso, faz parte da estratégia de SEO.

4 – Elabore títulos criativos

Muitas vezes, o primeiro contato do usuário com o seu conteúdo é pelo título. Por esse motivo, a frase deve chamar a atenção e despertar a curiosidade para leitura. Caso contrário, os internautas podem desistir de visitar a sua página.

No caso da otimização, o título deve conter a palavra-chave principal do seu conteúdo, para facilitar a indexação pelo Google. Se possível, combine com outros termos secundários, para aumentar ainda mais a relevância para o buscador.

5 – Use informações verídicas

Um dos principais problemas da contemporaneidade é o abuso das fake news (notícias falsas). 

Sabendo disso, o Google passou a filtrar os conteúdos que compartilham inverdades, prejudicando a classificação de sites mentirosos ou que não buscam informações verídicas.

Por isso, ao criar um conteúdo, lembre-se de fazer uma pesquisa ampla, dando prioridade para informações comprovadas e reais.

Além de tornar o seu conteúdo mais rico, você orienta corretamente o seu público. Com isso, a sua empresa passa a obter reconhecimento no mercado.

6 – Aplique o link building

O link building é uma técnica de SEO que se refere à aplicação de backlinks (hiperlinks ou menções) de outras páginas no seu conteúdo ou vice-versa. 

Sendo assim, é uma estratégia que mostra o relacionamento do seu site com o restante da web.

Quanto mais vezes o seu conteúdo for citado por outras páginas, mais o Google entende a relevância do material. Com isso, a sua classificação tende a melhorar.

Uma dica é ter parcerias com outros sites. Dessa forma, você poderá conquistar os tão desejados backlinks, e ainda, divulgar a sua empresa para novos públicos.

Conclusão

O SEO já é um velho conhecido do marketing digital. Com ele, é possível conquistar um bom posicionamento nos mecanismos de busca, principalmente, no Google, alcançando uma boa notoriedade no mercado, maior tráfego orgânico e aumento das vendas.

O artigo de hoje trouxe algumas dicas para você aplicar o SEO na criação do seu conteúdo. 

Dessa forma, não vai demorar muito para que a sua página tenha ótimos resultados e possa crescer organicamente na internet.

Por isso, se você ainda não investiu no SEO, está mais do que na hora de otimizar a sua página e conquistar uma boa classificação no Google.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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