Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Promoções Redes Sociais Thaís Correa

4 dicas para montar uma cozinha estilo americana

Cozinhar é mais que uma necessidade básica, é um estilo de vida, e a grande busca por cozinha estilo americana está aí para provar isso. Com um design inovador, esse espaço promove mais que sofisticação e integração da com os demais ambientes.

Diferente de antigamente, em que cozinhar era uma atividade que deveria ser isolada do restante das atividades da casa, hoje quem está fazendo aquela deliciosa comida também quer estar presente com quem está em outros cômodos, como na sala.

Assim, a cozinha estilo americana mostra-se a opção ideal, já que possui apenas uma bancada que a separa dos outros espaços de uma residência. 

Cozinha estilo americana: do que se trata?

Juntar todos os alimentos, criar novos pratos e fazer os convidados ou família exalarem sons prazerosos enquanto apreciam uma receita gera muita satisfação em quem passou horas na cozinha.

Essa atividade básica e essencial para a vida humana também pode ser um hobby, e ganhar destaque no dia a dia de uma família, principalmente no horário do almoço ou jantar, quando todos se encontram para compartilhar um momento juntos.

É por essa razão que cozinhar é uma prática tão poderosa, pois possibilita sentimentos prazerosos, como:

  • Alívio do estresse;
  • Satisfação;
  • Criatividade;
  • Organização.

Assim, quem está preparando aquela deliciosa massa ou decorando a salada que está na cuba esculpida em porcelanato para um jantar com os amigos, muitas vezes, deseja fazer parte da conversa ou compartilhar esse momento com outras pessoas.

É nesse contexto que a cozinha estilo americana entra, pois possibilita maior convivência de quem está nesse cômodo com o restante da casa.

Criada nos Estados Unidos, esse modelo de cozinha chama a atenção por ser aberto e, geralmente, dividir o mesmo espaço que a sala de estar ou sala de jantar, que são separadas apenas por uma bancada ou meia parede.

Essa característica facilita muito a vida de quem precisa preparar as refeições e, ao mesmo tempo, realizar outras atividades, como olhar os filhos que estão brincando, conversar com os convidados ou assistir à televisão.

Repleta de benefícios, quem opta por esse modelo também garante outras vantagens, como:

Integração de espaços

Não é segredo para ninguém que, quanto mais parede em um local, menor ele ficará. Isso porque as estruturas ocupam significamente o recinto, podendo até mesmo deixá-lo sufocante.

Dessa forma, como a cozinha estilo americana não requer divisórias tão extensas, essas paredes podem ser derrubadas após a avaliação de um arquiteto ou engenheiro, deixando o ambiente maior.

Como ocorrerá a integração com a sala, ambos os lugares trarão uma sensação de amplitude, possibilitando o aproveitamento do projeto de instalação de ar condicionado.

Mais luz natural

Boa parte das vezes, a sala de uma casa possui mais janelas e tamanhos bem maiores do que uma cozinha. Com isso, como esses dois ambientes se tornarão mais próximos, e como não haverão as paredes, mais luz natural entrará pelo espaço.

Essa iluminação promove mais bem-estar na cozinha estilo americana, intensificando a sensação de amplitude e de conforto.

Por isso, muitos designers de interiores indicam o uso de cores claras na decoração, como adesivo para vidro personalizado e acessórios como espelhos, pois ambos potencializam esses benefícios.

Arquitetura moderna 

Ter uma casa moderna, mesmo quando o objetivo é algo um pouco mais vintage, valoriza o imóvel e também o deixa mais atraente. Então, apostar na cozinha estilo americana pode ser a decisão correta.

Estando presente em diversos imóveis em países europeus, Estados Unidos e também do Brasil, essa cozinha dificilmente sairá de moda. Na verdade, com o passar do tempo, ela se torna ainda mais estilosa, ganhando novos arranjos.

Maior interação entre os moradores

Não há como negar que essa é a maior vantagem desse modelo. Aliás, pode ter sido exatamente por isso que essa arquitetura tenha sido desenvolvida no passado, quando as mulheres, que não trabalhavam fora, passavam boa parte do tempo cozinhando.

Para poder dar conta de tudo e dos filhos, optar por esse desenho foi a solução mais viável. Atualmente, a cozinha estilo americana também continua atraindo as pessoas, mas o principal motivo é gerar maior interação entre os moradores.

Principalmente daqueles que sempre se candidatam a fazer um prato maravilhoso nas datas comemorativas, pois não irão perder nenhum momento com amigos ou família enquanto corta os legumes, assa a carne ou decora um bolo.

Aliás, quem mais tem benefícios com esse tipo de cozinha são os moradores de apartamento, especialmente daqueles que têm uma estrutura e formato menores.

Muitas vezes, quando alugam ou compram o espaço, a cozinha estilo americana já vem pronta, pois acaba valorizando a residência e a disposição dos móveis por ocupar menos espaço.

Pontos a serem levados em conta

Ao escolher esse modelo, é necessário considerar alguns pontos, para uma maior satisfação quando o ambiente já estiver pronto.

O primeiro dele é o cheiro que irá se espalhar pela casa, em especial na sala. Como não há paredes e nem porta, é mais propício que os odores dos alimentos fiquem mais presentes nos cômodos.

Assim, quem utilizar fogareiro a gás churrasco ou deixar uma receita queimar, deve ter consciência de que não vai ser possível vedar a sala, mesmo que alguns objetos sejam utilizados, como o depurador ou coifa.

Outro aspecto é que, apesar de gerar mais amplitude, a própria cozinha perderá alguns espaços, como para os armários, que não terão as paredes para se fixarem.

Esse problema também pode ser suavizado desde que o morador busque a ajuda de um arquiteto, que irá traçar um plano para o ambiente compacto.

Além disso, o espaço ficará muito aberto e impactará na privacidade. Logo, na hora da reforma, nem é preciso pesquisar fechadura de alta segurança preço.

A bagunça também não pode ficar de fora da lista. Afinal, a mania de deixar as louças sujas na pia ou não organizar as prateleiras deve ser evitada, se a intenção é manter um local clean e bonito.

Isso deve ser solucionado, afinal, ninguém quer que a visita repare na desorganização.

Dicas para estruturar sua cozinha americana

Se você já estiver digitando “caminhão para mudança” na internet em busca de uma casa que tenha esse tipo de cozinha, lembre-se que a sua residência também pode ter esse ambiente, com apenas algumas mudanças.

O primeiro passo é buscar a ajuda de um profissional para planejar a obra. Um arquiteto ou engenheiro são fundamentais para saber quais paredes podem ser retiradas, como realizar a integração dos cômodos, e assim por diante.

Após a consultoria e procura por um mestre de obras, é hora de pensar na decoração, nos móveis e objetos que deixarão esse espaço ainda mais espetacular:

Dica 1

Primeiro, escolha a cor da cozinha. Como muitos desejam a sua integração com a sala, é comum que os dois espaços sejam pintados com o mesmo tom. Porém, isso não é uma regra e pode haver diferenciação entre eles.

Caso a segunda opção seja a escolhida, o mais indicado é que as cores dos dois locais sejam próximas e conversem entre si, para evitar muita informação e promover um ambiente harmônico.

Dica 2

Os móveis escolhidos para a cozinha estilo americana precisam ser práticos, ou seja, funcionais. Nada de encher o espaço com objetos que não serão utilizados. 

Assim, o ideal é ter armários que caibam as panelas essenciais, pratos e outros elementos, como o fatiador de batata industrial.

Além disso, também é preciso ter imaginação para saber tirar o melhor de cada móvel. O balcão que faz a separação entre a sala e a cozinha pode virar a mesa de refeição, ao colocar cadeiras ou banquetas.

Dica 3

Os eletrodomésticos também são muito importantes na hora de montar a cozinha, principalmente as suas cores.

Para não destoar do resto do ambiente e nem confundir com a decoração da sala, o ideal é padronizar cor da geladeira, fogão, microondas e até da máquina de lavar, caso ela fique no mesmo ambiente.

Se eles já foram comprados, há a opção de envelopar, técnica que consiste na aplicação de um adesivo resistente que renova os eletrodomésticos e até móveis. Com várias cores e estampas, é um meio bastante acessível.

Dica 4

Aposte em uma decoração que tenha a sua cara. Nesse momento, após seguir as indicações principais, o ideal é deixar a imaginação solta.

Assim, uma caixa de papelão tipo maleta pode ser utilizada para guardar os guardanapos, luminárias podem ser instaladas, e diversas outras possibilidades que combinam não só com o estilo do morador, mas também com o seu orçamento.

Considerações finais 

Contar com uma cozinha estilo americana, que trata-se da integração com outro cômodo como a sala de jantar ou estar, é uma ótima opção, ainda mais para grandes famílias ou para quem mora em uma casa ou apartamento pequenos.

Após passar por todo o processo de adaptação da cozinha, basta aproveitar esse espaço, que proporciona uma maior sensação de bem-estar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.