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Guest Post Bruna Farias

Saiba como impulsionar seu negócio através do whatsapp

Você acorda, levanta da cama e pega o celular. Ao olhar para tela do aparelho, clica no ícone do WhatsApp. Se essa é a sua rotina, você não está sozinho. O brasileiro é apaixonado por esse aplicativo. Segundo pesquisas recentes, 99% das pessoas tem o WhatsApp instalado em seus smartphones. O estudo aponta ainda que 93% dos entrevistados o utilizam todos os dias.

Com um mercado tão abrangente, é natural que muitas empresas utilizamutilizem essa plataforma para impulsionar um negócio. Caso você tenha uma empresa, e ainda não utiliza o aplicativo para atrair novos clientes, é melhor mudar de ideia.

O WhatsApp é, atualmente, a melhor plataforma para promover um bom relacionamento com seu público-alvo. Entretanto, é necessário pensar nele de forma profissional. Uma empresa que o entende apenas como uma ferramenta para troca de mensagens está perdendo muitas oportunidades.

Mesmo que a comunicação rápida e fácil seja um dos benefícios do WhatsApp, ele pode ser explorado pelas equipes de marketing e vendas. As empresas que decidiram por essa estratégia alcançaram ótimos resultados.

Cada negócio precisa compreender qual a sua real necessidade. Entretanto, há algumas sugestões que podem ser aplicadas em quase todos os segmentos. São elas que você irá conferir abaixo.

WhatsApp Business

Muitos empreendedores ainda não sabem, mas existe uma versão do WhatsApp exclusiva para eles. Chamada de WhatsApp Business, ela oferece diversos benefícios. Por meio dessa versão, as empresas têm a oportunidade de criarem um perfil profissional. Com isso, a conta pode ser verificada. Assim, o cliente tem a chance de confirmar a veracidade daquele negócio e ficar livre de possíveis fraudes.

Somente essa garantia já é o suficiente para o consumidor ficar mais à vontade e negociar. Além disso, há outros atributos bastante relevantes. Com o WhatsApp Business você pode segmentar melhor o seu público.

Para realizar essa ação, basta criar uma lista de transmissão. Nela, é possível adicionar 256 contatos. Por outro lado, você tem a liberdade de criar quantas listas quiser. Diferentemente dos grupos, em que todos recebem as mensagens no mesmo chat, na lista de transmissão ocorre o oposto.

Você pode elaborar uma mensagem sobre um lançamento de um produto, por exemplo, e mandar para seus contatos. Entretanto, cada um deles vai ler essa mensagem individualmente.

Com isso, sua empresa pode oferecer um serviço personalizado, e ainda criar listas de transmissão de acordo com o perfil de cada público.

Outra maneira de impulsionar seu negócio por meio do WhatsApp Business é com a criação de catálogos digitais. Independentemente se você vende bolo ou computadores, essa função é essencial para quem deseja alcançar mais clientes.

Em cada catálogo você pode adicionar a foto do produto, o nome, o preço, a descrição, entre outros dados. Assim, sempre que um cliente estiver interessado em suas soluções, basta que você envie o link do catálogo para ele. Caso a pessoa goste de suas ofertas, ela pode ainda compartilhar o catálogo com outras pessoas da rede. Dessa forma, você ganha novas oportunidades de fechar uma venda.

WhatsApp Business e CRM

Conectar o seu perfil no WhatsApp Business a um CRM é uma das formas mais eficazes para promover o seu negócio. Essa integração tem impacto direto em suas estratégias de marketing, vendas e, sobretudo, na captação de clientes em potencial, os chamados leads.

Afinal, ao conectar o seu WhatsApp Business a um CRM, esse processo ocorre automaticamente. Basta que uma pessoa interessada no seu produto ou no seu serviço envie uma mensagem. Nesse momento, o software cadastra esse contato como um novo lead no banco de dados.

Com ele no sistema, você pode preencher o perfil desse cliente, e incluir dados como e-mail, telefone, cargo profissional, entre outros. Todas essas informações são gravadas em um “card”, e podem ser acessadas por diferentes membros da equipe.

Além disso, esse lead é encaminhado para o topo do funil de vendas digital. Assim, de acordo com a jornada de compra dele, você pode visualizar em qual estágio da negociação esse cliente está. Essa organização, além de aumentar a produtividade da sua equipe, permite que você tenha um melhor desempenho em suas vendas via WhatsApp CRM.

Agilidade no atendimento e nas vendas

A integração do WhatsApp com um software de CRM permite que você responda às mensagens diretamente pelo software. Entretanto, há um benefício a mais. Caso você queira adicionar mais perfis de outras redes sociais, isso também é possível. Assim, se um cliente enviar uma mensagem pelo WhatsApp, e outro mandar pelo Messenger, ambas irão para a caixa de entrada única no CRM.

Dessa forma, os atendentes de sua empresa não precisam trocar de aplicativo a todo momento. Com mais rapidez no atendimento, é muito provável que seus clientes tenham uma experiência melhor e fiquem ainda mais satisfeitos. Isso é muito importante para o seu negócio. Afinal, quanto maior a satisfação do cliente, maiores são suas chances de realizar mais vendas.

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