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Guest Post Gustavo

Just do it: como a Nike se mantém líder global do mercado de tênis?

Conheça as principais estratégias que a Nike utilizou para ser a maior marca de calçados esportivos do mundo.

A Nike é conhecida por ser uma das maiores marcas de calçados esportivos do mundo. Para se ter uma ideia, somente no ano de 2021 a empresa conseguiu vender US$30 bilhões em tênis.

A empresa, que começou vendendo apenas calçados, conta hoje com um catálogo mais abrangente, que vai desde o vestuário para a prática de exercícios físicos até equipamentos esportivos. Mas os principais produtos da marca são os calçados, responsáveis por 68% de sua fonte de receita.

Se você ama essa marca e gosta de encontrar um bom cupom da Nike para adquirir seus produtos, pode ser interessante conhecer mais sobre essa empresa gigante do ramo e como ela atingiu o patamar em que está hoje.

O surgimento da Nike

A Nike foi fundada por Phil Knight e Bill Bowerman em 1971, nos Estados Unidos. A ideia da criação da empresa surgiu de um projeto de MBA feito por Phil Knight, que era um ex-atleta de corridas de média distância da Universidade de Oregon.

Os empresários começaram suas operações importando tênis do Japão e os modificando para poder revender e, assim, atingir uma parcela do mercado liderado pela Adidas na época. A estratégia funcionou e logo a empresa começou a crescer e se expandir no mercado.

Sua primeira expansão territorial ocorreu em 1978, quando a Nike começou a ter operações na América do Sul e na Europa. No mesmo ano, ela começou a investir fortemente no marketing esportivo, conseguindo parceria com diversos atletas.

Hoje, a marca é responsável pela fabricação e comercialização de seus calçados, roupas e equipamentos esportivos, tornando-se a empresa mais valiosa do mundo no ramo.

O posicionamento de mercado da marca

Um dos pontos mais fortes da Nike é sua marca, que fez com que a empresa conseguisse liderar o mercado global de tênis, possuindo hoje mais que o dobro de valor das vendas da Adidas.

Ao investir mais em sua marca e no que ela representa para seus clientes, a Nike conseguiu mostrar seu diferencial e se posicionar muito bem no mercado. Seu famoso slogan “Just Do It” é considerado o mais forte do mercado por ser facilmente lembrado pelo público.

Usando o poder da marca, a Nike pôde realizar algumas conquistas interessantes, tais como:

  • fazer com que seu tênis virasse um calçado de luxo em uma parceria com a Dior, que gerou um tênis de mais de R$30 mil com uma fila de espera de 5 milhões de pessoas;
  • ter o tênis mais caro do mundo já vendido em uma parceria com o rapper Kanye West (um par utilizado pelo cantor foi leiloado por US$1,8 milhões);
  • ser a fabricante de todos os tênis mais caros do mundo já vendidos.

Estratégias da Nike

Para continuar crescendo no mercado e manter sua liderança, a Nike aposta em estratégias inovadoras e não tem medo de investimentos de alto risco. Abaixo você conhece as duas principais estratégias empregadas pela empresa e que a fazem crescer.

Efeito Jordan

Quando o jovem Michael Jordan entrou para a liga de basquete, a Nike foi uma das marcas a brigar para ter um contrato inicial com o jogador, e o prometeu um pagamento realmente astronômico na época.

Durante os 5 primeiros anos de carreira, a Nike prometeu pagar a quantia de 500 mil dólares por ano. Essa notícia foi vista como um risco ou uma ação muito exagerada da marca.

Porém, esse contrato conseguiu render muito para ambas as partes. Hoje, a Jordan já gerou sozinha a quantia de US$5 bilhões em vendas para a marca, e o jogador já conseguiu ter mais de US$1 bilhão de renda devido à Nike.

Direct to Consumer (DTC)

Para os próximos anos, a maior aposta da Nike está em mudar a forma que sua cadeia de produção e distribuição de produtos está organizada, em que existem muitos intermediários na venda até o produto chegar ao consumidor final.

Agora a Nike está trabalhando com uma estratégia de vendas direto para o consumidor final, em que ela não dependerá mais de terceiros para realizar a vendas de seus produtos. Hoje, cerca de 40% da receita da Nike vem da venda direto ao consumidor, que dobrou nos últimos 5 anos. As outras vendas estão distribuídas entre os clientes do atacado.

Ao fazer essa estratégia, a Nike consegue oferecer preços mais acessíveis aos clientes, já que não precisa mais contar com a ajuda de distribuidores e varejistas.

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