Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Cuidados de higiene para ter com cães que passeiam na rua

Evite passear em horários com o sol a pino, pois o animal pode ter queimaduras nas patas

Um dos momentos de maior alegria para a maioria dos cães é a hora do passeio, momento em que o animal pode socializar com outros animais, sentir novos cheiros e até mesmo “demarcar” seu território por meio da urina.

Só que, para ter um passeio seguro, tanto para você quanto para o seu pet, é preciso ter alguns cuidados prévios, que vão desde a vermifugação adequada com sabonetes e shampoos de ação antipulgas e carrapatos até a escolha do horário de levar o seu companheiro de quatro patas para a rua.

Além disso, é preciso manter a higiene na volta do passeio para que sujidades e possíveis parasitas não voltem da rua no seu bicho de estimação. Confira!

Planejando o passeio

De modo geral, antes de sair de casa todo mundo faz um planejamento mínimo: separar a roupa adequada, fazer a maquiagem, arrumar o cabelo, calçar os sapatos, pegar o celular, a carteira e as chaves, etc. No caso de uma saída com um cachorro para passeio, o planejamento prévio também se faz necessário.

Nesse sentido, é preciso, por exemplo, se adequar ao melhor horário para sair. Não dá para caminhar quando o sol está a pino, ainda mais com um cão do lado. Os pets sofrem ainda mais porque os coxins (aquela parte de baixo das patas) ficam em contato direto com o chão ou o asfalto quente, podendo causar até queimaduras.

Passeios na hora mais quente do dia também aumentam os riscos de desidratação do animal. Portanto, o indicado é aproveitar horários mais amenos para poder sair com seu pet. Geralmente, no início do dia ou no final da tarde são alguns momentos mais oportunos. Atente-se também ao contrário: caso esteja muito frio, evite sair.

Falando em hidratação, uma dica é levar uma garrafinha, dispenser ou vasilhame para colocar água para o animal. Dessa forma ele vai conseguir ficar hidratado durante todo o passeio. Ofereça de tempos em tempos e observe se ele está muito sedento. Nessas horas, o ideal é fazer uma pequena pausa para ele descansar.

O passeio também deve ter limites de tempo e percurso de acordo com o tamanho, idade e porte do animal. Cães braquicefálicos, como shih-tzu, buldogue inglês e francês e pug, têm maior dificuldade de respirar e por isso não suportam grandes caminhadas, ao contrário de animais maiores, como o labrador e o golden retriever.

Agora, em se tratando da higiene, existem alguns cuidados que podem ser adotados para todos os tipos de cães, independentemente da raça, como você vai ver a seguir.

Saco plástico para recolher as fezes

Tem coisa mais desagradável do que pisar nas fezes de um animal na rua? Para evitar esse tipo de situação e deixar o ambiente limpo, ao passear com seu cão carregue sempre uma sacolinha plástica para depositar seus dejetos.

Lembre-se de descartar a sacola em lugar adequado, isto é, na lixeira mais próxima de você (e nunca na rua).

Higienize as patas do animal

Após fazer aquela caminhada, o seu cão precisa, sim, limpar as patinhas. O mais indicado (e fácil) é limpá-las com água e sabão neutro, secando-as com uma toalha depois. A escolha por lenços umedecidos também é uma alternativa interessante e bem cômoda.

Porém, o uso de produtos de limpeza como alvejantes, cloro, desinfetantes, detergentes e até mesmo álcool estão terminantemente proibidos, já que podem causar incômodos às patas e até mesmo alergias no animal.

Alternativa: copo limpador de patas

Uma novidade bem interessante disponível no mercado é o copo limpador de patas. Trata-se de um recipiente com cerdas macias, mas espessas, que conseguem remover a sujeira acumulada nas patas do seu cachorro.

Para tanto, basta colocar um pouco de água com o shampoo usado no banho do seu pet no copo e depois fazer o movimento de colocar e tirar a patinha. Depois, lembre-se de remover o restante da umidade com uma toalha seca.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.