Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Quer conhecer o Sul do Brasil? Veja quais cidades devem ser visitadas

Distâncias relativamente curtas entre as cidades são vantagem para conhecer várias delas. Confira alguns dos lugares onde você não deve deixar de ir.

A região Sul é a menor do país em extensão territorial, mas possui características culturais e geográficas que a tornam única, com cenários diversos e deslumbrantes. Se você ainda não conhece, deveria. O difícil é escolher um só destino.

Para começar, você deveria visitar as capitais dos três estados: Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Também há muitas atrações para explorar no interior. A Rodoviária Curitiba tem ônibus para várias dessas cidades. Na lista a seguir, você encontra bons motivos para visitar algumas delas.

Gramado e Canela, Rio Grande do Sul

Vamos começar a lista com duas cidades próximas, sendo altamente recomendável que você aproveite a mesma viagem para conhecer as duas.

Gramado é uma das cidades mais visitadas do Sul. O local é famoso por restaurantes da Rua Coberta, fábricas de chocolate, um parque onde é sempre inverno (Snowland), museus e clima de romance, principalmente nos meses mais frios. O Natal das Luzes, no fim do ano, também atrai famílias de todo o Brasil.

Canela fica há apenas sete quilômetros da vizinha e é famosa pelas belezas naturais, entre elas, a Cachoeira do Caracol, onde é possível passear de teleférico, com paradas em mirantes impressionantes. O Parque Terra Mágica Florybal, com réplicas de dinossauros em tamanho real, é outra atração imperdível.

Foz do Iguaçu, Paraná

A principal atração da cidade é o Parque Nacional do Iguaçu, onde é possível ter uma vista impressionante do lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu. No Parque, é possível fazer trilhas para observação de fauna e flora, incluindo passeios pelo rio em barcos que chegam bem próximos a algumas quedas d’água.

A cidade também tem várias atrações culturais, como o Museu de Cera, o Vale dos Dinossauros e a Exposição Maravilhas do Mundo. A Usina de Itaipu vale a visita. Quem gosta de compras pode tirar um dia para atravessar as fronteiras do Paraguai ou da Argentina. 

Balneário Camboriú, Santa Catarina

A cidade tem praias exuberantes e excelente infraestrutura para receber os turistas, com hotéis, bares, restaurantes e vida noturna agitada. São dez praias para famílias, surfistas, jovens, casais e até adeptos do naturalismo.

Uma das atrações mais incríveis de Balneário Camboriú é o Parque Unipraias, um complexo de lazer com mais de 40 teleféricos, onde é possível avistar várias praias, além de uma porção de Mata Atlântica preservada. 

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Quem gosta de vinhos precisa conhecer essa charmosa cidadezinha, localizada na Serra Gaúcha. Por lá, há vários roteiros turísticos, como os Caminhos de Pedra e o Vale dos Vinhedos, que remontam a história da colonização italiana na região.

Se você for até lá, não deixe de visitar a Estação Ferroviária e fazer um passeio de “Maria Fumaça”, entre Garibaldi e Carlos Barbosa. O Parque de Aventuras Gasper, que fica na borda de um penhasco de 135 metros de altura, também vale a visita, especialmente se você gosta de arvorismo, escalada, tirolesa e outras aventuras.

Londrina, Paraná

Apesar de ser uma das maiores cidades, além de um importante centro cultural e comercial do estado, Londrina conserva características hospitaleiras e calmaria do interior, mas com ótima infraestrutura. Uma das principais atrações turísticas é a Rota do Café, que passa por museus, restaurantes, vinícolas e fazendas históricas.

Blumenau, Santa Catarina

A cidade tem vários museus que contam a história da colonização alemã na região, mas é um destino apreciado, especialmente, pelos amantes de cerveja. O Parque Vila Germânica, que sedia o Oktoberfest, lembra uma pequena cidadezinha alemã. As lojinhas e as construções valem uma visita mesmo fora da época do festival.

Os apreciadores da bebida podem fazer um tour por várias cervejarias artesanais da região, em que também é possível degustar algumas comidas típicas que harmonizam com as cervejas.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.