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Guest Post Camila Fiori

4 estratégias de Marketing Digital para clínicas odontológicas

O Marketing Digital é a melhor forma de divulgar negócios alcançando várias pessoas por um baixo custo. Quer saber como fazer isso no seu consultório? Confira as dicas abaixo! 

Atualmente é quase impossível promover um negócio sem o uso das mídias digitais. A internet permite a divulgação, venda e interação com clientes em um só lugar, por um preço menor e para mais pessoas.

Além disso, todos, independente do seu público, estão conectados de alguma forma aos meios digitais. 

Na odontologia esse cenário não é diferente. Por se tratar de um ramo da saúde, muitos consultórios contam com indicações para aumentar a clientela, entretanto só esse método não é o suficiente para captar e fidelizar clientes. 

Investir no Marketing Digital é uma forma mais segura e efetiva de alcançar o maior número de pessoas possível e manter uma clientela fiel. 

 

Por que investir no Marketing Digital?

Antes de qualquer coisa é importante falar sobre o porquê do Marketing Digital ser um bom negócio mesmo para clínicas odontológicas. 

Ao contrário do que se pensava no passado, um trabalho de marketing bem feito não é viável apenas para grandes empresas. Atualmente, é possível montar uma estratégia de marketing para o seu consultório de forma fácil e democrática. 

No caso do Marketing Digital o propósito é promover um negócio, produto ou serviço por meio do relacionamento com o público, construindo uma identidade sólida para a marca, autoridade e visibilidade. Tudo isso, obviamente, tem como resultado mais negócios fechados. 

Desta forma, você não vai precisar que uma pessoas indique o seu trabalho para atestar que seu consultório é confiável. Você poderá fazer isso por si mesmo na internet. 

Por isso, é um erro desconsiderar o uso da internet durante o trabalho no consultório, simplesmente porque é aqui que as pessoas, atualmente, procuram por serviços e produtos quando precisam. 

Entre as vantagens do Marketing Digital estão: 

  • Visibilidade;
  • Autoridade no mercado;
  • Aumento de pacientes;
  • Maior retenção de pacientes;
  • Ótimo retorno sobre investimento.

Dito isso, confira quatro dicas para aplicar o Marketing Digital no dia a dia do seu consultório e alavancar os negócios!

 

1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma forma de fazer marketing por meio da produção de conteúdos relevantes para o seu público com o objetivo de desvendar certos assuntos, dando soluções para eventuais problemas. Isso melhora a imagem do consultório conferindo a você autoridade na área. 

Desta forma, você disponibilizará conteúdos úteis para que possíveis pacientes tirem suas dúvidas e, posteriormente, escolham a sua clínica para fazer determinado tratamento. 

Por exemplo:  você é especializado em tratamento de canal, sendo assim, irá criar conteúdos ricos sobre esse assunto. 

O ideal é que seus futuros pacientes tenham informações completas sobre isso, para que, quando chegar o momento de decidir onde fazer o tratamento e eles forem pesquisar na internet por tratamento de canal preço, as pessoas estejam predispostas a escolher seus consultório, pois já o conhecem e têm confiança antes mesmo de te visitar presencialmente. 

É possível veicular essas informações em diversos formatos e adotando diferentes linguagens. Entre as formas de veicular conteúdos estão:

  • Blogs 
  • Landing Page 
  • E-book
  • Webinar 
  • Podcast 
  • Cases de clientes
  • Redes sociais
  • Infográfico 
  • E-mail marketing
  • Newsletter 

 

2.Redes sociais 

Atualmente, quase todo mundo tem uma conta em alguma rede social, por isso, essa é uma das formas mais fáceis de conquistar novos pacientes. 

Com as redes sociais você pode engajar seus seguidores com conteúdos relevantes. Isso é ótimo para as vendas e, também, para trabalhar a imagem da clínica no ramo. 

As redes sociais, são um canal direto de comunicação com público, o que facilita o seu entendimento do perfil de quem te segue e está predisposto a optar pelo seu trabalho.

A partir desse entendimento, você saberá qual a melhor forma de abordagem e quais os conteúdo mais relevantes para esse público.  

 

3. Links patrocinados 

Os links patrocinados são fundamentais para quem está em busca de resultados rápidos, pois tem bom desempenho nos motores de busca, como o Google, e nas redes sociais. 

No Google, por exemplo, é possível comprar o espaço de anúncio, para que o seu link apareça em destaque na parte superior da primeiro página antes dos resultados orgânicos, de acordo com o termo buscado. 

Portanto, se um usuário pesquisar o termo “quanto custa clareamento dental” o seu link sobre clareamento dental será o primeiro que ela verá na página, por exemplo. 

Apesar de paga, essa estratégia tem um baixo custo e alto retorno. Os links patrocinados funcionam por meio do sistema Custo por Clique (CPC), em que o anunciante só paga pelo link se os usuários clicarem nele. 

 

4.Email marketing

Ao contrário do que alguns pensam o disparo de emails marketing não é um método obsoleto, muito pelo contrário, é uma forma útil de seu consultório anunciar tratamentos e promoções diretamente para as pessoas que estão dispostas a contratá-lo.  

O email marketing tem como objetivo fidelizar pacientes, atualizá-los sobre promoções e novidades e, até mesmo, contactar possíveis clientes pela primeira vez. 

As dicas citadas acima são apenas algumas opções de implementar o marketing digital na sua clínica, você pode utilizar algumas delas ou todas juntas. Tudo dependerá do seus objetivos e recursos disponíveis.

Por isso, continue estudando sobre o assunto e encontre a melhor forma de ganhar pacientes por meio da internet. 

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Clínica Ideal

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

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Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

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