Dicas Bruna Farias
Saiba como construir um funil de vendas eficiente
Vivemos em um mundo extremamente globalizado e dinâmico, onde um bom planejamento e estratégia são diferenciais importantes para aumentar as vendas e alavancar seu negócio.
Para que tudo transcorra como planejado, existem no mercado diversas ferramentas que auxiliam e otimizam o trabalho dos colaboradores, tornando mais rápido e eficiente tanto o atendimento ao cliente, quanto auxiliando na hora de elaborar planos de venda.
O crm (sigla para Customer Relationship Management) é uma dessas ferramentas, essencial quando falamos em coleta de dados dos clientes a fim de elaborar um funil de vendas eficiente.
Essa ferramenta permite que as informações prévias e todos os pontos de contato com os clientes fiquem armazenados em um só lugar, facilitando na hora de elaborar estratégias em cima dos potenciais compradores.
Portanto, vale a pena estar atento aos sistemas de crm gratuitos.
Este artigo trará dicas de como montar um funil de vendas, também conhecido como pipeline, demonstrando o que consiste essa ideia e seus benefícios ao serem utilizadas na estratégia de vendas da empresa.
Afinal, o que é um funil de vendas?
O funil de vendas se refere a um modelo preparado estrategicamente para mostrar todo percurso que o cliente passa desde o primeiro contato com a empresa até o momento de adquirir o produto.
Ele consiste na condução do cliente desde o momento em que ele vê sua empresa como uma solução para a necessidade dele, até o momento em que o negócio se efetiva.
Dividido em três etapas, seu objetivo é que se cada uma delas for cumprida corretamente, ao final você terá além de um produto vendido, mas também um cliente conquistado para futuras negociações.
Como funciona e quais são as etapas do pipeline
O processo de compras deve ser entendido pelo empreendedor como um processo amplo, não ficando restrito apenas ao momento da efetivação do negócio.
Tudo tem um começo a partir do momento em que um potencial cliente faz buscas por produtos, incluindo os oferecidos pela sua empresa. Segue-se então várias etapas até que o objetivo final seja atingido.
Esteja atento, contando com um crm plano para que essa jornada seja integrada ao sistema de ponta a ponta.
Portanto, o modelo de funil de vendas está dividido, de forma geral, da seguinte forma:
- Visitantes (topo do funil);
- Leads (topo do funil);
- Oportunidades (meio do funil);
- Vendas/Clientes (fundo do funil).
Esse objetivo final não se trata somente da venda em si, afinal, o pós-venda é importante para que você tenha garantida a fidelidade do cliente em questão, visto que, as recomendações são tão importantes, senão mais, do que uma aquisição isolada.
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Topo do funil
Sendo assim, no topo do funil está a ideia de descoberta.
É onde os clientes descobrem que tem um problema que precisa ser solucionado e vão ter o primeiro contato com sua empresa.
Nesse momento é importante que sua empresa forneça um conteúdo rico que os atraiam a entrar no funil de vendas.
É crucial que através de uma primeira imagem você convença o cliente a realizar cadastros e fornecer e-mails ou telefones, pois é a partir desses dados que você está garantindo que este cliente se torne um lead.
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Meio do funil
Chegamos agora no momento em que deve ser realizado um bom controle de leads.
Estes leads são, de fato, os clientes que já fizeram o primeiro contato, demonstraram seu problema, mas ainda não sabem como proceder.
Nesta etapa, é de extrema relevância que você forneça aos potenciais clientes informações técnicas sobre seu produto e dicas de como isso poderá resolver o problema em questão.
A ideia aqui não é querer vender de qualquer forma seu produto, mas sim criar um engajamento do cliente, dando a ele confiança para seguir para o próximo passo do funil.
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Fundo do funil
Neste momento, os leads já estão muito mais próximos de efetivar a compra, pois já criaram com sua empresa uma relação de confiança que permite a eles fecharem negócio.
É hora de utilizar todas as informações coletadas com o auxílio de crm preço e passar para equipe de vendas concluir a última etapa do funil, transformando os prospects (possíveis compradores) em clientes.
A partir de agora, uma vez concluída a negociação que passou por todas essas etapas, você conquista um cliente efetivo e possibilita ainda mais que a marca atinja seus objetivos de venda.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.
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