Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Como deve ser feita a limpeza dos consultórios e clínicas?

Tão importante quanto o conhecimento técnico do dentista é a limpeza que ele realiza no seu consultório. Quando pensamos em um atendimento de qualidade, é necessário ter em mente, de fato, a saúde do paciente.

Pensando na saúde e bem-estar dos pacientes, os profissionais da odontologia devem se preocupar também com a higiene de seus consultórios.

Saiba mais sobre como deve ser feita a limpeza de consultórios odontológicos.

O que é limpeza e higienização de um consultório?

O que antes era uma obrigação do profissional devido às bactérias e vírus já habituados, hoje em dia tornou-se ainda mais necessário, devido a pandemia de COVID-19 que enfrentamos.

Por isso, ao se consultar com plano odontologico para mei, saiba que as ações de segurança e higiene devem ser seguidas também pelo paciente.

Antes de entendermos como realizar e o motivo de ser tão importante a higienização correta, precisamos saber diferenciar alguns termos relativos ao assunto como:

  • Limpeza/ higienização compreendem remover a sujeira bruta;
  • Desinfecção é o processo que elimina quase todas as bactérias;
  • Esterilização elimina 100% dos microrganismos;
  • Sanificação é a destruição de microrganismos a níveis seguros.

Cada um desses processos é necessário em determinadas situações e tem também sua forma de ser realizado, com o uso de produtos e técnicas corretas.

Em relação aos consultórios odontológicos, como os do plano odontologico pme, é necessário que se realize todos os tipos de procedimentos citados, pois no ramo médico, diferente das outras áreas, vírus e bactérias estão sempre mais presentes.

Objetivo da higienização

A higienização tem como objetivo eliminar ou remover vírus e bactérias nocivos à saúde do ambiente.

A área médica e odontológica costuma ser um lugar com maior índice de contaminação, uma vez que as pessoas buscam por atendimento normalmente quando possuem alguma doença.

Sendo assim, é importante que as clínicas se atentem para procedimentos de limpeza rotineiras, além da conscientização dos pacientes para que se atentem a isso também.

Os consultórios odontológicos, como os do plano dental empresarial, não podem deixar de seguir as normas de limpeza se quiserem oferecer um atendimento de qualidade.

Como realizar a higienização de forma correta?

Como já dito anteriormente, as clínicas e consultórios devem realizar todos os tipos de procedimentos, independentemente do local ou do objeto que será limpo.

Comece a limpeza sempre pela parte mais limpa, evitando espalhar microrganismos presentes nas áreas mais sujas ao começar por essas.

A sujeira bruta presente nas paredes, chão, janelas, porta ou teto, não são as principais quando pensamos em infecção, portanto devem ser mantidas limpas, mas não necessariamente precisam de procedimentos específicos.

Já os equipamentos, balcão,maca e utensílios sim requerem maior atenção na hora da higienização. Isso porque são eles que estão em contato direto com as mãos das pessoas, além de serem as ferramentas de trabalho do médico ou dentista.

Como realizar a desinfecção de um local?

Os locais que terão contato com o paciente, como a mesa do médico, a maca do dentista, ou o balcão de recepção, por exemplo, devem ser desinfetados.

Para desinfectar um local é necessário que se utilize de forma correta o produto, isso significa que a concentração deste deve estar de acordo com as indicadas pelo fabricante.

Um exemplo é o uso de álcool 70%, esta porcentagem indica que são 7 partes de álcool para 3 de água. 

Álcool com concentração menor a isso são ineficazes pois não são capazes de penetrar nas membranas dos microrganismos, e álcool superior a isso evapora antes mesmo que possam penetrar e eliminar os germes.

Sendo assim, sempre atente-se à concentração correta, caso contrário, o local ficará apenas limpo superficialmente.

Hoje, devido à pandemia do novo coronavírus, os consultórios, como os do plano odontologico para cnpj, contam com esse produto disponível para uso tanto dos profissionais da saúde como para os pacientes.

 

Como realizar a esterilização?

Alguns objetos, como os utensílios ou equipamentos que estarão em contato direto com o paciente, devem passar sempre pelo processo de esterilização.

Este processo envolve mecanismos físicos ou químicos para eliminar completamente organismos vivos, como vírus, fungos ou bactérias.

Equipamentos de dentista, por exemplo, passam de boca em boca e por isso a importância de tomar o devido cuidado.

Pode-se portanto utilizar métodos como uso de calor úmido (autoclave), radiação ionizante, substâncias químicas ou luz ultravioleta como formas de se eliminar os germes.

Portanto, todos estes cuidados devem ser tomados pelas clínicas e consultórios, ao buscar como funciona o plano odontologico da empresa, busque saber também se as clínicas vinculadas tomam os devidos cuidados com a higienização do local.

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.