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Guest Post Bruna Farias

Tráfego no blog: 10 dicas que geram resultado

Quem trabalha com marketing digital já sabe a importância de gerar tráfego no blog. Afinal de contas, é com a ampliação do número de visitantes na sua página, que a sua marca pode se expandir e aumentar as chances de vendas.

Ora, do que adianta criar um ótimo artigo sobre drenagem linfática no rosto, se ninguém irá lê-lo? É justamente essa a questão do tráfego, pois os visitantes podem se interessar pelo seu conteúdo e considerar a contratação do serviço (ou compra do produto).

Mas nem sempre é tão simples assim conquistar um grande número de visitas na sua página. Até porque, embora a internet ofereça diversas ferramentas de marketing, é preciso lidar com uma concorrência cada vez maior

No artigo de hoje, conheça algumas dicas que geram resultado e aumentam o tráfego do seu blog. Acompanhe a leitura!

1 – Produza conteúdos relevantes

A informação é o ouro da internet. Por isso, quando alguém entra no seu blog para ler um artigo sobre atendimento médico domiciliar, por exemplo, a intenção é descobrir mais sobre o serviço, com dados concretos e curiosidades.

Se a sua página focar apenas em propaganda ou conteúdos com baixa qualidade, provavelmente os usuários não vão querer visitar o blog.

Além disso, é importante:

  • Criar conteúdos originais, não plagiados ou duplicados;
  • Usar informações e dados verídicos;
  • Se apoiar em fontes confiáveis de informação;
  • Trazer conteúdo que vá além do senso comum.

Vale dizer que os blogs são conhecidos pelo seu grande potencial de compartilhamento de materiais. Por essa razão, se você quer expandir a sua marca, é interessante ter um planejamento de produção de conteúdo.

2 – Aplique o SEO (Search Engine Optimization)

O SEO, ou otimização para os mecanismos de busca, consiste em um conjunto de ações que melhoram a classificação da sua página nos buscadores, principalmente o Google.

É sabido que grande parte do tráfego orgânico é oriundo dos sites de pesquisa. Mesmo quando alguém vai pesquisar um colégio de ensino médio particular, por exemplo, é bem provável que essa busca se inicie no Google.

Então, alcançar um bom rankeamento é a chance do seu blog ser visto por mais pessoas, até porque os usuários confiam mais nos sites que aparecem logo nas primeiras posições.

O SEO inclui inúmeras estratégias, mas a principal é a produção de conteúdo relevante com o uso de palavras-chave. Ou seja, é preciso inserir nos materiais informativos os termos mais pesquisados nos buscadores.

Assim, se a palavra-chave é “notebook novo”, por exemplo, ela deve aparecer no artigo do seu blog, de maneira natural, sem prejudicar a leitura e o entendimento do texto.

Não adianta nada ficar somente repetindo o termo, pois o Google considera que essa é uma prática de black hat. Quer dizer que, ao invés de melhorar a classificação, você pode acabar prejudicando o rankeamento.

O SEO também engloba outras iniciativas e acompanha as constantes atualizações do Google. Por esse motivo, vale a pena ficar de olho nas tendências para aplicar a otimização no seu blog.

3 – Tenha um blog responsivo

Os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes em nossa vida. Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que, só no Brasil, há mais de 220 milhões de celulares em funcionamento. 

Diante desse cenário, é comum que parte do tráfego orgânico venha dos smartphones – daí a necessidade de ter um blog responsivo, com capacidade de navegar em diferentes tipos de telas.

Aqui, vale a pena investir em uma programação mobile friendly, bem como em recursos que fazem sentido para celulares. Assim, um banner informativo deve ter um carregamento rápido, sem prejudicar a navegabilidade nos dispositivos móveis.

Inclusive, a responsividade faz parte das estratégias de SEO. O Google tende a classificar melhor as páginas que permitem a navegação nos celulares.

4  – Identifique as oportunidades de tráfego

É importante identificar quais são as oportunidades de tráfego para o seu blog. Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas, como o Google Adwords Keyword Tool.

Com o auxílio desse recurso, é possível verificar quais são as palavras-chave mais acessadas e, assim, produzir um conteúdo mais assertivo e direcionado.

Por exemplo, você pode perceber que o termo “cesta para bicicleta” tem uma grande procura e, nesse sentido, elaborar materiais que tenham relação com essa palavra-chave.

5 – Dê uma olhada na concorrência

Outra dica para melhorar o tráfego do seu blog é analisar a concorrência. Isso não quer dizer que você tem que copiar exatamente tudo que as outras empresas fazem, mas sim, perceber quais estratégias têm bons resultados.

A análise da concorrência também evita o investimento em campanhas ruins. Dessa maneira, ao produzir uma resenha sobre creme hidratante para o rosto, você pode olhar o que os outros blogs fizeram e ir além, para chamar a atenção do público.

6 – Use vídeos online nos conteúdos

Os conteúdos em vídeo também chamam muita atenção dos visitantes. Você pode reaproveitar alguns materiais que você já divulgou e adaptá-los para conteúdos audiovisuais.

Para termos uma ideia, só em 2020, cerca de 82% de todo o tráfego da internet foi gerado por vídeos, segundo uma pesquisa da Cisco. Isso porque esses conteúdos são mais fáceis de consumir e são capazes de melhorar o entendimento do público.

Por exemplo, um vídeo mostrando todos os detalhes de uma sala comercial por hora chama muito mais atenção do que um artigo descritivo.

Na maior parte dos blogs, é possível colocar vídeos diretamente do YouTube. Dessa forma, você tem a oportunidade de divulgar a sua marca em ambas plataformas.

7 – Crie títulos atrativos

O título é um elemento que tem grande peso no tráfego do seu blog. Afinal de contas, é ele que chama os usuários para o seu conteúdo. Tanto que os melhores copywriters alegam gastar cerca de 50% do tempo na elaboração do título.

Pode até parecer um exagero, mas essa é a realidade. Se você captura o interesse do seu leitor logo no início, dificilmente ele vai abandonar a sua página.

Estima-se que 8 a 10 pessoas leiam o título, mas somente 2 lerão o resto do conteúdo. Então, capriche bem nesse elemento para alcançar mais visitantes!

8 – Envie seus artigos por e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia extremamente eficiente, focada na nutrição de leads (potenciais clientes), através da oferta de conteúdo relevante. As mensagens são enviadas automaticamente por uma lista de contatos previamente segmentadas.

Sendo assim, o e-mail marketing pode ser usado como um canal de divulgação dos artigos do seu blog, chamando seus leads até a página. Isso irá aumentar o tráfego orgânico, além de ser uma maneira de manter os usuários interessados no seu conteúdo.

Normalmente, as pessoas que recebem seus artigos por e-mail marketing são as que interagem primeiro com o seu blog.

9 – Analise as métricas do seu blog

Toda e qualquer estratégia de marketing depende fundamentalmente da análise dos resultados. É necessário visualizar se a campanha está dando resultados ou se é necessário aprimorá-las para aumentar o seu tráfego orgânico.

Atualmente, grande parte das plataformas conta com dashboards completas para a análise das iniciativas de marketing. Dessa maneira, você pode acompanhar os resultados e, além disso, fazer testes para verificar quais campanhas são mais adequadas.

10 – Invista em anúncios patrocinados

Até agora, falamos de algumas técnicas que podem te ajudar a melhorar o tráfego orgânico do seu blog. No entanto, você também consegue aumentar o número de visitantes por meio de campanhas pagas (ou patrocinadas).

Uma das mais eficientes é a do Google Ads (antigo Adwords), que permite a divulgação do seu conteúdo nos resultados de pesquisas ou em outras páginas parceiras.

Mas as redes sociais também podem ajudar nisso. Elas contam com plataformas exclusivas para perfis corporativos, permitindo a elaboração de anúncios altamente segmentados, capazes de divulgar o seu blog.

As campanhas patrocinadas são recomendadas para pessoas que querem alcançar resultados a curto prazo. Porém, é preciso fazer um planejamento, para que o orçamento não ultrapasse a capacidade de investimento da sua empresa.

Conclusão

Alcançar um bom tráfego para o seu blog é a chance de melhorar a visibilidade da marca, aumentar as vendas e compartilhar os valores da sua empresa com o público. Entretanto, nem sempre é tão simples assim conquistar visitantes.

Por esse motivo, se você começou a investir em marketing digital recentemente, ou precisa melhorar as suas campanhas no blog, o artigo de hoje trouxe várias dicas de sucesso.

Desse modo, você pode avaliar qual delas faz mais sentido para a sua empresa. Aos poucos, vai dar para perceber um incrível crescimento do tráfego do seu blog!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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