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SEO Diego Bini

Entenda a Importância do SEO Para Sites e Blogs

Se você possui um site e/ou um blog, você precisa investir em SEO já! Ele é uma das principais estratégias de marketing digital hoje em dia. Clique e entenda!

O SEO – Search Engine Optimization, é um termo que tem ganhado cada vez mais popularidade no mundo online, sendo uma das estratégias mais importantes do marketing digital.

De maneira resumida, ele consiste em técnicas e otimizações que são feitas em sites, blogs e até vídeos no YouTube, de modo a ranqueá-los nas primeiras posições dos mecanismos de buscas como o Google e o Bing.

Ok, mas então porque ele é tão importante? Será que realmente vale a pena investir em SEO para o seu site e/ou blog?

É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje! Portanto, continue acompanhando-o com atenção para saber tudo de mais importante a respeito deste assunto.

Vamos lá?

SEO para sites e blog: entenda a importância

Atualmente, ter um site na internet deixou de ser um diferencial para as empresas e passou a ser uma verdadeira necessidade, afinal de contas, os consumidores estão cada vez mais conectados.

Sendo assim, ter uma presença digital hoje em dia é algo essencial para o crescimento e sucesso de qualquer tipo de organização. 

Porém, muitos empreendedores e donos de negócios pensam que só ter um site é o suficiente – o que é um grande equívoco.

Isso porque, existem milhões de sites na internet e, diariamente, surgem mais e mais. No entanto, aqueles que se destacam, que geram tráfego e conversões, estão relacionados a uma parcela bem menor.

E neste contexto, o SEO tem um papel fundamental! Entenda melhor a seguir.

Benefícios de investir em SEO para sites e blogs

Credibilidade, visibilidade, alcance e tráfego

Na internet, existem duas grandes formas de alcançar clientes e gerar tráfego para um site ou blog: a primeira é a orgânica e a segunda é a paga.

A forma paga está relacionada aos anúncios, aos posts impulsionados e aos links patrocinados que, basicamente, você paga para aparecer e levar pessoas interessadas até o seu site.

Já a forma orgânica está relacionada ao SEO, em que você consegue atingir e atrair clientes de maneira natural, espontânea, sem precisar pagar diretamente para isso.

E isso é um grande benefício, pois muitos usuários na internet pulam/ignoram os resultados pagos, eles preferem ir diretamente para o orgânico.

E sabe por quê? Porque os resultados orgânicos geram mais credibilidade. Se um site está nos primeiros resultados do Google desta maneira é porque ele é relevante e útil para a pesquisa que foi feita. 

O Google não coloca qualquer site ou blog na primeira página e de maneira orgânica.

Além disso, vale ressaltar que grande parte dos usuários na internet não acessa as páginas 2-3-4 em diante do Google – diversas pesquisas já mostraram isso.

Ou seja, se o seu site ou blog não está na primeira página e nem nas 10 primeiras posições, quer dizer que ele está praticamente invisível. Ninguém está vendo-o e acessando-o.

Na prática

Após terminar a leitura deste artigo, faça o seguinte teste: abra uma guia anônima no seu navegador, acesse o Google e digite palavras-chave ou termos relacionados ao seu produto/serviço.

Por exemplo, se você tiver uma empresa que vende cursos, pesquise no Google “cursos online”, depois “cursos na internet” e, por fim, “cursos com certificado”.

Será que o seu site ou blog irá aparecer nos primeiros resultados em uma dessas pesquisas?

Se a resposta for negativa para esta pergunta, então está mais do que na hora de você investir em SEO.

Isso porque, enquanto isso, diversos concorrentes estão à frente da sua empresa e atraindo mais e mais clientes. 

Ou seja, você está perdendo inúmeras oportunidades de fechar novos negócios e de conseguir novos consumidores para a sua organização.

Otimizações On Page e Off Page

Para obter resultados expressivos e satisfatórios com o SEO, é importante ter em mente que as técnicas e otimizações são divididas em dois tipos: On Page e Off Page.

De forma resumida, a primeira refere-se a tudo que você otimiza e melhora dentro do seu site. E a segunda refere-se a tudo o que você faz fora dele.

Sendo assim, o SEO On Page envolve otimizações como: escolha de palavras-chave, uso de meta tags, linkagem interna e externa, URLs amigáveis, otimização de conteúdos, velocidade de carregamento, experiência do usuário, UX, design responsivo e muito mais. 

Já o SEO Off Page envolve a construção de autoridade e obtenção de backlinks, chamado de Link Building.

Ok, agora talvez você esteja pensando que estamos falando grego, não é verdade? 

Mas calma, pois isso são apenas algumas nomenclaturas relacionadas ao SEO e, caso você queira investir nesta estratégia e não sabe por onde começar, procure uma consultoria SEO para que possa auxiliá-lo.

Dessa forma, você terá profissionais trabalhando em seu site e/ou blog e você poderá dar atenção a outros assuntos da sua empresa. É um investimento que vale e muito a pena, principalmente pensando a médio e longo prazo.

Portanto, se você quer potencializar os resultados do site e blog da sua empresa, não deixe de investir em SEO. 

Com certeza as otimizações que serão feitas, os levarão para o topo do Google – local extremamente almejado e onde as grandes empresas estão!

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