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Dicas Bruna Farias

Linha Editorial: como estruturar sua mensagem nos meios digitais

A linha editorial assume o papel de essência, premissas e valores que serão empregados nas ações de um blog, marca e outros veículos de comunicação.

Para ser bem trabalhada, é necessário estudar a persona, analisar o mercado, ter criatividade e segmentar os conteúdos.

Quando a empresa investe na construção de um blog, precisa pensar no tipo de linha editorial que vai seguir. Isso envolve trabalhar categorias e temas que serão transformados em conteúdos futuramente.

Mas é necessário considerar os aspectos da persona, quais são as principais dúvidas dos usuários, a proposta de valor do negócio e os pontos de interesse do público. Ao fazer isso, fica mais fácil segmentar o tráfego e qualificar os leads.

Para uma empresa, não adianta nada ter muitos acessos se eles não geram valor para as estratégias de marketing. Vale muito mais a pena atrair as pessoas certas do que atrair todo mundo.

Tentar agradar a todos é um tiro no pé, portanto, o ideal é investir nos conteúdos certos, de maneira segmentada e para quem realmente vai se interessar por eles

A linha editorial cumpre esse papel e, neste artigo, entenderá-se o conceito dela e a importância de defini-la e se entenderá, também, como estruturá-la.

O que é linha editorial

Para os jornalistas, a linha editorial é a maneira como o veículo de informação enxerga o mundo, quais são os seus valores e as premissas que serão trabalhadas nos conteúdos divulgados.

No que diz respeito às estratégias de marketing de conteúdo, a linha editorial ajuda a definir e a visualizar de maneira ampla as temáticas dos materiais que serão publicados em um blog.

Quando uma empresa de teste pneumático está trabalhando em uma estratégia de marketing de conteúdo, utiliza várias linhas editoriais que serão transformadas em publicações.

O profissional que se responsabiliza pela alimentação do blog pode se debruçar em uma grande quantidade de pautas e atrair um volume extenso de tráfego, ou seja, conquistar a tensão em massa.

O problema é que ao longo do tempo fica mais difícil identificar quais são os leads da empresa e quem são as pessoas que acessam a plataforma apenas por curiosidade.

O foco da linha editorial é segmentar o conteúdo para que o blog consiga alcançar a autoridade e o público que deseja. Em outras palavras, ele não vai atrair uma quantidade imensa de visitantes, mas, sim, os visitantes certos.

Importância de definir a linha editorial

Os conteúdos criados pela empresa são de extrema importância, afinal, é por meio deles que a estratégia de atração é colocada em prática.

Um fabricante de rótulo para pote de mel precisa organizar esses materiais de acordo com linhas editoriais bem definidas e que sejam elaboradas com base na jornada de compra do cliente.

Quando isso é feito, as chances de transformar um visitante em comprador são muito maiores. Também não se pode ignorar o fato de que textos e outros materiais criados para persona servem para atrair o cliente ideal do negócio.

São essas pessoas que vão se identificar com o que está sendo dito, e se as linhas editoriais forem divididas com base em cada etapa presente no funil de vendas, os materiais serão muito mais eficientes.

A empresa terá mais facilidade para qualificar o lead que acabou de converter e caminhar com ele dentro do funil de vendas, até que finalmente esteja pronto para comprar.

Dicas para estruturar a linha editorial

A melhor maneira de estruturar a mensagem nos canais digitais é por meio da linha editorial, mas ela serve como um tipo de esteira de conteúdo.

Cada plataforma usada pela marca terá sua própria esteira e vai receber materiais em diferentes formatos, tais como:

  • Vídeo;
  • Texto;
  • Imagem;
  • Áudio.

Cada um desses formatos é adequado para o tipo de plataforma e do visitante que ela recebe, por essa razão, é imprescindível que a linha editorial consiga acompanhar as mudanças do mercado e as preferências da audiência.

Um fabricante de aglutinador plástico pode testar ideias mais ousadas, monitorar os resultados, fazer testes e com isso melhorar seus conteúdos.

É importante dizer que uma linha editorial eficiente não aborda apenas as pautas que serão trabalhadas nos artigos e as datas de publicação. Ela precisa reunir outros fatores indispensáveis, como:

Frequência da publicação

Quem trabalha com produção de conteúdos tem muitas dúvidas em relação à frequência de postagens. Não existe uma frequência ideal, na verdade, a empresa precisa estabelecer aquela que consegue manter.

Mas ela precisa ser mantida sem prejudicar a qualidade das publicações. Isso significa que publicar artigos todos os dias, sem profundidade, muito curtos e sem relevância, não vai trazer nenhum resultado.

Priorizar projetos

A segunda etapa para estruturar a linha editorial é priorizar os projetos, mas sem ser muito flexível. Um fabricante de óleo solúvel 20 litros deve ter clareza em relação a quais conteúdos não podem ser atrasados, como no caso de um lançamento.

Existem aqueles que são mais maleáveis, por essa razão, faça um planejamento de produção para 1 mês, seguindo um calendário com campanhas semanais e lançamentos.

Quando o planejamento é de longo prazo, pode sofrer mais mudanças, o que acaba gerando retrabalho no calendário editorial.

Mas mesmo que seja necessário fazer alguma alteração, não tenha medo de mexer no planejamento, tendo em vista que na prática as coisas podem mudar.

Definir os tipos de conteúdos

Uma boa estratégia de produção de conteúdos precisa abordar temas interessantes e procurados pela audiência, além de variar a linha editorial.

A variedade está relacionada ao formato que será publicado, pois é possível escrever artigos e posts de fácil acesso e que trazem diferentes visões de mundo.

Uma empresa de adestramento de border collie pode fazer quizzes para estimular a interação e os desejos dos visitantes. Outro formato que agrada muito as pessoas é o vídeo, tanto é que 69% dos usuários o consideram como a melhor opção para consumir.

Mas os podcasts também estão ganhando muito espaço e são perfeitos para serem consumidos, enquanto os usuários realizam outras atividades, como dirigir, limpar a casa, fazer exercícios físicos e assim por diante.

Os infográficos trazem informação visual e organizada, que também é muito fácil e rápida de ser consumida. Por fim, a marca pode produzir e-books que são materiais mais completos e voltados para assuntos mais complexos.

Além de variar os formatos, o teor do material também pode mudar, como no caso dos conteúdos informativos que abrangem os guias, tutoriais e passo a passo.

Uma empresa de perfuração de poço de monitoramento pode investir em conteúdos emocionais para contar histórias pessoais ou de outras pessoas, agregando um pouco de emoção.

Também existem nos conteúdos especiais que antecipam lançamentos, e eles precisam ser gratuitos e de qualidade, além de totalmente relacionados com o lançamento do produto.

Conhecer a persona

Nenhuma das estratégias anteriores vai funcionar se a empresa não conhecer muito bem sua persona. Ela reúne as características do cliente ideal da empresa, portanto, as pessoas que o negócio pretende impactar.

Geralmente, os conteúdos que mais atraem visitantes tratam de questões complexas do dia a dia e são muito úteis para resolver problemas, mas isso também depende dos interesses da persona.

Analisar o mercado

Um fabricante de folha de lixa com velcro precisa analisar o mercado onde está inserida, pois isso também ajuda a definir a linha editorial.

Se os concorrentes já estão fazendo um trabalho específico sobre o assunto, procure entender quais são os estímulos para assim criar conteúdos diferentes e que realmente sejam capazes de entregar uma proposta de valor ainda não conhecida.

Se as outras empresas estiverem falando sobre os assuntos mapeados pelo negócio, mas de maneira insuficiente, também é uma oportunidade de posicionar a marca à frente dos concorrentes e conquistar um bom ranqueamento.

É importante lembrar que a pesquisa de mercado não serve para que um negócio imite as estratégias de outro. Uma empresa de lança para muro navalha vai fazer uma análise sistemática do cenário em que está inserida.

Ela consegue clarear o caminho que deve percorrer e entender exatamente onde está criando alicerce com os consumidores.

Considerações finais

O marketing de conteúdo já se tornou uma das estratégias mais importantes de marketing digital e não é à toa. Embora seu foco não seja a marca, seus produtos e serviços, ele é extremamente valioso e favorável para a empresa.

Porém, para que os materiais e o próprio blog institucional sejam bem trabalhados, é fundamental elaborar a linha editorial. Ela vai organizar os trabalhos de produção de conteúdo, trazendo mais consistência e aprimorando a qualidade das postagens.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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