Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

Vale a pena pegar empréstimo para investir?

Especialista analisa taxa de juros atual e indica como poupar para investir

Atraídos pelo mito de que investir na Bolsa de Valores é uma maneira fácil e rápida para ganhar muito dinheiro, há quem pense na possibilidade de fazer empréstimo para ingressar no ramo. No entanto, o mercado financeiro alerta que esta não é uma boa opção, sobretudo, no cenário atual, em que os juros para a tomada de crédito estão elevados. 

No início de dezembro, o Banco Central (BC) aumentou a taxa básica de juros (Selic) para 9,25% ao ano e indicou a possibilidade de novos aumentos na tentativa de controlar a alta da inflação. Diante disso, a projeção do mercado financeiro para a Selic em 2022 subiu de 11,25% para 11,50%. 

O economista e professor da Estácio Juiz de Fora, Bruno Dore, explica que, neste cenário, o custo do empréstimo encareceu. “Com a Selic a 9,25%, os juros cobrados poderão ficar entre 13% e 17% ao ano. É difícil conseguir um investimento que tenha um retorno financeiro capaz de cobrir esse custo e que ainda dê lucro, principalmente, quando se desconta os impostos.” Por isso, ele não recomenda recorrer ao crédito para investir. 

Por onde começar 

Antes de começar a investir, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) orienta a conhecer os produtos e as modalidades disponíveis, analisando características como rentabilidade, segurança e liquidez, e compreendendo a dinâmica das operações. 

Para quem deseja começar e não tem saldo suficiente, Dore recomenda inverter o raciocínio sobre o uso do dinheiro. “Normalmente, recebemos o salário, gastamos e, o que sobra, investimos. Mas, muitas vezes, não sobra”, avalia. “Uma dica é: quando receber o salário, já separar uma parte do dinheiro e gastar apenas o restante.”  

Ele explica que essa medida facilita o controle das finanças e possibilita planejar o investimento, independente do valor que consiga ser poupado por mês. “O quanto poupar depende da capacidade de cada um.”

Com esse valor em mãos, o especialista afirma que o futuro investidor deve procurar orientação de uma instituição que o auxilie nas transações, como bancos digitais e corretoras de investimentos. “É necessário escolher uma instituição de sua confiança, com facilidade de acesso e que não cobre valores onerosos para esse serviço.”  

No atual cenário econômico, Dore avalia que os investimentos em renda fixa, como os certificados de depósito bancário (CDBs), estão entre as alternativas mais atrativas. 

Desmistificando o mercado financeiro 

O mito de que é possível ganhar muito dinheiro, de forma rápida e fácil, vem de um equívoco no entendimento sobre o day trade, que é a modalidade mais ágil de investimento em ações. As operações são abertas e fechadas no mesmo dia, em alguns casos, duram questão de minutos. Se bem sucedidas podem ser muito lucrativas, se não, tendem a significar prejuízo. 

Para atuar com day trade, é necessário ter conhecimento aprofundado sobre o mercado. Além disso, o trabalho exige uma construção diária de estratégias para a redução de riscos.  

É importante ressaltar que as ações são alguns dos tipos de investimentos disponíveis na Bolsa de Valores, que inclui, ainda, alternativas como fundos de investimentos imobiliários (FIIs), fundos de índice (ETFs), dentre outros.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.