Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Avisos Dicas Utilidades Thaís Correa

Conheça a importância da castração em animais domésticos

Além de ser um compromisso do tutor, a castração também é um ato de amor com o animal. Trata-se de um procedimento simples e rápido, mas que pode fazer toda a diferença para o pet e para a sociedade.

É uma forma de evitar a proliferação de animais, que acabam sendo abandonados, principalmente os gatos, além de evitar uma série de doenças que podem reduzir a qualidade de vida de várias espécies.

Esse procedimento cirúrgico é feito com anestesia geral, e no macho costuma ser mais simples, por meio da retirada dos testículos, eliminando a necessidade de cruzar.

Nas fêmeas, o veterinário retira os ovários ou todo o aparelho reprodutivo, evitando o cio. A recuperação do animal acontece, em média, de 4 a 5 dias, sendo necessário o consumo de antibiótico e o cuidado com os pontos, que são retirados após 7 dias.

Após a castração, o animal pode sentir um pouco de desconforto, mas se recupera totalmente em pouco tempo.

Agora que você já sabe como é feito o procedimento, neste artigo, vamos falar sobre a importância da castração, benefícios, mitos e verdades, além de apresentar um checklist de práticas necessárias. Confira!

A importância da castração

Castrar o animal de estimação é uma necessidade não apenas para o cão ou gato, mas também para evitar dificuldades para a sociedade, como a grande quantidade de animais abandonados.

O Brasil enfrenta um grande problema de controle populacional desses animais, e uma das formas de evitar essa situação é por meio da castração. Infelizmente, é cada vez maior a quantidade de filhotes abandonados em vários locais, como:

  • Clínicas veterinárias;
  • Pet shops;
  • ONGs;
  • Comércios;
  • Pelas ruas.

Os tutores querem garantir o melhor para seus pets, desde o momento que nascem até o momento de sua partida, com urna cinzas para animais, sem contar os vários outros cuidados ao longo da vida.

Animais castrados vivem mais tempo e têm mais qualidade de vida. Para os donos, é uma forma de evitar fugas, urina fora do lugar, agressividade, tumores e a proliferação de animais de rua.

Os machos se sentem atraídos pelo odor da fêmea no cio e, quando não conseguem cruzar, ficam irritados e agitados, o que provoca a fuga, brigas e vários outros riscos para os animais e para as pessoas.

Benefícios da castração

Castrar seu animal de estimação traz muitos benefícios para ele, como a gestação indesejada, além de prevenir doenças graves. Alguns dos benefícios que mais se destacam são:

1 – Melhora a qualidade de vida

Animais castrados têm muito mais qualidade de vida, se sentem mais dispostos e vivem por um período muito maior.

Para os mais agressivos e agitados, é uma forma de acalmá-los e torná-los mais sociáveis dentro da sociedade.

2 – Reduz o risco de doenças

Interromper o cio da fêmea ou a necessidade de cruzar do macho livra o animal de doenças sexualmente transmissíveis e aquelas transmitidas pelo contato com animais desconhecidos ou que vivem nas ruas.

A medicina veterinária evoluiu muito, como a cirurgia cachorro pata quebrada, que devolve a movimentação para os membros do animal.

Da mesma forma, a castração evoluiu e, para os machos, é uma forma de reduzir os riscos de câncer testicular e até hérnia nas nádegas durante a fase adulta.

3 – Melhora o comportamento

Muitas pessoas se perguntam se a castração acalma o animal, e a resposta é sim. Quando a cirurgia é realizada antes dos 6 meses de vida ou antes do início da maturação sexual, o pet se sente mais calmo.

Esse benefício é ainda mais visível nos machos, pois o processo de maturação sexual é interrompido e barra o caráter territorial e dominante comum entre eles.

4 – Elimina o cio

O cio acontece 2 vezes por ano e tem duração de duas semanas, mas em épocas de maior calor, o sangramento provoca indisposição e mudanças no comportamento das fêmeas.

Assim como um exame de fezes cachorro ajuda a identificar parasitas e a melhorar a saúde do animal, a castração também traz qualidade de vida, além de evitar a presença de machos na porta de casa.

A fêmea também não precisa mais se privar dos passeios ao ar livre e tem mais liberdade para circular onde quiser. Para quem vive em apartamento, também é uma forma de manter a higiene e a limpeza.

Mitos e verdades sobre a castração

Existem alguns mitos e verdades sobre esse procedimento que os tutores precisam conhecer, pois isso traz mais tranquilidade para realizar a cirurgia.

Um dos mitos mais comuns é dizer que os animais castrados são tristes porque não têm filhotes. Na verdade, ter cria não traz felicidade para o animal, o que os deixa felizes é ser bem cuidado.

Muitos também acreditam que cães e gatos precisam ter uma cria antes da castração, só que não existe nenhuma fundamentação científica em relação a isso.

A cirurgia pode ser realizada antes da maturação sexual ou do primeiro cio, pois isso traz ainda mais benefícios para a saúde e bem-estar dos animais domésticos.

Também é mito dizer que animais castrados são menos saudáveis, muito pelo contrário, a castração traz mais qualidade de vida.

Assim como a hospedagem cães traz sensação de conforto, animais castrados se sentem melhores, não fogem, não brigam com outros bichos e têm menos riscos de desenvolver doenças.

Também não acredite em pessoas que dizem que os animais de estimação precisam ter relações sexuais para serem felizes.

O desejo sexual de cães e gatos não funciona da mesma forma como nos seres humanos. A libido não é uma questão rotineira, mas induzida apenas por hormônios e o odor das fêmeas.

Consequentemente, com a castração, eles não vão sofrer com falta de relações sexuais e não se sentiram privados de procriar.

Por fim, a cirurgia não é cara, muito pelo contrário: por se tratar de um procedimento que protege a qualidade de vida e saúde dos bichos, como no caso de uma tela de proteção para pet, seu valor é bem acessível.

Tanto é que existem campanhas de castração gratuita, promovidas pela prefeitura, universidades e centros de controle de zoonoses.

Confira um checklist para a castração

Se você vai castrar seu animal, independentemente de ser um cão ou um gato, existem algumas ações importantes que devem ser consideradas antes de encaminhar o seu pet para a cirurgia.

Uma delas é perguntar ao veterinário sobre todos os exames prévios necessários, como hemograma, eletrocardiograma e exames de imagem. Geralmente, eles são necessários, principalmente no caso de animais mais velhos.

Outro ponto importante é conversar com o anestesista sobre o seu animal, lembrando de que ele precisa ser um profissional específico da área.

Assim como existem objetos adequados para cada tipo de pet, como cama para cachorro gg, a quantidade e o tipo de anestesia também depende das necessidades e características do animal.

O tutor também tem a responsabilidade de conhecer bem o ambiente onde o cão ou gato vai passar pela cirurgia.

A clínica veterinária precisa de um fluxo controlado, ambientes devidamente higienizados e profissionais capacitados para garantir a qualidade do procedimento.

Assim como você se recusaria a ser operado em um estabelecimento duvidoso, seu animal de estimação não pode ser submetido a esse tipo de situação.

Nesse contexto, além de verificar a clínica, procure conhecer bem o profissional que vai atendê-lo. Um bom profissional solicita exame histopatológico veterinário, tem experiência no procedimento e é paciente com os animais.

Em outras palavras, além dos conhecimentos necessários, os veterinários também precisam ter jeito para lidar com os bichinhos, afinal, a castração é um momento muito importante para eles.

Por fim, converse sobre os antibióticos necessários no pós-operatório e todos os cuidados necessários para que o animal se recupere bem e viva normalmente.

O ideal é que a equipe de profissionais e o próprio centro cirúrgico trabalhem com boas práticas, pois isso reduz a necessidade de muitos medicamentos.

Mas, dependendo das condições de saúde do cachorro ou gato e da idade, pode ser necessário o uso de uma quantidade maior de remédios, durante o pós-operatório.

Um bom veterinário de cães pode esclarecer todas as suas dúvidas e realizar o procedimento de castração de maneira tranquila para você e para o animal de estimação.

Considerações finais

A castração vai muito além da retirada de testículos ou do sistema reprodutor da fêmea. Na verdade, este é um cuidado necessário e uma demonstração de amor e carinho com o seu companheiro de quatro patas.

Lembre-se de procurar por um bom profissional e providenciar a cirurgia o quanto antes, pois, dessa forma, você vai usufruir da companhia do pet por muito mais tempo, sempre carinhoso, calmo e com mais ânimo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.