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Guest Post Bruna Farias

Descubra 5 maneiras de lidar com reclamações nas redes sociais

Durante muito tempo, as empresas buscavam investir em eventos publicitários para fazer o nome de sua marca. Eventos com seu display expositor e uma boa estrutura era capaz de chamar a atenção do público-alvo desejado. Porém, nos tempos atuais, as redes sociais são umas das principais ferramentas para empresas dos mais diversos segmentos obterem sucesso de sua marca e atingirem seu público-alvo de forma efetiva.

Mas, quando se abre espaço para a comunicação com o cliente, também é preciso enfrentar o outro lado, as reclamações, que é algo comum para qualquer empresa e precisa ser tratado de forma adequada para garantir a satisfação do cliente e manter a credibilidade da empresa nas redes.

Neste post vamos apresentar 5 maneiras de lidar com as reclamações dos clientes nas redes sociais. Continue conosco. 

A importância de um bom atendimento ao cliente nas redes sociais

Seja uma empresa fabricante de embalagem pet ou fornecedora de redutor de velocidade para indústrias, ter sua empresa presente nas redes sociais e prestar um bom atendimento ao cliente é essencial para uma boa reputação. As redes sociais são uma ferramenta poderosa de marketing nos tempos atuais e proporcionar a devida atenção ao cliente através dela é indispensável.

A boa comunicação demonstra preocupação com a satisfação do cliente, detalhe que faz toda a diferença para que um cliente siga consumindo uma marca. Estreitar o relacionamento com o cliente por meio das redes sociais traz diversos benefícios para uma empresa, como maior credibilidade, aumento no engajamento e consequentemente aumento de clientes. 

Veja 5 maneiras de lidar com as reclamações de sua empresa nas redes sociais

Agora que já vimos a importância de um bom atendimento, vamos às 5 dicas para lidar de forma adequada com as reclamações de sua empresa nas redes sociais.

  1. Responda com agilidade: uma das premissas do bom atendimento é a agilidade. A rapidez demonstra que sua empresa tem como prioridade dar atenção ao cliente. Por isso, é importante monitorar as redes de forma efetiva para acompanhar todos os comentários;
  2. Assuma a responsabilidade para resolver o problema: parece um detalhe básico, mas é um erro que muitas empresas cometem. Ao invés de tomarem para si a responsabilidade, respondem um comentário de forma defensiva, colocando a responsabilidade em terceiros como fornecedores, os Correios e outros. Entenda o problema, torne-o o seu problema e resolva;
  3. Seja sempre gentil: a gentileza deve ser a marca registrada de uma empresa ao responder um cliente nas redes sociais. Um tratamento gentil pode inclusive desarmar um cliente que esteja bravo e insatisfeito. Uma comunicação personalizada e educada faz toda a diferença;
  4. Procure resolver fora das redes sociais: o ideal é um contato inicial nas redes sociais a partir do comentário. Posteriormente um contato direto com o cliente de forma individual é importante, seja através de e-mail, telefone ou até mesmo Whatsapp;
  5. Contrate um serviço profissional: dependendo do tamanho de sua empresa, é ideal poder contar com ajuda profissional. Por isso, contratar uma empresa de marketing digital é o ideal. Um profissional da área é capaz de monitorar as redes, manter o contato com o cliente, além de verificar outros detalhes importantes como números sobre o engajamento da marca, entre outros.

 

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Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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