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Guest Post Bruna Farias

Como criar um blog profissional

Criar site é algo que se torna cada vez mais importante para empresas que desejam vender na internet, mas você sabe como criar um blog profissional? 

Mesmo que você não tenha uma empresa e apenas queira criar um blog para compartilhar as suas experiências, saber como fazer isso de maneira profissional te ajudará a ganhar destaque na internet. 

Em 2021, é mais fácil do que nunca começar um blog – mesmo se você for um iniciante que não entende nada sobre codificação ou web design.

Com um pouco de orientação e as ferramentas certas, você pode ter seu próprio blog pessoal ou profissional funcionando em poucos minutos – ou horas. 

No entanto, escrever postagens e conteúdo em blogs pode demorar muito mais.

Neste artigo, falaremos sobre as principais dicas para criar um blog profissional e, ao mesmo tempo, explicaremos como você pode  evitar os erros comuns que as pessoas costumam cometer ao criar um blog. 

Vamos lá?

Dicas para criar um blog profissional

Sem mais delongas, aqui estão algumas dicas para você criar um blog profissional e ganhar leitores na internet. 

1. Escolha o nicho do seu blog

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher um nicho e um nome para o seu blog. 

A maioria dos blogs de sucesso se concentra em uma coisa. Pode ser comida, viagens, fitness, moda ou simplesmente sobre o seu negócio.

Recomendamos escolher um tópico de blog pelo qual você se sinta apaixonado ou interessado. 

É ainda melhor quando você é um especialista em algo; isso o ajuda a desenvolver seu blog por meio da escrita de conteúdo de boa qualidade para ajudar os outros.

Dicas para escolher um tópico de blog:

  • Você é especialista em alguma coisa?
  • Você é apaixonado por alguma coisa?
  • Você está aprendendo algo novo e quer escrever sobre o seu processo?

Aqui está um exemplo: se você tem uma academia, é aconselhável compartilhar sua sabedoria em um blog relacionado ao condicionamento físico ou cobrir tópicos sobre treinamento e nutrição. 

Com isso, através do blog, você poderá conquistar novos clientes.

2. Encontre a plataforma de blog certa

Qualquer pessoa pode se inscrever em um site ou plataforma de blog gratuito, como Blogger.com, WordPress.com e Tumblr.com.

No entanto, se você leva blogs a sério, utilizar uma plataforma gratuita não é a melhor opção.

Existem muitos contras e desvantagens em um serviço de blog gratuito (monetização, personalização e tráfego ilimitado), mas o mais importante – você não terá controle sobre o seu blog.

E se quiser fazer upgrade, precisará pagar mais do que deveria. A solução para isso é hospedar você mesmo o seu blog (ter um blog auto-hospedado).

Dessa forma, você não terá limitações relacionadas ao conteúdo do seu blog (como imagens e vídeos). Seu blog terá uma aparência mais profissional, mais atraente e poderá ser aprimorado posteriormente. 

Claro, se você não planeja blogar por mais de algumas semanas, um blog gratuito pode fazer sentido. Em todos os outros casos, recomendamos a auto-hospedada.

Existem várias plataformas de blog à sua escolha. Alguns são mais flexíveis e fáceis de usar, enquanto outros são mais limitados e apresentam uma curva de aprendizado maior.

O WordPress, por exemplo, que é uma plataforma gratuita (código aberto), é uma das mais utilizadas para criar um blog

Porém, é importante que você faça pesquisas de plataformas, avalie as opções disponíveis e escolha a que melhor atenda a sua necessidade. 

3.Personalize o seu blog

Para que o seu blog tenha uma aparência profissional, é fundamental que ele seja personalizado. 

Isso inclui escolher um tema que tenha relação com a sua empresa ou com o seu nicho, ter uma logo, utilizar as cores da empresa, ter uma página de descrição sobre você ou sobre o seu negócio e assim por diante.  

Tudo isso é importante para que os seus leitores vejam que o seu blog é realmente profissional e de qualidade. 

4. Escreva novas postagens com frequência e invista no SEO

Depois de ter criado o seu blog, está na hora de fazer as suas publicações de conteúdo. 

Porém, se você quer gerar tráfego para o seu site de maneira orgânica (não paga), não basta apenas escrever e fazer as suas publicações, também é necessário fazer isso pensando no SEO. 

O SEO são técnicas de otimização de sites que são aplicadas com o objetivo de posicio

Exceto, claro, que você invista em tráfego pago, que nada mais é do que publicidade no Google. 

Além disso, também é importante que você mantenha uma frequência de postagens no seu blog. Isso é importante tanto para o SEO quanto para manter os seus visitantes interessados em seu conteúdo.

Conclusão 

Com as dicas acima, esperamos que esteja mais claro para você como criar um blog profissional e se destacar na internet. 

Claro, a criação de um blog envolve diversas etapas, assim como a criação de outro tipo de site. 

Portanto, se você tiver dificuldades para criar o seu blog, procure pela ajuda de um profissional. 

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