Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Camila Fiori

8 ideias de conteúdos para blogs de saúde

O sucesso dos blogs começou já faz algum tempo e, hoje em dia, eles se tornaram uma ferramenta que consegue obter excelentes resultados para empresas e profissionais que desejam trabalhar com a internet ou divulgar seus trabalhos. 

Quando se trata da área da saúde isso não é diferente. Os blogs da área podem falar sobre diversos tipos de assuntos, como: teste de DNA, tipos de doenças, dicas para o bem-estar, alimentação saudável e muitos mais. 

Os blogs com este foco ajudam a educar as pessoas sobre doenças e outras informações valiosas sobre saúde. Caso você tenha algum negócio na área – como uma clínica -, um blog te ajudará a ganhar confiança dos potenciais clientes. 

Mas, o que é necessário fazer para ajudar a destacar um blog de saúde? 

blog

Em primeiro lugar, é necessário que você busque por inspirações e organize suas ideias, as deixando em um local de fácil acesso – um arquivo no Google Drive, por exemplo. Você nunca sabe quando a inspiração vai surgir, então certifique-se de ter acesso a pelo menos um bloco de anotações. 

As fotos também são um detalhe muito valiosos para um blog. As pessoas são atraídas por imagens relevantes e de qualidade, portanto, tenha muita atenção a isso. 

Para te ajudar, criamos uma lista com algumas ideias de conteúdos para blogs de saúde. Confira a seguir! 

 

Dicas de conteúdos para blogs de saúde 

Antigamente, era comum que os blogs tivessem apenas relatos do dia a dia das pessoas, mas hoje em dia não é mais assim, a menos que você queira, é claro. 

Você também pode compartilhar diversos outros tipos de conteúdos, sempre pensando no seu público-alvo. Vale também dizer que marketing de conteúdo é uma das tendências de marketing digital e o blog faz parte da estratégia. 

Aqui está nossa lista com 8 dicas de conteúdos para blogs de saúde e que ajudarão a conquistar seus leitores. 

 

1. Escreva sobre mitos e verdades

Infelizmente, existem muitas informações incorretas relacionadas a área de saúde, inclusive você já pode ter ouvido algumas delas vindo de seus amigos e familiares bem-intencionados. 

Um ótimo conteúdo para ter em seu blog de saúde é esclarecer os mitos e verdades que envolvem doenças, exames, procedimentos, alimentação, etc. Além de esclarecer os equívocos, também inclua fatos para combatê-los, isso faz com que seu conteúdo se torne útil e seja compartilhado. 

 

2. Dicas de remédios caseiros

Se uma pessoa estiver com dor ou desconforto, quais remédios caseiros podem ser úteis em determinada situação? Banho quente? Chá? 

Por mais que o ideal sempre seja procurar por atendimento médico – e você deve deixar isso claro em seu conteúdo -, você pode dar algumas dicas de remédios caseiros para seus leitores, como beber chá de camomila antes de dormir, por exemplo. 

 

3. Esclareça dúvidas

É comum que usuários da internet estejam em busca de conteúdo para esclarecer suas dúvidas e, por esse motivo, realizam pesquisas. Usar seu blog para responder às perguntas de seu público-alvo é uma das melhores formas de ganhar leitores. 

Pense e pesquise quais são as dúvidas frequentes sobre questões de saúde. Você pode criar um post para cada tipo de dúvida ou de doença, por exemplo. Vamos supor que você decida escrever sobre diabetes. Você pode falar sobre as principais dúvidas relacionadas a doença. 

 

4. Fale sobre as tendências da indústria

A saúde está em constante mudança e evolução. Cada dia que passa vemos que a tecnologia consegue alcançar novos avanços na área da saúde e assim proporcionar soluções inovadoras, principalmente quando se trata da área de genética. 

Usar seu blog como uma plataforma para discutir tendências pode ser algo valioso para você, para seus potenciais e atuais pacientes. Ao configurar alertas de notícias, você pode acompanhar as atualizações sobre tendências do setor.

5. Faça postagens sazonais e relacionadas a cultura 

Se datas como Páscoa ou Halloween estiverem próximas, por que não usar estes dias como pequena inspiração? 

Você pode falar sobre os efeitos do consumo excessivo de doces ou chocolate, por exemplo. Você também pode acompanhar as novidades culturais – eventos, livros, filmes, séries, música, etc. – e até mesmo criar postagens mais divertidas. 

Crie um calendário editorial que te ajude a acompanhar os próximos feriados e eventos. 

 

6. Ofereça materiais ricos

Suas postagens no blog devem ser exclusivas – sem cópias – e por si só já são relevantes para seus leitores. Porém, você pode oferecer muito mais com os materiais ricos, como: e-books, infográficos, planilhas, podcasts, etc. 

Você pode criar e-books com guias de saúde ou bem-estar, criar infográficos sobre dados importantes relacionados a doenças e comportamento das pessoas, podcasts com bate-papo com outros profissionais e muito mais. 

Quanto mais conteúdo e em diferentes modelos você oferecer, mais você poderá atrair e conquistar usuários. 

 

7. Oferecer espaço para convidado

Você pode convidar um colega de profissional ou outra pessoa da área para escrever um post sobre sua área de especialização. Além disso, você também pode convidar um leitor para que ele compartilhe alguma experiência relacionada a área ou até mesmo ao seu atendimento. 

Com isso você estará proporcionando uma nova perspectiva sobre suas informações, chamando a atenção dos leitores. 

 

8. Faça resumos de eventos 

Você visitou algum congresso de saúde e deseja compartilhar sua experiência? Em breve vai acontecer um evento e você quer criar conteúdos relacionadas até o dia de sua realização? Seu blog é o lugar ideal para fazer isso. 

Ao compartilhar conteúdos e informações sobre eventos que irão acontecer ou já aconteceram você proporcionará um conteúdo muito relevante para seus leitores, tanto para os que vão para o evento, quanto para os que não terão a chance de comparecer. 

 

Importância de gerar conteúdo de qualidade para blogs

As dicas que demos te ajudarão a criar conteúdo variado e de qualidade para o seu blog de saúde. Isso é importante para que você consiga atrair, aproximar e conquistar os leitores. 

Se um conteúdo não é relevante e bem elaborado, por que uma pessoa vai querer consumi-lo? A internet está repleta de informações, portanto, é fundamental que você se preocupe em criar algo exclusivo e ideal para seu público-alvo. 

Além disso, também é importante que você mantenha uma rotina de publicações. Para tornar isso muito mais organizado, crie um cronograma com os temas que você deseja criar conteúdo e faça a definição das datas de publicação.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim e que elas sirvam de inspiração para que você crie o conteúdo ideal para seu blog de saúde!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.