Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

QNed, Oled, QNED: veja tecnologias de TV

Entenda as principais diferenças entre Smart TV, Oled, QNED e correlatos

O brasileiro já está mais do que acostumado com as TVs modernas, com a tecnologia LED que deu ao aparelho aquele formato “mais fininho”, e agora, com acesso à internet, é possível fazer muito mais do que simplesmente assistir: pode-se baixar aplicativos, entrar em redes sociais, assistir a canais de streaming, canais “ao vivo” e tudo (com exceção dos canais abertos) sem nem mesmo precisar de uma antena. 

Tudo está muito rápido e direcionado de forma muito inteligente, por isso a chamamos de smart TV. Já aquela TV grande, espaçosa, com tubo de imagem ficou definitivamente para trás.

Mas ao entrar em uma loja para adquirir uma TV, nos deparamos com aquelas siglas tipo OLED, QLED, QNED, LED, LCD e Plasma, e isso nos deixa de certa forma intrigados, olhando para imagem ali, mesmo que o vendedor tente explicar. Todas parecem iguais, e fica ainda mais complicado quando você vai comprar online. E o que quer dizer aquelas siglas? 

Existem diferenças entre os modelos e é sobre isso que vamos falar agora, para que você possa entender um pouco mais sobre essas tecnologias que dominam o atual mercado de TVs e escolher a que melhor pode lhe satisfazer.

As tecnologias de TV

Como as tecnologias OLED, QLED e QNED são, por assim dizer, a evolução das outras citadas aqui. Vamos nos ater a estas, identificando diferenças, vantagens, desvantagens e características principais de cada uma delas. 

OLED

A tecnologia OLED (Organic Light Emitting Diode) é composta por diodos que emitem luz de forma independente, os famosos “pixels que se autoiluminam”. É uma das tecnologias mais modernas e que mais agradam pela excelente qualidade de imagem. Os ótimos níveis de contraste, em total harmonia, deixam tudo mais perfeito e real. As cores se destacam de maneira muito agradável, transformando tudo que você assiste numa experiência única.

A desvantagem é que esse tipo de tela reflete muita luz, então não é recomendado para ambientes muito claros e iluminados. Outro fato é a ocorrência do “Burn In”, que são pixels queimados, aquelas famosas manchas pretas que surgem na tela. Então recomenda-se evitar a “tela congelada”, que é quando você pausa em um vídeo ou filme por muito tempo.

QLED

A tecnologia QLED (Quantum Dot Light-Emitting Diode) é a mais recente. É vista por muitos como um aperfeiçoamento do LCD, porque é composta por pequenos painéis de  Mini LEDs, cerca de 30 mil — a película de pontos quânticos, também chamados de nanocristais. Assim geram muito mais opções de cores, mais reais, mais vivas e muito mais brilhantes, ganhando qualidade superior de imagem até mesmo em ambientes mais claros.

Importante destacar ainda que esse tipo de tecnologia é mais barata, gasta menos energia e tem sua vida útil mais longa.

As desvantagens aqui é que o brilho maior diminui o contraste das cores escuras, deixando-as mais opacas e menos destacadas. Outra é que o ângulo de visão é inferior também.

QNED

A tecnologia QNED (Quantum Nanocell Emitting Diode) é bastante semelhante ao QLED, usando pontos quânticos com Mini LEDs. Aqui se acrescenta a Nanocell, tecnologia usada pela LG para melhorar as cores e os ângulos de visão.

As diferenças entre as tecnologias são sutis e, por isso, difíceis de serem notadas. Mas, ainda sim, merecem ser levadas em conta, porque tudo acrescenta na sua experiência e satisfação. 

Uma TV OLED, por exemplo, em um ambiente claro, seja pela luz do dia através de portas ou janelas, ou até mesmo à noite, se você prefere assistir com a luz acesa, a imagem ficará prejudicada, com a tela escura e refletindo imagens, estragando todo seu momento e dando a sensação de que a TV é ruim, quando, na verdade, uma TV QLED ficaria muito melhor nessas condições, enquanto que, ao contrário, em um ambiente escuro a TV OLED ganharia muito mais destaque.

A escolha correta da sua TV, portanto, é um fator decisivo para que você possa usufruir do que ela tem de melhor. 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.