Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Mundo Blogger Diego Bini

Nichos para blogs: saiba quais escolher na hora de planejar o conteúdo

Se você quer ter sucesso com a criação de conteúdo na Internet, precisa saber como escolher nichos para blogs. Afinal, essa parte do projeto é quase metade da garantia de ter sucesso na empreitada.

A escolha do nicho correto depende de muitos fatores. Hoje em dia, como o Google é o principal motor de tráfego da Internet (são 100 bilhões de buscas feitas por mês), qualquer pessoa pode usar as suas regras para se tornar popular em certo nicho.

Ao mesmo tempo, é fato de que há muita concorrência brigando por essa fatia de buscas que vem do Google e das redes sociais. Mas como escolher nichos para blogs? Vejamos a seguir!

Como escolher nichos para blogs: 4 passos!

Veja a seguir 4 passos que vão ensinar como escolher nichos para blogs na sua estratégia de criação de conteúdo!

1. Escreva sobre o que você sabe

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao tentar viver de blog no Brasil é escrever sobre o que não sabem. Há a percepção de que basta saber pesquisar no Google (especialmente em inglês) para poder criar um bom conteúdo sobre qualquer tema.

No entanto, isso não é verdade. Faça uma análise rápida. Busque algum produtor de conteúdo independente que faça sucesso em um nicho que você gosta, como viagem, investimentos ou algo do tipo. Todos eles têm uma formação prévia na área, é garantido. Isso porque quando a gente escreve sobre o que sabe e tem paixão, o resultado é muito melhor, mais natural. Dá para sentir isso no texto.

2. Veja o interesse do público sobre o assunto

Você sabia que existe pouquíssima concorrência no nicho de blogs sobre a música pop argelina durante os anos 80? Pois é. Provavelmente nenhum blog no Brasil fala sobre isso.

No entanto, é fato que provavelmente não há nenhuma busca sobre o cenário de música pop argelina durante os anos 80.

Sendo assim, é importante que você veja se o seu nicho escolhido não é super específico e se há demanda por ele. Além disso, é importante entender se há também empresas dispostas a pagar anúncios relevantes em relação ao público que você vai atrair. Afinal, de nada adianta investir na criação de conteúdo se não será possível retirar uma remuneração adequada disso.

3. Trace uma abordagem diferente dos seus concorrentes

Suponha que você vai iniciar um blog de viagens, já que é um assunto que você domina e há grande demanda por isso. Como você vai de diferenciar dos vários concorrentes do seu nicho? De que forma seu conteúdo pode se destacar?

Talvez você vale sobre destinos pouco comuns, como países da África ou da Ásia. Talvez você se especialize na área logística das viagens (como montar orçamentos, os preços de vários lugares, etc.).

Seja como for, é importante ter aquele toque que é único e exclusivo seu no conteúdo. Talvez você goste de contar piadas ao estilo do site Piadas.biz. Pode ser, é um ponto válido. Afinal, o humor é uma ferramenta poderosa para cativar os seus leitores.

4. Faça uma pesquisa de palavras-chave relevantes

Antes de determinar qual será o nicho do seu blog, faça uma pesquisa de palavras-chave relevantes. Para isso, você pode usar uma ferramenta como o Keyword Planner, do Google.

O ideal não é medir o volume de buscas (isso você já fez no passo 2). O objetivo aqui é ver a dificuldade de ranqueamento nesses termos. Sua meta é encontrar as palavras-chave de médio alcance, mas de fácil ranqueamento e então organizar o seu calendário de conteúdo começando por elas. Assim você já obtém um bom fluxo de leitores de modo a alimentar o avanço do seu blog mais para frente.

E aí, o que achou das nossas dicas? Aprendeu como escolher nichos para blogs? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.