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Guest Post Bruna Farias

Engajamento: como despertar assunto para conversa em seu site

O engajamento é um importante conceito de marketing, e indica o quanto o público está próximo ou pronto a se engajar com a empresa ou uma ação em particular dela, bem como sua relação com os clientes em potencial.

Com o avanço tecnológico e o potencial que as redes sociais e a internet móvel trouxeram para o mercado, o perfil do cliente mudou.

Se você quer vender um notebook novo, não basta colocá-lo em uma estante de loja e aguardar o cliente chegar e comprar.

Agora, o consumidor é muito mais empoderado e exigente, buscando soluções para suas necessidades e não apenas aceitando produtos apresentados diretamente, como uma imposição.

Pensando nisso, muitas empresas começaram a repensar a forma com a qual se relacionavam com seus clientes e como fazer ações que de fato despertem o interesse deles. Assim, começou-se a explorar mais o conceito de engajamento.

O que é engajamento?

O conceito por trás da palavra é bem simples, trata-se da proximidade entre uma empresa e seus consumidores. 

Isso significa que quanto mais próximos vocês estão, maiores as chances de os consumidores receberem seu conteúdo e se interessarem.

Quanto mais pessoas começam a interagir com sua empresa, principalmente, de forma espontânea e voluntária, mais engajadas as pessoas estarão.

As pessoas precisam conhecer seu produto. Quando você lança um hambúrguer artesanal doce, o engajamento fará com que mais pessoas descubram seu produto e comecem a procurá-lo.

As métricas para analisar esse tipo de resultado existem em diversos lugares, como redes sociais, sites e blogs, e até mesmo por meio de feedbacks em e-mail ou em sua loja virtual.

Uma marca bem engajada tem diversos benefícios importantes que devem ser levados em conta, principalmente, com relação a sua imagem.

O profissionalismo e a credibilidade de sua empresa são diretamente impactados pela quantidade de pessoas que acompanham seu trabalho.

Existem quatro pilares importantes que definem o que é o engajamento:

  • Envolvimento;
  • Intimidade;
  • Influência;
  • Interação.

Cada um deles é importante para definir o conceito do engajamento e sua importância para qualquer empresa.

Envolvimento

Esse conceito é identificado pelo quanto seus clientes entram em contato com sua marca. 

Isso pode se dar por meio do número de pessoas que visita seu site, o tempo que passam consumindo o conteúdo ou até mesmo a quantidade de matérias visualizadas.

Uma pessoa que procure por creme hidratante para o rosto pode acabar encontrando sua marca e apresentando algumas dúvidas, abrindo espaço para você iniciar um bom engajamento.

Esse conceito é importante para definir um início entre a relação de engajamento de marca e cliente, uma vez que o cliente precisa conhecer sua marca para iniciar uma aproximação.

Intimidade

A intimidade começa a tornar pessoal a relação entre cliente e marca. É um ponto de contato que leva em consideração diversos fatores do cliente, como suas opiniões, sentimentos e até mesmo a forma como ele fala da empresa.

Isso indica se o cliente tem reações positivas ou negativas com relação a um produto, e dá ao empresário meios de identificar ações que podem servir tanto para melhorar o relacionamento como para mudar a opinião do cliente, atraindo-o de volta.

Influência

A influência tem impacto direto na permanência de um cliente em sua marca. 

O engajamento gera uma influência nos clientes mantendo-os interessados no conteúdo de sua marca, muitas vezes consumindo-a novamente.

Quanto maior for o engajamento de um cliente com sua escola de ensino médio particular, maiores as chances de ele manter seus filhos matriculados.

Além disso, esse ponto é importante para definir bons resultados, uma vez que a influência faz as pessoas se tornarem promotoras de sua marca, apresentando-a para suas redes de amigos e familiares.

Interação

A interação é um ponto fundamental do engajamento. Ao iniciar um diálogo, seja por meio de um comentário em seu site, uma dúvida por e-mail ou qualquer outro meio, o cliente está iniciando uma relação mais próxima com a marca.

Se você responde rapidamente, oferece um bom suporte e cria meios de comunicação para que o cliente se sinta valorizado, essa interação acaba se tornando uma experiência muito positiva.

Uma empresa de pratos para congelar pode se beneficiar muito desse tipo de recurso.

Esse tipo de ação é fundamental para conseguir manter o cliente focado em sua marca, aumentando assim seu engajamento como um todo. 

Se a comunicação for pública, os resultados podem ser ainda melhores.

Isso porque além do sentimento pessoal do cliente, outras pessoas poderão identificar que sua marca se importa com seus consumidores, e acabarão começando a acompanhar mais próximas seu conteúdo.

Como criar um bom engajamento?

Entender o engajamento é primordial para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado, mas é preciso fazer mais do que entender a necessidade para conseguir atingir os resultados esperados.

Se você possui um local de sala comercial por hora, precisa conseguir se engajar com clientes para conseguir fazer operações e utilizar corretamente o espaço.

Quanto mais ações você fizer em prol de um engajamento maior, mais oportunidades estará criando para sua empresa. 

Isso porque o engajamento é uma forma direta de contato entre consumidor e marca, e você deve aproveitar isso o máximo possível.

Conheça seu público

Ninguém consegue agradar a todos. Por isso, é importante definir quem é seu público e como você irá lidar com ele. 

Existem diversas ferramentas para conseguir definir o público-alvo de uma empresa, o que permite que você estruture suas ações para um nicho mais específico.

Se você possui um público muito ligado a animais, pode considerar tornar seu restaurante pet friendly, por exemplo.

Se quiser ir além, ainda existe a possibilidade da criação de uma persona, uma espécie de idealização de um cliente que pode ajudar a compreender as necessidades e os costumes de consumo de alguém que procura sua marca.

A persona é uma forma quase viva, tamanha a atenção e detalhes que são pensados para conseguir criar um espaço de estudo. Então, todas as suas ações levarão em conta o tipo de sentimento que a persona receberia ao fazê-lo.

Quanto mais você entende as pessoas que procuram seu conteúdo, maiores serão as chances de satisfazer essas pessoas. Por isso, engajar-se com o público adequado é um dos principais pontos que qualquer empresa deveria buscar.

As pessoas hoje em dia buscam cada vez mais uma personalização no atendimento. Elas querem sentir que algo é feito para elas.

Por isso, compreenda as diferenças e as dimensões de seu público para criar conteúdos verdadeiramente bons, aumentando assim seu engajamento.

Canais de atendimento

O engajamento nada mais é do que a interação entre o cliente e a marca. Para que esta interação ocorra, é preciso que você esteja disponível. 

Por isso, é importante estar no máximo de lugares possíveis para uma maior interação com o público.

Ainda assim, não é bom estar em todos os lugares. Você ainda depende de sua equipe de comunicação para conseguir uma interação melhor, e nem sempre ela consegue dar conta de todos os lugares possíveis para você engajar na internet.

Quanto mais opções o cliente tiver para encontrar sua empresa de cronograma capilar para crescimento, mais confiante ele estará em contratar o procedimento.

Por isso, o passo anterior é um dos mais importantes. Ao compreender como seu público-alvo funciona, você conseguirá acompanhar suas tendências de consumo.

Assim, identificando quais redes sociais eles costumam usar mais e quais canais de comunicação são seus favoritos.

Nesse ponto, basta trabalhar em cima destes conceitos para conseguir alcançar uma boa marca de engajamento, trabalhando em diversos canais de comunicação, mas sem esgotar sua equipe ou deixar seus consumidores em espera por muito tempo.

Quanto mais você conseguir se comunicar, maior será o engajamento alcançado pela sua empresa.

Invista no marketing de conteúdo

Com o cliente exigente que temos hoje em dia, não basta tentar se engajar com propagandas diretas e ações sem um bom conteúdo. 

Apresente soluções para problemas de seus clientes, utilizando suas ferramentas como um plano de fundo para o conteúdo.

Dessa forma, você acaba se engajando de forma muito mais adequada, encontrando um espaço maior no mercado e atraindo novas pessoas para consumir seu conteúdo.

Quanto melhor for seu material, mais as pessoas irão começar a acompanhar seu trabalho, o que por si só já é uma excelente maneira de engajar sua empresa. 

Assim, essas pessoas acabarão se fidelizando e quando precisarem, procurarão seus produtos para comprar.

Analise os resultados

Suas ações terão reflexos muito mais potentes se você analisar cada uma delas com as ferramentas adequadas. 

Existem diversos relatórios e análises que podem ser feitas com base no engajamento e muitas delas acabam sendo muito funcionais.

Por isso, sempre que estiver planejando ações que busquem um maior engajamento com o público, não esqueça de verificar as ações anteriores e os relatórios que foram gerados por elas.

Considerações finais

O engajamento é uma importante forma de contato entre a marca e o cliente, e é preciso conhecimento para conseguir aproximar ambos.

Quanto mais interações o cliente tiver com a empresa, maiores serão as chances de ele consumir produtos da mesma.

Além disso, o engajamento é importante para criar um senso de autoridade na empresa, que começa a se destacar no mercado apoiada por sua base de clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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